Notícias - Institucional

UFF é sede de conferência que debate os rumos da ciência, tecnologia e inovação no estado

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, e autoridades do Executivo e Legislativo se reúnem na Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação para debater e propor caminhos para o fortalecimento da C,T&I  das instituições do Rio de Janeiro e contribuir para a Conferência Nacional. O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece na Sala Nelson Pereira dos Santos e na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

UFF informa chamadas de fomento à pesquisa

imagem de uma equipe de trabalho sentada à mesa, com papeis e canetas

A UFF, através da Pró-reitoria de Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi),  informa a publicação de três editais de apoio financeiro a projetos ligados à área de pesquisa, com investimentos de até 25 milhões de reais, vinculados à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tal iniciativa representa uma ferramenta fundamental para impulsionar a produção de conhecimento, incentivar a inovação e promover a excelência na pesquisa produzida na UFF.

Huap é certificado em projeto do SUS que foca na prevenção de infecções

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) representa uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e seis hospitais de destaque no cenário brasileiro. Inaugurado em 2009, o programa tem como objetivo fundamental o respaldo e a melhoria contínua do SUS, por meio da execução de projetos voltados para a capacitação de recursos humanos, pesquisas, avaliações, assimilação de tecnologias, gestão e prestação de assistência especializada, conforme as demandas apresentadas pelo Ministério da Saúde.

Estado do RJ aprova solicitação do Huap para habilitação como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional

No último mês, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP-UFF), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alcançou um marco significativo ao pactuar com o Estado do Rio de Janeiro sua solicitação de credenciamento e habilitação como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Essa conquista reflete o comprometimento incessante da instituição em oferecer cuidados de saúde importantes e abrangentes. O próximo passo é que o Ministério da Saúde realize esse credenciamento e habilitação.

UFF amplia ações afirmativas em ensino, pesquisa e extensão

A Universidade Federal Fluminense deu mais um grande passo em direção à inclusão social e à equidade com a reserva de 50% das vagas e bolsas para alunos ingressantes por políticas de ação afirmativa no que tange ao apoio a projetos de extensão, pesquisa e monitoria.

A iniciativa visa garantir a permanência desses alunos na universidade, bem como possibilitar o acesso a uma formação de excelência proporcionada pela oferta de bolsas e pela aquisição de experiência acadêmica-científica.

UFF inaugura bloco do novo prédio da unidade de Campos

Foto do Bloco A do novo prédio da unidade de Campos

Após anos de espera, a unidade de Campos dos Goytacazes tem muitos motivos para comemorar nesta reta final do ano: a Universidade Federal Fluminense acaba de inaugurar mais um espaço para o aprimoramento das atividades acadêmicas e científicas da Instituição. A entrega das chaves do Bloco A do novo prédio aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 18 de dezembro.

Cerimônia de inauguração da nova sede do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF

foto com árvores à esquerda, a Baía de Guanabara ao fundo e dois prédios de dois andares à direita

A nova sede do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense, no Campus do Gragoatá, terá a cerimônia de inauguração no próximo dia 14 de dezembro. O novo IACS é um esforço de integração com o município de Niterói, que contou com investimento da Prefeitura de Niterói, buscando consolidar um espaço de produção acadêmica de grande impacto social e cultural.

UFF recebe ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania para abertura de Mostra de Cinema em Niterói

Ministro Silvio Almeida visitará a UFF nesta quarta-feira, 6 de dezembro

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participará da abertura da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo, da Universidade Federal Fluminense, e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O evento acontece no próximo dia 6 de dezembro, no Cine Arte UFF, em Niterói, com homenagem ao cineasta Silvio Tendler.

Prefeitura de Niterói e UFF celebram parceria estratégica para o avanço da educação na cidade

Um dos papéis fundamentais da universidade é contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e apoiar o desenvolvimento social em suas várias dimensões e, no cenário pós pandemia, isso se torna ainda mais marcante. Em um momento significativo para a educação no Brasil, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha, anunciam na próxima segunda-feira o lançamento do Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para Valorização e Aprendizagens (P.A.L.A.V.R.A).

UFF abre votação para seleção dos projetos de Orçamento Participativo

Entre os dias 20 e 24 de novembro, a comunidade acadêmica da UFF poderá votar e eleger os projetos que receberão fomento no âmbito do Orçamento Participativo, sendo um contemplado em cada uma das categorias: técnico, docente e estudante. A votação, que ocorrerá através de formulário próprio, é mais uma oportunidade para que todos se engajem nas decisões financeiras da nossa universidade.

