Logotipo da UFF

Oportunidades

Data de validade das oportunidades Título Quem oferece a vaga
12-05-2022 Projeto do curso de Engenharia de Produção de Rio das Ostras seleciona tutores UFF

A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção de Rio das Ostras abriu processo seletivo para duas vagas de Tutores Bolsistas para um de seus projetos, intitulado “Descomplicando o Curso de Engenharia de Produção de Rio das Ostras”.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas através do formulário disponível em: https://forms.gle/hVddoF5LgGmj2PKC6 e podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2022.

Para mais informações, como os trâmites do processo, as vagas, entre outras, acesse o edital da seleção disponível em http://www.editais.uff.br/7879.

12-05-2022 Projeto de Extensão ‘Clube da Matemática’ seleciona bolsistas UFF

O Projeto de Extensão “O Clube da Matemática como ambiente de aprendizagem e espaço de formação docente”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra, abriu quatro vagas imediatas de bolsistas, matriculados a partir do quarto período.

O ‘Clube da Matemática’ busca ser um espaço de construção do conhecimento, ultrapassando a noção de um repositório de atividades e/ou materiais didáticos. Para as vagas em questão, os extensionistas atuarão na implementação de Clubes de Matemática em escolas da Rede Pública Municipal de Niterói.

As inscrições devem ser feitas online, através do link https://forms.gle/74HsJgZAtPy77xjA8, até o dia 30 de maio. O bolsista selecionado terá direito a uma bolsa no valor de R$ 450,00.

Para mais informações, acesse o edital disponível em http://www.editais.uff.br/7877.

11-05-2022 Inscrições abertas para 2ª chamada de Doutorado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde UFF

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde, da Faculdade de Farmácia da UFF, divulgou edital de 2ª chamada para seleção de alunos para o curso de Doutorado.

Os interessados devem realizar as inscrições através do formulário de inscrição disponível no edital até o dia 13 de junho de 2022.

Para mais informações, acesse o edital da seleção, disponível em http://www.editais.uff.br/7873.

10-05-2022 Inscrições abertas para o PET de Economia UFF

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Economia da UFF abriu processo seletivo para seleção de participantes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de maio, através de formulário online.

No processo seletivo, serão realizadas diferentes etapas com os temas: Ideias para superar a Crise Econômica no Brasil; Lei de Cotas e Pobreza Menstrual no Brasil, não necessariamente nessa ordem.

Para mais informações sobre a seleção, acesse o formulário disponível em https://tinyurl.com/2s5csru4.

10-05-2022 Inscrições prorrogadas para a 17ª edição do programa Para Mulheres na Ciência Fondation L'Oréal

O prazo para as inscrições para a 17ª edição no Brasil do programa Para Mulheres na Ciência foi prorrogado e se encerra no dia 30 de junho. Realizado pela L´Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, o prêmio seleciona sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática, que são contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada, para dar prosseguimento aos seus estudos. O objetivo é promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro.

Nesta edição, de modo a aumentar a penetração do programa em todas as regiões do país, o programa aposta no modelo de roadshow virtual de apresentação do programa pelas principais universidades públicas e estaduais do país.

As vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 01/01/2014. Assim como na edição anterior, reforçando a importância da inclusão, o programa ampliou o prazo de conclusão do doutorado para cientistas que são mães: para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos.

Mais informações sobre o programa e o regulamento completo estão disponíveis no site do For Women in Science.

10-05-2022 Rede Andifes-Idioma Sem fronteiras oferta vagas para cursos online de idiomas Andifes

A Rede Andifes-Idioma Sem Fronteiras, projeto que visa fortalecer a internacionalização e a formação de professores de língua estrangeira nas universidades vinculadas, oferta vagas de curso online de idiomas para comunidade acadêmica das instituições credenciadas.

O Idioma Sem Fronteiras tem como objetivo, para além da formação de professores de idioma, desenvolver a proficiência linguística em estudantes, servidores, docentes e estrangeiros (em língua portuguesa).

