Serviço

Emissão de Certificado Digital

O que é?

Trata-se de emissão de Certificado Digital (ICP-Brasil) de servidores da Universidade Federal Fluminense para acesso e operacionalização em Sistemas oficiais, como o SIAPE, SIAFI, ComprasNet, SEI, SCDP e outros.
O Certificado é emitido pela Contratada da UFF, por intermédio da Pró-Reitoria de Administração.

O certificado digital ICP-Brasil é um documento eletrônico, que pode ser emitido para cidadãos, pessoas físicas, e empresas, pessoas jurídicas. O uso do certificado ICP-Brasil garante validade jurídica, autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às operações realizadas por meio dele em ambiente virtual.

Com este documento digital é possível realizar uma série de procedimentos virtualmente, sem a necessidade de se deslocar presencialmente à sede de órgãos governamentais e de empresas ou imprimir documentos.
Ele se destina a agentes públicos, que no uso de sua função, permanente ou temporária precisem acessar sistemas oficiais, como por exemplo o SIAPE, SIAFI, ComprasNet, SEI, SCDP e outros.

Este serviço é custeado pela Administração pois trata-se de ferramentas necessárias para desepenho das funções de seus colaboradores, desde que configure-se imprescindíveis.

Quem pode utilizar?

Docente, Técnicos administrativos

Modalidade de Atendimento

Parcialmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

1a. Etapa - Recebimento do Formulário;
2a. Etapa - Conferência das informações recebidas;
3a. Etapa - Em caso de necessidade de correções, o formulário será devolvido ao usuário para ajustes.
4a. Etapa - Considerando o preenchimento correto, será disponibilizado um Voucher ao usuário, como todos os dados necessários para validar a Certificação. O mesmo deverá comparecer ao Local Indicado, munido dos seguinte documentos:
a) Documento Pessoal, com validade nacional e que contenha foto de identificação (preferencialmente CNH ou Carteira de Identidade e CPF ou carteira de entidade de classe profissional ou carteira funcional e etc);
b) Comprovante de Residência (somente serão aceitas contas de luz, telefone, água e gás); caso não possua comprovante no nome do titular, o mesmo preencherá uma declaração de endereço.
c) Validação presencial que consiste na verificação dos documentos originais e coleta da assinatura de cada titular pelo Certificado Digital.
Posterior essas etapas, o usuário receberá um Token com validade de 3 anos, e é de sua inteira responsabilidade a correta manutenção, vigilância e utilização.
Observação: a 4a Etapa é realizada por Contratado externo da Universidade Federal Fluminense.
Qualquer reclamação, elogio, sugestão poderão ser encaminhadas pelo email indicado (secretaria.proad@id.uff.br).


2. Requisitos, documentos e informações necessárias

O agente público deverá preencher corretamente o formulário, assinar juntamente com a chefia imediata e encaminhar (preferencialmente) para o email secretaria.proad@id.uff.br para providências. Alternativamente o usuário poderá encaminhar a via fisicamente à Pró-Reitoria de Administração.

Serão avaliadas as motivações e pertinência da solicitação e encaminhamento de orientações para o solicitante concluir o serviço.

Caso o formulário não esteja preenchido corretamente, será devolvido ao usuário para correções, ajustes ou recusa na prestação do serviço.

 

 


Documentos/Formulários
formulario_de_solicitacao

3. Prazo máximo para realização do serviço
10 dias úteis

Setor responsável pelo serviço

Rua Miguel de Frias, 1o Andar, Pró-Reitoria de Administração, nro 9 - Icaraí - Niterói - RJ
  • secretaria.proad@id.uff.br

Outras informações

Dias e horários de atendimento
Dias úteis de 10 às 17 horas

Forma de contato para sugestões ou em caso de problemas
Ouvidoria Outro

Forma de atendimento alternativa em caso de sistema indisponível
O formulário poderá ser encaminhado fisicamente à Pró-Reitoria de Administração.
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