Nota sobre ato realizado por estudantes no prédio da Reitoria

Nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, a partir de um ato convocado pela representação estudantil, vivenciamos uma situação de tensão entre manifestantes e equipe responsável pela segurança patrimonial do prédio da reitoria. Para evitar danos ao patrimônio e à integridade física de todos que estavam presentes, em razão dos ânimos exaltados e do número de pessoas aglomeradas, as portas foram fechadas e o acesso temporariamente interrompido.

UFF lança Catálogo de Tecnologias Sociais 2023

mão de homem segurando o mundo virtual

Tecnologia social se refere, de forma geral, a práticas, técnicas, metodologias ou dispositivos desenvolvidos e utilizados para resolver questões sociais e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Essas tecnologias têm como objetivo principal promover a inclusão social, a sustentabilidade e a equidade.

A edição 2023 do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF será lançada no dia 05 de dezembro de 2023, às 15 horas, em um evento presencial na Agência de Inovação (Agir), com a participação dos coordenadores, vice-coordenadores e integrantes dos 15 projetos incluídos neste ano.

Código de Conduta Ética da UFF: participe da consulta pública até o dia 30 de novembro

A Universidade Federal Fluminense promove, a partir de hoje, consulta pública sobre o Código de Conduta Ética dos agentes públicos da instituição. A ação é aberta a toda comunidade interna - técnicos administrativos, docentes e estudantes - e está disponível em formato online para participação dos interessados até o dia 30 de novembro.

Professor de Neurologia da UFF é eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina

O neurologista e professor titular do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor Osvaldo Nascimento, foi eleito para ocupar a cadeira 09 da Secção de Medicina Clínica da Academia Nacional de Medicina (ANM). O médico, que tem como patrono na ANM o célebre doutor Miguel Couto, é também membro emérito da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ). A solenidade de posse será realizada dia 10 de novembro de 2023, sexta-feira, às 20 horas, na sede da Academia.

Nova edição do UFF nas Praças no próximo sábado (11)

A Universidade Federal Fluminense realiza no dia 11 de novembro uma nova edição do evento “UFF nas Praças”, entre 9h e 16h, no Horto do Fonseca, em Niterói. A iniciativa é um desdobramento da Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2023 e visa apresentar à comunidade externa os benefícios diretos da universidade pública, enfatizando a sua importância para a sociedade e para a transformação e o desenvolvimento do país.

Atelerió exalta a cultura de resistência negra em sua 2ª edição

A 2º edição do projeto "Atelerió!", que acontece este ano sob a temática "Aquilombamento, cuidado e cura", vem exaltar a ancestralidade que pavimenta caminhos em direção à construção de uma sociedade efetivamente antirracista. O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói, e será realizado entre os dias 06 e 12 de novembro.

Huap-UFF realiza procedimentos inéditos para tratamento de doenças gastrointestinais

O diagnóstico e tratamento precoce de algumas doenças relacionadas ao trato digestivo podem melhorar a qualidade de vida do paciente e salvar vidas. Pensando nisso, o Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) realizou três procedimentos de endoscopia avançada, sendo dois deles realizados pela primeira vez no hospital. A ação ocorreu no mês de setembro e contou com a participação de professores, médicos, residentes e equipe multiprofissional, contemplando três pacientes que fazem tratamento no Huap-UFF.

Ministérios, EBC e universidades federais anunciam expansão da rede pública de rádio e TV e da comunicação universitária

Nesta terça-feira, 17 de outubro, será realizado um ato solene para marcar a expansão da Rede Nacional de Comunicação de Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e da comunicação universitária no país. A cerimônia ocorrerá no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, às 14h.

Inscrições abertas para o Vestibular Cederj 2024.1

Rapaz negro de camisa azul, escrevendo em um caderno com uma caneta azul

Inscrições abertas para o Vestibular Cederj 2024.1. São ofertadas 7.518 vagas em 17 cursos para o primeiro período letivo de 2024, todos em nível de graduação – na modalidade de educação a distância e em regime semipresencial, nos polos regionais do Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O prazo se estende até 12 de novembro e o link para inscrição é www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/.