No edital, a Andifes, que tem a UFF como uma das instituições credenciadas, oferece vagas em cursos dos idiomas Alemão, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Português.

As inscrições ocorrem pela internet, através de um link específico para cada curso, até 12h do dia 16 de maio. Cada candidato só pode se inscrever em um idioma. Para mais informações, como processo de inscrição, trâmites e especificidades dos cursos, acesse os editais disponíveis em https://www.andifes.org.br/?page_id=82328.

Links para inscrição:

IsF – Alemão: https://bit.ly/INSCRIÇÃO_ISFAlemão_OfertaColetiva_1_2022

IsF - Espanhol: https://bit.ly/iNSCRIÇÃO_ISFEspanhol_OfertaColetiva_1_2022

IsF – Francês: https://bit.ly/INSCRIÇÃO_ISFFrancês_OfertaColetiva_1_2022

IsF – Inglês: https://bit.ly/INSCRIÇÃO_ISFInglês_OfertaColetiva_1_2022

IsF – Italiano: https://bit.ly/INSCRIÇÃO_ISFItaliano_OfertaColetiva_1_2022

IsF – Português: https://bit.ly/INSCRIÇÃO_ISFPortuguês_OfertaColetiva_1_2022

09-05-2022 Estão abertas as inscrições da Olimpíada Brasileira do Oceano CNPq

Interessados devem escolher entre as três modalidades e quatro temas da edição 2022; 45 estudantes serão premiados com bolsas de iniciação científica júnior do CNPq/MCTI

stão abertas as inscrições para a edição 2022 da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2). Os interessados têm até o dia 9 de setembro para optar por uma das três modalidades disponíveis: Conhecimento, Projeto Socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica. Serão quatro temas: Mulheres na ciência; Pesca e aquicultura artesanal; Mudança do clima; e Bicentenário da Independência.  As modalidades estão abertas a toda a sociedade e idades.

A competição é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Programa Ciência no Mar, e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Maré de Ciência. A iniciativa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com colaboração da UNESCO e Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

A O2 é um projeto educacional, envolvendo o ensino formal e não-formal de todo o País, para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano.  A iniciativa contribui com o esforço realizado no Brasil para a Década Ciência Oceânica, que se estende até 2030.

Segundo o Secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, a competição é um mecanismo para promover a conscientização sobre a importância do mar e ao mesmo tempo estimular o conhecimento em torno do tema. “A Olimpíada do Oceano tem um grande impacto na formação científica e sensibilização da sociedade para o desenvolvimento sustentável”, destaca.

Novidade - Em 2022, 45 estudantes de escolas públicas que participarem da modalidade Conhecimento e obtiverem as maiores notas nas provas serão premiado (a)s com bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq/MCTI).  Além da nota, os critérios de seleção dos bolsistas envolve a distribuição equilibrada entre as cinco regiões do País e a proporção de 60% para meninas.

Os estudantes premiados com as Bolsas de Iniciação Científica, assim como aqueles trabalhos das modalidades Projeto socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica que se destacarem, terão seus nomes e projetos publicados no site oficial da Década da Ciência Oceânica – Brasil.

Saiba mais - Do local ao global, a Olimpíada Brasileira do Oceano trabalha conceitos científicos, atividades pedagógicas e realidades locais de forma proativa, inovadora, inter e transdisciplinar. Ao estimular e ampliar a visibilidade de práticas pedagógicas e ações socioambientais de Norte a Sul e de Leste a Oeste do País, a O2 é uma oportunidade de aprendizado colaborativo e de transformação positiva da educação brasileira.

A competição também é um convite ao desenvolvimento e amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável. A primeira edição, realizada em 2021, contou com a participação de mais de 3,3 mil estudantes e cidadãos de 17 Unidades da Federação. Houve engajamento, promoção do conhecimento e projetos com produções de qualidade sobre a cultura oceânica.

