Evento

Espetáculo Infantil | A História de Kafka e a Boneca Viajante

Espetáculo Infantil | A História de Kafka e a Boneca Viajante

No palco do Teatro da UFF, em Niterói, dia 19 de outubro (sábado), reestreia A História de Kafka e a Boneca Viajante, espetáculo infantil dirigido pelo premiado ator e diretor Isaac Bernat. Em cartaz até 27 de outubro, a montagem narra o inspirador episódio que teria ocorrido entre um dos maiores escritores do século XX,  Franz Kafka (1883-1924), e a menina Elsi, no parque de Steglitz, em Berlim (Alemanha).

Na trama, ao encontrar a jovem Elsi aos prantos por ter perdido sua boneca Brígida, o escritor se apresenta como um “carteiro de bonecas” e convence a menina de que, na verdade, ela estaria apenas viajando. Ele passa a escrever belas cartas em nome de Brígida contando suas aventuras. Durante semanas, marca uma série de encontros com a garota para ler as cartas. A história é uma linda alegoria sobre o crescimento infantil e a superação de perdas, além de ressaltar sentimentos como amor, amizade e confiança.

O que me encanta é que a peça fala de cuidado, como cuidar de alguém que sofre uma perda. Um grande escritor tão envolvido em terminar um livro, como Kafka, parar e prestar atenção em uma criança que estava chorando e criar toda uma dramaturgia (as cartas) para esta criança superar uma perda e poder crescer, isso me encantou muito. Tanto ela quanto Kafka têm uma troca que ajuda ambos a superarem a perda. Ela, a da boneca, e ele, a proximidade com a morte – já que estava doente e no final de sua vida quando escreveu as cartas“, comenta o diretor Isaac Bernat.

No palco, a dupla de atores João Lucas Romero Laura Becker vai mostrar toda sua versatilidade. Ele interpreta Kafka e ela dá vida a três personagens – Elsi (dona da boneca Brígida), sua mãe e uma vizinha de Kafka. Com humor e o domínio de cena característico de atores experientes, eles usam diversos recursos, como interações com a plateia, alternância entre o jogo dos personagens e o narrativo, além de cantar e tocar músicas inéditas, criadas especialmente para a peça pelo compositor e diretor musical Pedro Luis. Tudo isto permeado com muito humor e delicadeza.

A dramaturgia, assinada pela atriz e pesquisadora Julia Bernat, é baseada no livro “Kafka e a Boneca Viajante” (2006), escrito pelo catalão Jordi Sierra i Fabra. A obra, premiada diversas vezes, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil (Espanha), em 2007. O livro narra uma história não oficial. Não se sabe se o encontro entre a menina e o escritor de fato aconteceu porque Elsi  e as cartas nunca foram achadas. Independente disso, trata-se de uma história que vale a pena ser contada por ressaltar a sensibilidade de uma forma tão poética e criativa. As múltiplas camadas de significado fazem com que a peça seja indicada tanto para as crianças quanto para adultos.

Investimos no teatro infantil como um importante espaço de reflexão, formação de público e uma experiência que, por meio da arte, permite que crianças e suas famílias descubram e vivam novas perspectivas, realidades e emoções. Ao receber um espetáculo como ‘A História de Kafka e a Boneca Viajante’, esperamos proporcionar ao público do Futuros – Arte e Tecnologia uma história de imaginação, amizade, amadurecimento e empatia”, ressalta o gerente de cultura do instituto Oi Futuro, Victor D’Almeida.


FICHA TÉCNICA

Autor: Jordi Sierra i Fabra

Dramaturgia: Julia Bernat

Direção: Isaac Bernat

Elenco: João Lucas Romero e  Laura Becker

Direção Musical: Pedro Luís

Assistente de direção: Paula Furtado

Preparação Vocal: Soraya Ravenle

Direção de movimento: Soraya Ravenle

Iluminação: Aurélio De Simoni

Figurino: Margo Margot

Cenário: Doris Rollemberg

Direção de Produção: Aninha Barros

Produção executiva: Aninha Barros e Paula Furtado

Fotos: Dalton Valério

Identidade Visual: Bianca Oliveira

Idealização: Isaac Bernat

Realização: Vaca Amarela educação e arte LTDA


19 e 20 de outubro e 02 e 03 de novembro de 2024
Sábado e Domingo | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda:
 Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  Livre

Pular para o conteúdo