Minor em Desafios Globais da UFF tem sua primeira turma de formandos

imagem com duas mãos segurando um globo terrestre e no fundo um rio

O Minor em Desafios Globais é um curso interdisciplinar, de complementação de estudos, oferecido gratuitamente pela UFF aos seus estudantes de graduação e pós-graduação e a alunos de instituições estrangeiras parceiras da universidade. Unindo estudantes e professores de todo o mundo para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as disciplinas giram em torno de uma temática comum: as desigualdades globais.

Encontro com Papa Francisco: UFF se une a Universidades Latino-Americanas e Caribenhas na reafirmação do compromisso com a sustentabilidade e o humanismo

A Universidade Federal Fluminense (UFF), representada pelo reitor, Prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esteve presente em uma audiência com o Papa Francisco em 21 de setembro, integrando o programa "Organizando a Esperança", iniciativa da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC).

Abertas as inscrições para a Agenda Acadêmica/SNCT 2023

A Agenda Acadêmica da UFF neste ano acontece entre os dias 14 e 20 de outubro, juntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Os interessados em participar das atividades oferecidas podem realizar a inscrição a partir do dia 20 de setembro por meio do site do evento, disponível no endereço: http://www.agendaacademica.uff.br/atividades.

UFF sobe seis posições no ranking da QS World University Rankings e é avaliada como a 16ª melhor universidade do país

No último ranking mundial divulgado pela QS World University Rankings 2024, a Universidade Federal Fluminense (UFF) alcançou a 16ª colocação entre as universidades brasileiras, subindo seis posições em relação a 2023. Além disso, a UFF subiu do 61º lugar para o 55º no ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe, e está classificada entre as 31 melhores universidades do Cone Sul, apresentando uma progressiva melhora em sua pontuação e classificação nos últimos dois anos.

UFF promove II Semana da China

Celebrando o quinto aniversário do Confucius Classroom na UFF (CC-UFF), com a iniciativa de estreitar laços e reduzir a distância cultural entre o Brasil e a China, a Universidade Federal Fluminense promove a "Semana da China 2023” entre os dias 18 e 21 de setembro.

UFF promove o Festival Interculturalidades, que ocupa Niterói com múltiplas apresentações artísticas

Convidando o público a brincar de inventar e reinventar o Brasil - um país de muitos, através das artes - o Festival Interculturalidades: Inventação inaugura no dia 20 de setembro sua 13ª edição. Historicamente realizado pela Universidade Federal Fluminense, por meio do Centro de Artes UFF, o evento deste ano compõe a agenda conjunta prevista entre a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a UFF, após ser firmado acordo de cooperação técnica entre as instituições.

Reitoria, Governança do Huap-UFF e parlamentares do RJ discutem melhorias para ensino e assistência

Na manhã da última segunda-feira (28), as gestões da Universidade Federal Fluminense e do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam parlamentares do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de discutirem propostas de alocação de recursos financeiros para melhorar as atividades de ensino e assistência da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário.

UFF e Fundação de Arte de Niterói assinam parceria inédita de cooperação

Na manhã do dia 30 de agosto, no Solar do Jambeiro, o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o prefeito de Niterói, Axel Grael, o Superintendente do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman e o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, assinaram um acordo de cooperação técnica que busca, através de uma parceria científica, artística e cultural, fortalecer o vínculo das políticas culturais e construir agendamentos na área, movimentando a cena artística da cidade de Niterói.

UFF Participa de Audiência Pública no Senado Federal para debater financiamento da pesquisa nas Instituições Federais de Ensino Superior

Nesta quarta-feira (23), o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, representou a instituição no Senado Federal durante uma Audiência Pública realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT). O encontro teve como pauta o financiamento da pesquisa nas instituições federais de ensino superior (Ifes).

UFF integra parceria com Prefeitura de Niterói e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para Impulsionar Ecossistema de Inovação

Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Niterói, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Federal Fluminense (UFF), formalizou um protocolo de intenções voltado para o fomento do ecossistema de inovação. Esta aliança estratégica visa criar um ambiente propício à pesquisa de ponta e à inovação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico da região. A cerimônia aconteceu no auditório do Caminho Niemeyer e contou com a presença da ministra Luciana Santos.

Fortalecendo o corpo docente: UFF lança Plano de Incentivo à Dedicação Exclusiva para os professores

Atualmente, a UFF conta com aproximadamente 3.260 professores ativos e seu corpo docente é uma das bases que sustentam a universidade como uma referência no Brasil quando se trata da construção de conhecimento científico e da formação de profissionais capacitados. Assim, investir em medidas de fortalecimento desse grupo vem sendo uma das prioridades da gestão.