Acesse o site Maré de Ciência neste link, leia o edital e faça sua inscrição.

Acesse este link e conheça mais sobre ações da Década do Oceano.

Categoria
Ciência e Tecnologia

05-05-2022 Departamento de Engenharia Mecânica seleciona alunos para o Programa de Educação Tutorial UFF

O Departamento de Engenharia Mecânica da UFF abriu processo seletivo para alunos do Programa de Educação Tutorial(PET),  da Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) e do Grupo PET-MEC da UFF. 

Para participar da seleção, o aluno deve estar cursando o 2º, 3º ou 4º período de Engenharia Mecânica na UFF. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio, através de um formulário disponível no Instagram do PET-MEC ou no site http://www.petmec.uff.br/.

Para mais informações, acesse o edital disponível em http://www.editais.uff.br/7871.

05-05-2022 Concorra a Bolsa de Doutorado Direto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em Neurobiologia do Estresse FAPESP

O Departamento de Fármacos e Medicamentos, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara/FCFAR/UNESP está oferecendo 1 vaga na área de Neurofarmacologia / Neuropsicofarmacologia.

Data limite para inscrições: 20/05/2022

Para se inscrever envie email para cristiane.busnardo@unesp.br

Documentos para inscrição:

Histórico escolar da graduação; Curriculum Vitae; - Carta de apresentação com uma breve descrição das realizações e das razões pelas quais o(a) candidato(a) está pleiteando a vaga; e uma carta de referência.

03-05-2022 Participe da obra coletiva sobre “Dogmática e Política Criminal para a proteção penal dos animais não-humanos" Núcleo de Estudos e Pesquisas Históricas e Comparadas em Ciências Penais

Segue anexa a divulgação de convocatória pública para a inscrição de trabalhos de pesquisa em ciências penais relativos à linha de investigação em “Dogmática e Política Criminal para a proteção penal dos animais não-humanos".

Público Alvo

Pesquisadores nacionais e estrangeiros em Ciências Penais 

Os trabalhos completos serão recebidos de 07/08/2022 a 07/12/2022, devendo ser enviados em formato Word, com terminação .doc ou .docx

As instruções para a participação da proposta de obra coletiva encontram-se dispostas no referido documento.

03-05-2022 Inscrições abertas para Pós-Graduação em Ciências dos Medicamentos e Alimentos UFF

A Coordenação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência dos Medicamentos e Alimentos está com seleção aberta para vagas de pós-graduação em duas frentes, uma com ênfase em alimentos e outra em medicamentos.

As inscrições para as vagas, tanto as de alimentos quanto as de medicamentos, ocorrem de maneira online, através do preenchimento de formulário disponível no edital e podem ser realizadas até o dia 27 de maio de 2022.

Para mais informações, acesse os editais disponíveis em http://www.editais.uff.br/7864 (Alimentos) e http://www.editais.uff.br/7863 (Medicamentos).

03-05-2022 Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados abre seleção para Pesquisador de Mestrado UFF

A Coordenação do Projeto PDPA/4462 do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados abriu seleção para bolsista-pesquisador de Mestrado, apoiado pela Fundação
Euclides da Cunha e pela Prefeitura Municipal de Niterói, através de fundos do Plano Estratégico Niterói que Queremos (NQQ) – 2033, em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

O projeto em questão, intitulado “NITERÓI SAUDÁVEL: SOL, ENERGIA LIMPA, CLIMA E CHUVAS NO ESPAÇO URBANO”, foca em três tópicos correlacionados: 1) Energia Limpa; 2) Clima; 3) Chuvas.

Na seleção, é oferecida uma vaga, com duração de 24 meses e bolsa de Mestrado no valor de R $1.600,00. As inscrições são realizadas pelo e-mail projeto4462@gmail.com e podem ser feitas até o dia 12 de maio.

Para mais informações, acesse o edital disponível em http://www.editais.uff.br/7853.