UFF conclui estudo sobre demanda energética e economizará mais de 1 milhão de reais por ano

Em junho de 2023, a UFF publicou uma Portaria com o objetivo de promover medidas de priorização de gastos no âmbito da universidade. A partir de então, a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) elaborou um relatório que analisa a demanda de energia elétrica contratada pelas unidades da universidade junto às concessionárias e a expectativa é de que, a partir das ações propostas pelo relatório, haja uma economia de cerca de 1,3 milhão de reais por ano.

Huap participa da campanha de combate às hepatites virais

O mês de julho é dedicado ao combate às hepatites virais, que entre 2020 e 2021 acometeram mais de 700 mil pessoas no Brasil. Com o objetivo de chamar atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, profissionais do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), da Rede Ebserh, realizaram, nesta quinta (13), ações para promover o combate a essas doenças.

Pesquisa e Inovação: Huap-UFF conta com laboratório para impressão de modelos de órgãos em 3D

Em outubro de 2021, a Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou, junto à Prefeitura de Niterói, o Fab Lab Health, Science & Education. Desde então, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) tem, no Serviço de Radiologia, um ambiente de fabricação digital, composto por impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos de montagem e computadores, através dos quais se idealizam e executam protótipos de produtos.

Diagnóstico precoce auxilia no tratamento do câncer de boca e pode salvar vidas, destacam especialistas do Huap

Você sabia que uma mancha indolor na mucosa oral pode ser sinal de câncer de boca? Com objetivo de prevenir e realizar o diagnóstico precoce da doença, a equipe de estomatopatologia, formada por profissionais das especialidades de Estomatologia e Patologia Oral do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza pesquisas sobre o tema.

UFF institui melhorias no auxílio ofertado a estudantes ingressantes

grupo de quatro estudantes multirraciais caminhando pelo corredor de uma faculdade

Em mais uma iniciativa com foco na permanência estudantil e no combate à evasão, a Universidade Federal Fluminense instituiu melhorias no Programa Auxílio Acolhimento para Estudantes Ingressantes, cujo objetivo é assistir discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica regularmente matriculados nas disciplinas do primeiro período dos cursos de graduação (modalidade presencial).

Médica do Huap comenta importância do Teste do Pezinho à saúde dos bebês

imagem da mão de uma pessoa segurando os pés de um recém-nascido

Basta uma pequena amostra de sangue colhida dos bebês, preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida, para detectar (e iniciar acompanhamento e tratamento adequados) de problemas de saúde que podem causar sequelas graves, irreversíveis ou risco de vida ao recém-nascido. As doenças mais frequentes são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme que, juntas, perfazem uma média de 77% dos casos diagnosticados, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Livraria da Editora da UFF anuncia parceria com Blooks

As livrarias cumprem um papel fundamental na preservação e disseminação da cultura ao longo dos tempos. Além de serem estabelecimentos comerciais que oferecem uma ampla seleção de livros, elas se tornaram verdadeiros refúgios intelectuais, onde os entusiastas da leitura podem explorar obras, encontrar inspiração e participar de eventos literários.

UFF avança na inclusão da extensão universitária em todos os seus cursos

Mulher branca, cabelo loiro, segurando um pote com planta, fazendo explanação para outra mulher branca, de cabelos pretos

A extensão universitária, responsável por aproximar a universidade da sociedade, é um dos pilares que formam a base do ensino superior brasileiro, juntamente com a pesquisa e o ensino. Nos últimos anos, a UFF vem reunindo esforços para que todos os seus cursos de graduação incorporem as atividades de extensão como componentes curriculares obrigatórios e, atualmente, já conta com 80% do total de cursos cumprindo com esse objetivo.

UFF lança edital do Programa de Apoio à Inclusão - Estudante Apoiador(a) para Estudantes com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), anunciou o lançamento do Programa Apoio à Inclusão. O objetivo da iniciativa é auxiliar o desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, por meio da assistência de estudantes bolsistas selecionados.

UFF de Nova Friburgo recebe escritura do prédio em que funciona sua unidade

foto de dois homens sentados segurando uma escritura sorrindo. Ao fundo, outros dos homens em pé sorrindo compõe a foto.

No último dia 9 de maio, na sede da UFF de Nova Friburgo, foi formalizada a doação do imóvel localizado no Centro da cidade, onde funcionam os cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Biomedicina da instituição. A doação já havia sido realizada, mas a cerimônia formalizou a posse da escritura do prédio. A medida tem validade legal enquanto a UFF estiver atuando no município de Nova Friburgo e o objetivo, segundo a Prefeitura, é fortalecer ainda mais a rede acadêmica com desenvolvimento e progresso na educação superior da região.

UFF comemora a chegada de sete novos BUSUFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou ontem (11) a aquisição de sete novos ônibus, conhecidos como BUSUFF, em uma iniciativa que visa fortalecer a assistência estudantil e a inclusão social dentro da instituição. A medida vem como resposta à alta demanda da comunidade universitária e foi possível mesmo diante dos desafios orçamentários enfrentados pela Universidade.

UFF recebe Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck para Aula Magna sobre Transformação do Estado

Nos últimos anos, a gestão da inovação vem se tornando uma pauta cada vez mais relevante para o setor público. Essa é uma prática que visa promover a criação e a implementação de soluções inovadoras que possam melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. Em um cenário de constantes transformações tecnológicas e sociais, é fundamental que as instituições governamentais se adaptem e inovem em seus serviços para atender às necessidades da sociedade.

Gestão da UFF anuncia dados da recomposição orçamentária e implementação do Programa de Orçamento Participativo

A administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou no Conselho Universitário nesta quinta-feira os números da recomposição orçamentária realizada pelo Governo Federal, que destinou R$ 24 milhões à instituição. Esse montante representa a recomposição do orçamento de 2023 com parte das perdas desde 2019, e surge em um momento em que as universidades públicas federais enfrentam cortes sucessivos desde 2014.  

UFF, JFI e Prefeitura de Maricá renovam acordo para pesquisa sobre o maior programa de Renda Básica da América Latina

Na última semana, A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Jain Family Institute (JFI), uma instituição líder em pesquisa aplicada às ciências sociais sediada em Nova Iorque (EUA) e a Secretaria de Economia Solidária da prefeitura de Maricá (RJ), assinaram o termo de cooperação tripartite, que dará início a uma nova etapa da pesquisa “Avaliação da Renda Básica de Maricá”, cujo resultados serão publicados a partir deste ano.

UFF e Câmara do Comércio Italiana assinam convênio de estágio

Na última terça-feira (25), a UFF assinou o termo de convênio de estágio com a Câmara de Comércio Italiana. O evento, que ocorreu às 11 horas na Sala dos Conselhos da Reitoria, contou com a presença do Reitor, do Vice Reitor, do presidente da Câmara de Comércio da Itália e de membros da comunidade acadêmica.

Huap prestará atendimento a pacientes da Maternidade Municipal Alzira Reis

Por meio de convênio assinado nesta segunda-feira (17), o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acolherá, a partir do mês que vem, gestantes de risco habitual que em momento prévio vinham sendo encaminhadas a Maternidade Municipal Alzira Reis. A cooperação técnica e operacional firmada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói tem o objetivo de apoiar o município frente a reforma predial da Maternidade e terá duração de um ano.

Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF recebe Marcelo Freixo para iniciar parceria entre UFF e Embratur

O evento de abertura do primeiro semestre de 2023 na Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF) contará com a presença do atual presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, que ocupa um dos cargos mais importantes do turismo brasileiro. A solenidade ocorrerá no próximo dia 13 de abril, às 10 horas, no auditório do Bloco G do campus do Gragoatá, localizado em Niterói.

Laboratório de Morfologia Experimental da UFF oferece tecnologia de ponta para alunos dos cursos da área de saúde

Fundado em 2005, com o auxílio de fomento da FAPERJ, o Laboratório de Morfologia Experimental da UFF (LAMEX) possui atualmente um papel fundamental na solidificação da produção científica, contando com tecnologia de microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, imuno-histoquímica (um exame útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico), entre outros métodos de auxílio à pesquisa.

UFF discute políticas públicas de acessibilidade e inclusão com o Ministro de Direitos Humanos e Cidadania

Nesta quinta-feira (16), O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, acompanhado do pró-reitor de planejamento, Júlio Cesar Abreu, participou de uma reunião em Brasília, com o Ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, para discutir projetos e políticas públicas relacionados a temas como inclusão e acessibilidade.

UFF e Ministério da Saúde discutem projetos na área de saúde pública

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, se reuniu nesta quinta-feira, 16, com a Coordenadora Geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a senhora Lívia Milena. Durante o encontro, foram discutidas pautas importantes para aperfeiçoar os currículos na área de saúde e promover a saúde de forma mais ampla.