02-05-2022 UFF abre seleção para Estágio Interno em Administração na Coordenação de Registros e Legislação UFF

A UFF abriu, nesta segunda-feira(02), edital para seleção de estudantes dos cursos de  Administração, Administração Pública ou Processos Gerenciais da Universidade para Estágio interno não obrigatório a ser realizado Divisão de Admissão e Cadastro – DAC/CRL ou na Divisão de Direitos e Vantagens – DDV/CRL da Coordenação de Registros Legislação – CRL/DAP do Departamento de Administração de Pessoal – DAP/GEPE, localizado na reitoria da UFF.

Para os selecionados, a jornada de atividades será de quatro horas diárias e a duração do estágio será de 01 de Junho a 31 de Dezembro de 2022, com bolsa-estágio de R$ 400,00.  As inscrições para a vaga podem ser feitas até o dia 13 de maio, através do e-mail crl.dap.progepe@id.uff.br, informando no campo assunto: Inscrição de Estágio Administração – 2022 .

Para mais informações, acesse o edital disponível em http://www.editais.uff.br/7854.

02-05-2022 Vagas abertas até 4 de meio para Tutoria do curso de Engenharia Elétrica UFF

A Pró-Reitoria de Graduação da UFF abriu inscrições para duas vagas de Tutoria Acadêmica para o curso de Engenharia Elétrica. Para os selecionados, é oferecida uma bolsa no valor de R$600,00 (seiscentos reais).

As inscrições ocorrerão de maneira online, através de e-mail para o correio eletrônico o tge.tce@id.uff.br, com assunto “Solicitação de Inscrição – Projeto de Tutoria TGE 2022”. O prazo para realização das inscrições se encerra no dia 4 de maio, às 12h.

O participante da seleção deve obrigatoriamente ser aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Telecomunicações ou do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF e ter graduação em Engenharia Elétrica, Eletrônica, de Energia, de Telecomunicações, de Controle e Automação, ou de Computação.

Para mais informações, acesse o edital disponível em http://www.editais.uff.br/7849.

02-05-2022 The Professor Mike Walker OBE Scholarships Royal Holloway University of London

Criada em memória do Professor Mike Walker OBE, esta bolsa de estudos (de até 12 mil libras) está disponível para um estudante de pós-graduação em tempo integral ou parcial, com status de taxa doméstica ou internacional, aceitos para estudar em um dos cursos listados abaixo, dentro da Escola de Engenharia, Ciências Físicas e Matemáticas:

  • MSc Information Security
  • MSc Information Security with a Year in Industry
  • MSc Computer Science by Research
  • MSc Artificial Intelligence
  • MSc Computational Finance
  • MSc Data Science and Analytics
  • MSc Machine Learning
  • MSc Mathematics for Applications
  • MSc Mathematics of Cryptography and Communications

As inscrições devem ser enviadas através do RH Direct até as 23h59 (horário do Reino Unido) de 11 de julho de 2022. Os candidatos serão informados sobre o resultado de suas solicitações após 26 de julho. Mais informações no site da chamada.

28-04-2022 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas acaba de divulgar abertura de inscrições para Doutorado UFF

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biomédicas abriu, nesta quinta-feira (28), as inscrições para os exames de seleção ao Doutorado nas áreas de Fisiologia e Farmacologia.

Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente on-line, com o envio dos documentos solicitados para os emails: mirtes_pereira@id.uff.br (Coordenação) e pcb.cmb@id.uff.br (Secretaria). As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de maio de 2022.

Para mais informações, como os trâmites da seleção, as linhas de pesquisa oferecidas, entre outras, acesse o edital disponível em http://www.editais.uff.br/7848.

27-04-2022 CAPES e Fulbright selecionam roteiristas para mestrado nos EUA CAPES

A CAPES e a Comissão Fulbright lançaram na segunda-feira, 18, o Edital 22/2022, que selecionará até dois roteiristas para mestrado nos Estados Unidos. As bolsas fazem parte do Programa Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting, serão financiadas pela parceria CAPES/Fulbright e podem durar 21 meses. As inscrições vão até às 23h59 de 20 de maio. A divulgação do resultado está prevista para setembro de 2022 e o início das atividades para agosto de 2023.