UFF e SESU-MEC se reúnem em busca de melhorias para a educação pública

Na tarde desta quarta-feira, 15, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, se reuniu com a Secretária de Educação Superior (Sesu), Denise Pires de Carvalho, em Brasília. A pauta do encontro foi a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a recomposição de vagas para docentes e técnicos administrativos da UFF, além da retomada e inaugurações de obras.

Reitor da UFF se reúne com Ministra do Esporte para estabelecer parcerias

O Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, se reuniu nesta quarta-feira (15/03) com a Ministra do Esporte, Ana Moser, para tratar de importantes pautas para o desenvolvimento esportivo da UFF e do Brasil.

Durante o encontro, foram discutidos programas de infraestrutura esportiva para a Universidade e projetos de cooperação em vários aspectos do esporte: formação, competição e promoção da saúde, além de gestão esportiva. A reunião foi produtiva e contou com a presença do Coordenador de Programas e Projetos, Jailton Francisco.

Acessibilidade e inclusão: 1ª etapa da ação de distribuição de cadeiras de rodas nos campi

Foto dos gestores da UFF no campus de Rio das Ostras na ação de entrega de cadeiras de rodas

De acordo com dados institucionais, cerca de 500 estudantes e servidores(as) da Universidade Federal Fluminense apresentam algum tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Garantir o desenvolvimento pleno da cidadania e a permanência destes grupos no ambiente acadêmico ou profissional é uma das missões da gestão universitária, que tem investido há anos em ações de fortalecimento na área de acessibilidade e inclusão.

UFF anuncia a contratação de serviço de segurança feminino

A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou a contratação do serviço de segurança feminino para os campi da instituição. A medida visa garantir a proteção e o bem-estar das mulheres que frequentam as unidades.

O serviço de segurança será composto por uma equipe de profissionais treinadas e capacitadas para atuar em situações de emergência, além de promover a prevenção de crimes e a conscientização sobre a importância do respeito às mulheres.

UFF inaugura Laboratório de Simulação Realística na unidade de Rio das Ostras

Foto de enfermeiros em um centro de simulação da realidade

A Universidade Federal Fluminense inaugura nesta quinta-feira, dia 09 de março, mais um espaço de Inovação e tecnologia para a capacitação de estudantes e profissionais da área da saúde: o Laboratório de Simulação Realística do Departamento de Enfermagem, no Instituto de Humanidades e Saúde, em Rio das Ostras.

Hospital Universitário Antônio Pedro recebe mural feito por Eduardo Kobra

Na tarde desta segunda-feira, 27, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF/Ebserh) inaugurou um mural criado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, em homenagem aos 450 anos de Niterói. Foram dez dias de trabalho em um muro de 277 metros quadrados localizado na fachada do Huap. Na obra, o artista faz referência a vários pontos da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, o Grupo Águas do Brasil e a Universidade Federal Fluminense.

UFF recebe visita do novo Ministro da Previdência Social

Nesta quinta-feira (23), o reitor da UFF, prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, recebeu em seu gabinete o novo Ministro da Previdência Social, o senhor Carlos Roberto Lupi. O encontro foi para estabelecer parcerias e cooperações e ainda tratar do terreno do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizado pela Universidade localizado ao lado do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).

Reitoria nos Campi: nova ação aproxima gestão das unidades da UFF

Foto da fachada da unidade UFF Rio das Ostras

A Universidade Federal Fluminense lança, no dia 09 de março, o projeto Reitoria nos Campi, ação que pretende aproximar a reitoria das unidades de ensino. 

Com um calendário de visitas já definido, o reitor e vice-reitor da UFF, juntamente com pró-reitores e superintendentes, vão percorrer diferentes unidades para dialogar com a comunidade local, servidores e estudantes, a fim de solucionar problemas, analisar a infraestrutura, realizar vistorias, inaugurar obras e, sobretudo, ouvir as demandas internas. A primeira unidade contemplada é a de Rio das Ostras.

Serviço de mamografia do Huap recebe certificado de qualidade do INCA

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, pela primeira vez, a certificação do Programa de Qualidade em Mamografia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que foi emitido ao final do último ano. Com 1.186 exames realizados em 2022, o Huap foi o único serviço vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana II do Rio de Janeiro a receber a aprovação.

Presidente Lula retoma agenda de encontros com reitores: “estamos saindo das trevas”

“Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura de encontro com reitores de universidades e institutos federais de ensino, na manhã da última quinta-feira, 19 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília. A agenda marcou a retomada de encontros anuais entre a Presidência da República, ministros e dirigentes das instituições de ensino, iniciados na gestão de Fernando Haddad à frente do Ministério da Educação (2005-2012), durante os governos Lula e Dilma Rousseff.

Democracia é a grande homenageada na noite de posse do novo reitor e vice-reitor da UFF

reitor e vice-reitor se cumprimentam e sorriem um para o outro com as vestimentas características da cerimônia de posse

Na última terça-feira, dia 17 de janeiro de 2023, teve início na Universidade Federal Fluminense um novo ciclo de sua gestão com a cerimônia de recondução dos professores Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos aos cargos de reitor e vice-reitor da UFF. A solenidade foi inaugurada com uma bela apresentação musical da premiada atriz e cantora Soraya Ravenle, que trouxe em seu repertório músicas como “Viola Enluarada”, de Marcus Vale, e “Todo cambia”, de Mercedes Sosa.

Reitor e vice-reitor da UFF falam das expectativas em relação aos próximos quatro anos de gestão

Com a expectativa de receber aproximadamente 700 pessoas, entre integrantes da comunidade acadêmica, autoridades locais e federais, a solenidade de recondução dos professores Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal Fluminense será realizada na próxima terça-feira, a partir das 17h, no dia 17 de janeiro de 2023, no Teatro da UFF.

Projeto de diferentes áreas clínicas do Huap trata pacientes com Síndrome Pós-Covid

Ao longo dos últimos anos, a pandemia de Covid-19 assolou o mundo. Depois de entender melhor a doença, profissionais da saúde começaram a perceber que cresce o número de pacientes que sobrevivem ao coronavírus, mas permanecem com disfunções de diversos órgãos e sistemas. É a chamada Síndrome Pós-Covid. A partir dela, pesquisadores de diferentes áreas clínicas do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciaram, em julho de 2022, um projeto para diagnosticar, tratar e entender estes pacientes.

Despedida do ex-reitor Raymundo Romêo é marcada por emoção e homenagens

Na manhã desta segunda-feira, dia 02 de janeiro, aconteceu o velório do ex-reitor José Raymundo Martins Romêo, que faleceu na semana passada aos 82 anos de idade. A solenidade foi realizada no Centro de Artes da UFF (Ceart), aberta ao público.

A despedida ao professor foi marcada por emoção, mas também por homenagens da comunidade universitária, que reconhece o seu importante papel para o amadurecimento da UFF. Raymundo Romêo liderou a instituição por dois períodos distintos (1982-1986 e 1990-1994) e deixou um grande legado no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

UFF inicia transição da governança do Hospital Universitário Antônio Pedro

Membros reunidos

A Universidade Federal Fluminense (UFF) iniciou a transição da superintendência do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). Na manhã desta terça-feira (20), o reitor, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, se reuniu com lideranças do HUAP para apresentar a médica e professora Veronica Alcoforado de Miranda como a futura ocupante do cargo. Veronica começa suas novas atividades no início de 2023.

UFF integra Fórum em defesa da educação

Nesta segunda-feira (19), às 10h30, reitores das Universidades Públicas Estaduais e Instituições Federais de Ensino do Rio de Janeiro se reuniram na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para a realização do I Fórum de reitores do Estado do Rio de Janeiro.

Denúncia sobre a situação orçamentária das instituições federais do estado do Rio de Janeiro e repúdio aos cortes

Fachada da Reitoria da UFF

A crise no orçamento das instituições de ensino federal do país se agravou extremamente no ano de 2022. No ano da retomada 100% das atividades presenciais, o orçamento é 30% menor do que o ano de 2019, ano anterior ao início da pandemia da covid que atingiu o mundo todo.

Mesmo com esta grave crise orçamentária, na metade do exercício orçamentário 2022 mais um corte no orçamento da educação foi anunciado. O que já estava difícil de gerir se torna praticamente inviável para pagar as contas básicas (de manutenção diária).

UFF lança Catálogo de Tecnologias Sociais 2022

Na próxima semana, dia 30 de novembro, a Universidade Federal Fluminense lança o Catálogo de Tecnologias Sociais - edição 2022. O evento acontece presencialmente, às 14h, na Torre Nova (3º andar), do Instituto de Física, e conta com a participação dos coordenadores, vice-coordenadores e integrantes dos 14 projetos incluídos neste ano.