Os candidatos devem comprovar proficiência na língua inglesa, ter nacionalidade brasileira, residir no Brasil, possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos, além de  experiência comprovada na  elaboração de roteiros para produções cinematográficas ou audiovisuais, não ser mestre ou doutor nem beneficiários de outro programa.

Eventuais dúvidas referentes ao preenchimento do formulário de inscrição deverão ser encaminhadas para o endereço cinema@fulbright.org.br com até três dias úteis de antecedência do encerramento das inscrições. Outras questões devem ser tratadas pelos  e-mails fulbright@capes.gov.br ou cinema@fulbright.org.br.

Sobre o Programa
O Programa CAPES-Fulbright – Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting é fruto da parceria entre a CAPES e a Comissão Fulbright. Os objetivos incluem proporcionar a formação qualificada de profissionais brasileiros, complementar a formação técnica e especializada na formação de roteiristas para a produção audiovisual, estreitar as relações bilaterais entre Brasil e EUA na área e dar maior visibilidade à produção audiovisual, tecnológica e cultural do País.

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/Tatomm)
Imagem dentro da matéria: Logotipo da Comissão Fulbright (Foto: Divulgação site da Fulbright)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)

25-04-2022 Termina hoje prazo para inscrições de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial UFF

Encerram-se hoje, 25 de abril, as inscrições para o processo seletivo da UFF para Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial. Estão sendo disponibilizadas duas vagas, com as inscrições abertas até às 16hrs, de maneira exclusivamente remota.

As vagas são direcionadas a produção de pesquisas para o projeto "Formação profissional com foco em inovação e processo de Enfermagem MPEA/UFF”. Para a seleção, o candidato deverá possuir no mínimo dois anos de experiência comprovada como enfermeiro. Mais informações no edital do processo seletivo, disponível em http://www.editais.uff.br/7828.

19-04-2022 Vagas de tutores para o curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente UFF

A Escola de Engenharia abriu concurso de seleção de tutores para o curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente. São ofertadas duas vagas, que terão direito a bolsa de tutoria no valor de R$600,00.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas eletronicamente a partir do preenchimento do formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyv5XnAkqaF49rWIsIV0csncdwDD76.... Os candidatos podem se inscrever até o dia 24 de abril de 2022.

19-04-2022 Inscrições abertas para vaga de tutor do PROPET de Engenharia Química UFF

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFF abriu seleção de docente para atuar como tutor no grupo de Engenharia Química do Programa de Educação Tutorial Institucional (Propet).

O docente selecionado atuará diretamente com o grupo de Engenharia Química do Propet, em funcionamento no campus da Praia Vermelha. As inscrições para vaga podem ser realizados com o preenchimento do formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQCw7b5rnE-akmQg48_684ONohSfcw..., até o dia 13 de maio de 2022.

19-04-2022 Capes abre editais para programas de pesquisa na América do Sul e França CAPES

A Coordenação de Pesquisa da UFF anunciou a abertura de editais pela CAPES para os programas MATH-AmSud e STIC-AmSud, que visam promover a integração e colaboração entre pesquisadores brasileiros, de outros países sul-americanos e franceses. As vagas abertas pelo programa contemplam as áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Computação e Comunicação, com duração de até 2 anos para os projetos.

Os programas MATH-AmSud e STIC-AmSud são uma cooperação entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que visa promover a integração de projetos de pesquisas entre esses países.

As propostas deverão ser enviadas simultaneamente à CAPES, no Brasil, e à Secretaria Internacional do Programa para seleção até 17h do dia 17 de maio.

Para mais informações, acesse o site das secretarias dos programas: https://www.sticmathamsud.org/.