HUAP agora conta com centro holográfico de saúde para facilitar atendimento à distância

Foi inaugurado hoje, 10, o Centro Holográfico de Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), uma iniciativa que uniu as áreas da medicina e da engenharia para levar a tecnologia de ponta para os atendimentos em telessaúde da unidade hospitalar. O objetivo é facilitar o diagnóstico de pacientes que estejam sendo atendidos à distância e auxiliar na formação de estudantes de graduação e dos programas de residência da universidade.

Pandemia de Covid-19: UFF recomenda uso de máscaras faciais

mulher branca, olhos pretos, cabelos pretos usando máscara

Frente ao atual cenário epidemiológico da Covid-19 e a maior circulação das novas variantes do vírus no estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense, por meio do GT Covid-19 UFF, publicou recentemente o Informe Técnico 16/2022 com  orientações à comunidade acadêmica.

Destacam-se como principais recomendações:

Novo prédio do Instituto de Geociências da UFF é inaugurado

A Universidade Federal Fluminense inaugurou o novo prédio do Instituto de Geociências, no bloco P, do campus da Praia Vermelha, em Niterói. O evento aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 21 de outubro, e contou com a presença do reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, gestores da unidade acadêmica e demais integrantes da comunidade universitária.

UFF e Prefeitura de Volta Redonda inauguram “Vírgula Hub de Inovação” em Volta Redonda, no dia 19 de outubro

O Vírgula Hub de Inovação VR é um espaço físico e virtual de interação entre universidades, empresas, governos e sociedade para o exercício do empreendedorismo inovador e a realização de negócios visando o desenvolvimento socioeconômico regional.

A ideia partiu da parceria entre a Prefeitura Municipal Volta Redonda e a Agência de Inovação da UFF (AGIR), que buscou recursos junto à FAPERJ. Na colaboração, a Prefeitura envolveu outros atores relevantes, visando viabilizar o hub e garantir a sustentabilidade do empreendimento.

Cultura por muitas mãos e em muitos chãos: Projeto da UFF com a Prefeitura de Niterói busca fortalecer as práticas culturais dos territórios da cidade

Entrevista com a liderança Renatão, do Quilombo do Grotão, com a equipe do projeto.

“A gente quer comida, diversão e arte”: a canção dos Titãs nos lembra que a fome do povo vai além de comida. É também fome de democracia, diversão e felicidade, e aponta o acesso à cultura como um direito de todos(as) que deve ser garantido. Num cenário de tantos retrocessos, Niterói caminha na direção da ampliação do acesso às artes e cultura e acaba de sancionar o Plano Municipal de Cultura, com diretrizes para garantir os direitos culturais e ampliar os projetos neste setor nos próximos 10 anos.

Nota da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre as novas restrições orçamentárias

Nesta quarta-feira (05) a Universidade Federal Fluminense (UFF) tomou conhecimento de um novo bloqueio orçamentário gerado a partir do Decreto 11.216. O percentual contingenciado é de 5,8% e reduz a autorização para a emissão de empenhos de despesas das universidades em um montante de R$ 328,5 milhões de reais, o que equivale a 9 milhões de reais da UFF.

"Huap em transição": evento reúne a comunidade para debater saúde pública e os desafios do Hospital

Há 71 anos o Hospital Universitário Antônio Pedro faz parte da vida da sociedade e da Universidade Federal Fluminense. De grande importância no sistema de saúde brasileiro e especialmente na região leste fluminense, o HUAP tem um papel histórico no tratamento de casos de alta complexidade. Parte da rede de saúde, a unidade realiza atendimento médico de qualidade e ainda promove ensino e pesquisa de excelência.

UFF é destaque na América Latina, segundo evento e ranking QS 2023

A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi premiada durante o evento QS Higher Ed Summit: Americas 2022, no dia 22 de setembro de 2022, em Vila Velha (Espírito Santo). Na ocasião, também foi apresentado o ranking de universidades da América Latina, referente a 2023. Presente no ranking desde 2013, a UFF obteve para 2023 a 61ª posição entre 428 instituições latino-americanas. As universidades foram premiadas nas categorias de: Excelência em Pesquisa, Impacto/Reputação, Nova Participante, Reconhecimento de Melhoria e 10 melhores.

Páginas