19-04-2022 Projeto seleciona estudantes de farmácia para bolsas de iniciação científica UFF

O projeto “Modelo de gestão para o município de Niterói: A Assistência Farmacêutica Que Queremos” abriu edital para seleção de graduandos em farmácia para vaga de iniciação científica. O projeto, que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – parceria entre a UFF, Prefeitura de Niterói e Fundação Euclides da Cunha, oferece duas vagas, uma com bolsa e outra sem bolsa.

O projeto tem como proposta fazer diagnóstico da assistência farmacêutica no município de Niterói. As bolsas oferecidas terão duração de 12 meses e as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril. Para mais informações, acesse o edital disponível em http://www.editais.uff.br/7794.

19-04-2022 Inscreva-se na 5ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Sociedade, Mundos do Trabalho e Escravidão PORTO

A 5º JVIPC é um evento académico promovido pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), com o apoio de investigadores e investigadoras de diversas instituições sediadas em Portugal e em outros países. O formato virtual e assíncrono das últimas edições tem se mostrado um facilitador da troca de vivências e experiências entre os participantes, assim será mantido. O público alcançado é crescente e as interações virtuais percebidas até aqui no canal do Conjugare no You Tube, mais de 100 mil, nos indicam que se trata de formato que alcançou os seus objetivos.

Convidamos a todos a submeterem propostas de comunicação oral na 5ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica - JVIPC, com o tema Sociedade, Mundos do Trabalho e Escravidão. As propostas podem ser apresentadas em português, espanhol, francês, inglês ou italiano.

Acessem o sítio do evento para maiores informações: www.jvipc.pt .

A 5ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica é uma realização do Conjugare - Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura e conta com o apoio da Editora Cravo.

Link para inscrição: http://jvipc.pt/inscricoes-5/

Inscrição para apresentação de comunicações orais: 14/04/2022 a 06/06/2022

19-04-2022 Participe da 27° edição do Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

A Secretaria do Tesouro Nacional tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para a 27° edição do Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas, que visa a estimular estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções na área de Finanças Públicas.

 

Em seu 27° ano de realização, serão premiados os dois melhores autores de “Soluções” em ciência de dados, big data e inteligência artificial e os três melhores autores de “Artigos” que versem sobre os temas: Política Fiscal e Crescimento; Gestão de Tesouraria e Soluções de Gestão financeira e Orçamentária; Federalismo Fiscal: Eficiência e Equidade; e Contabilidade Pública, Transparência e Informações Gerenciais. 

 

A mudança da categoria “Monografias” para “Artigos” tem como objetivo flexibilizar e ampliar o conjunto de submissões para o Prêmio Tesouro, estimulando a participação de profissionais de finanças públicas.

 

As premiações para os três primeiros colocados na categoria artigos serão de R$ 25.000,00, R$ 12.500,00 e R$ 7.500,00, respectivamente, além de certificado e publicação dos trabalhos em uma edição especial da Revista Caderno de Finanças Públicas e certificado. Na categoria “Soluções”, o primeiro e segundo colocados receberão R$ 10.000,00 e R$ 6.000,00, além de divulgação dos projetos no portal Tesouro Transparente e certificado de participação.

As inscrições vão até 17 de outubro de 2022. O regulamento e as informações completas sobre o Prêmio encontram-se disponíveis neste link.

19-04-2022 Veja oportunidade de bolsa para Pós-Doutorado em Fisiologia Cardiovascular e Neurociência FAPESP

O Laboratório de Controle Neural da Circulação do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, campus da capital, anuncia a chamada para processo seletivo de Bolsa FAPESP em nível de Pós-Doutorado vinculada ao Projeto Temático “Barreira Hematoencefálica – Um Novo Paradigma no Tratamento de Hipertensão.” O(A) candidato(a) selecionado(a) desenvolverá o projeto “Micróglia na modulação dos efeitos deletérios da hipertensão na permeabilidade da barreira hematoencefálica (BHE): Efeitos do treinamento aeróbio”. Este projeto busca identificar os fatores microgliais que podem interferir na integridade da BHE em núcleos encefálicos de modelos experimentais animais de hipertensão e os mecanismos condicionantes dos efeitos benéficos do exercício físico nesta condição.

Os estudos serão conduzidos em modelos animais de hipertensão (camundongos e SHR) e serão avaliados simultaneamente os parâmetros hemodinâmicos, a modulação autonômica e os mecanismos de transporte (transcitose e transporte paracelular) através da BHE e secreção de citocinas pró-inflamatórias, bem como mecanismos fisiológicos associados aos benefícios do exercício físico aeróbio.

Os candidatos devem ter Doutorado em Ciências da Saúde nas áreas de Fisiologia Cardiovascular, Neurociência, Biologia Celular ou áreas afins.

Experiência necessária: técnicas de cirurgia vascular, encefálica, imunohistoquímica, microscopia confocal, biologia celular e molecular e registro de parâmetros cardiovasculares. É indispensável fluência em inglês e habilidade de
escrever artigos científicos.

O processo seletivo envolve 2 etapas:

1a) análise técnica dos documentos apresentados pelos candidatos, e 2a) uma entrevista com os candidatos pré-selecionados com maior potencial após análise dos documentos.

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve enviar para o Prof. Dr. Vagner Roberto Antunes, no e-mail antunes@icb.usp.br os seguintes documentos:

• Carta de motivação descrevendo realizações e experiência anterior, bem como motivação e interesse no tema do projeto e motivos pelos quais está pleiteando a posição de pós-doutorado;
• Curriculum Vitae atualizado
• Cartas de referência de 2 professores/pesquisadores.
O prazo para inscrição é 25 de abril de 2022.

Para informações adicionais sobre as Normas para Apresentação e Seleção de Propostas no
Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP, acesse o link: https://fapesp.br/bolsas/pd

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

18-04-2022 UFF seleciona aluno bolsista para atuar em projeto de extensão UFF

Estamos selecionando um aluno de graduação do Instituto de Arte e Comunicação Social ou do Instituto de Computação para atuar como bolsista no projeto de extensão "Ações de comunicação para o 42o  Congresso da Sociedade Brasileira de Computação".

O CSBC (https://csbc.sbc.org.br/2022/) é o maior congresso brasileiro de Computação e a edição do próximo ano será no IC/UFF! Por isso, estamos selecionando um bolsista que possa nos ajudar com o acompanhamento das redes sociais do evento bem como a criação de vídeos e de postagens para essas redes. Acredito que será uma boa oportunidade para o aluno conhecer a estrutura de um evento científico de grande porte e ainda poder participar de um projeto de extensão.

Para participar, o aluno deve estar regulamente matriculado em cursos de graduação da UFF e possuir disponibilidade de 12 horas semanais para dedicação ao projeto. O valor mensal da bolsa é de R$400,00 (valor definido pela PROEX).

Interessados, por favor, preencham esse formulário https://forms.gle/4CYbPbwSeeUMeZR48 até AMANHÂ (19).

Qualquer dúvida, pode escrever no e-mail vania@id.uff.br

18-04-2022 SALVAGUARDA abre edital para tutorias SALVAGUARDA

Você busca oportunidades de voluntariado com emissão de certificado no final? Se sim, preste atenção no que lerá a seguir: estão abertas as inscrições, e vão até dia 17/4, para o time de tutores(as) voluntários(as) no Salvaguarda, maior programa social de auxílio para alunos da rede pública brasileira. Acreditamos que já não é o bastante apenas torcer para que mudanças aconteçam em nosso país e que podemos ser agentes ativos da mudança que desejamos através do compartilhamento dos conhecimentos e informações que tivemos a oportunidade de adquirir.

Você poderá auxiliar estudantes do seu próprio estado através da experiência que adquiriu em sua própria jornada até a universidade, aprender com eles e suas diferenças ao longo do processo e se desenvolver enquanto profissional. Tudo isso de forma inteiramente online, ou seja: nunca precisará sair de casa. Além disso, ainda poderá ganhar um certificado de reconhecimento do trabalho e da carga que dedicar. Parece bom demais, né? E é. Venha fazer parte.  Temos muitos estudantes do RJ e , por isso, precisamos de uma grande equipe de tutores(as) no estado.

Informações importantes para você tomar sua decisão: Nossa metodologia é pensada de forma que seja possível você contribuir e ainda conciliar com seus outros compromissos. Nossos(as) tutores(as) não corrigem redação ou auxiliam com dúvidas sobre as disciplinas, pois já temos equipes para essas funções. O trabalho de tutorias consiste em auxiliar um pequeno grupo de estudantes com questões de organização e informação. Exemplos: "Como se organizar?" , "Por onde começar a estudar?" , "Como conciliar trabalho e estudo?", "O que é uma universidade pública?", "O que é um vestibular?", "Como se manter na universidade, existem auxílios para isso?" . A ideia é os guiar pelo processo e ajudar a clarear o caminho para eles.

Como ter mais informações sobre o voluntariado e como se voluntariar? Você encontrará abaixo o link para nosso edital. Lá estão todas as informações: sobre o Salvaguarda, sobre a ferramenta de tutorias, sobre o processo seletivo e links do Salvaguarda na mídia.

Link para o edital:

https://drive.google.com/drive/folders/1fK4Gn7LPS7qDVk5DQm2YazU-X3Ee5GeE...

31-03-2022 Prêmio Fernão Mendes Pinto AULP

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) atribui anualmente um prêmio denominado Fernão Mendes Pinto para uma dissertação de mestrado ou doutorado que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano anterior.

O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões.

Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site da AULP e as inscrições vão até 31 de julho.

31-03-2022 Fortalecimento da Função Pública na América Latina Fundación Botín

O Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina foi lançado em 2010 como uma iniciativa da Fundação Botín para incentivar mais dos melhores graduados universitários da América Latina a se comprometerem com suas sociedades através do serviço público, com o objetivo de fortalecer o bom funcionamento das instituições e melhorar o desenvolvimento social, econômico e sustentável de seus países.

A Fundação Botín está convencida de que a existência de um setor público sólido é uma condição sine qua non para que as sociedades desfrutem de um desenvolvimento social, econômico e cultural sustentado ao longo do tempo.

Para este fim, a Fundação projetou uma experiência de treinamento altamente intensiva para brilhantes estudantes universitários latino-americanos com vocação para o serviço público. Através deste treinamento, sua vocação é fortalecida e fundamentada, aumentando os conhecimentos, atitudes e habilidades dos participantes essenciais para o exercício adequado do serviço público na realidade atual da região e do mundo.

Para mais informações basta acessar o site da Fundação Botín e, para realizar sua inscrição, basta acessar o formulário disponível neste link até o dia 16 de maio.

31-03-2022 Curso online e gratuito de francês intermediário Université de Franche-Comté

Desde sua criação em 1958, o CLA, um componente da Universidade de Franche-Comté, recebeu quase 4.000 estagiários por ano, no âmbito da aprendizagem e treinamento de professores e instrutores de francês como língua estrangeira (FLE) com uma representação de 110 nacionalidades.

Na mesma perspectiva de serviço ao nosso público internacional, criamos o PREP@FLESUP, um programa experimental focado em nosso público latino-americano. Este é um programa de treinamento gratuito, acessível a partir de uma plataforma digital que permite aos estudantes trabalharem de forma totalmente independente.

O programa é destinado aos estudantes que desejam continuar seus estudos universitários na França ou em uma instituição de ensino superior de língua francesa. Através deste curso, os alunos serão capazes de desenvolver habilidades que os ajudarão a integrar-se com sucesso na universidade.

Para participar do curso é necessário preencher os seguintes critérios:

Páginas

Subscrever Oportunidades