Notícia

Projeto da UFF impulsiona a chegada da TV 3.0 ao Brasil

No dia 27 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que oficializa a TV 3.0, também chamada de DTV+. A Universidade Federal Fluminense (UFF) é protagonista nesse processo com a NCL 4.0, linguagem desenvolvida pelo Laboratório MídiaCom, do Instituto de Computação, sob coordenação da professora Débora Saade.

Além da qualidade de imagem e som, a TV 3.0 inaugura um modelo que aproxima a televisão aberta da lógica das plataformas digitais. Os canais passam a funcionar como aplicativos, permitindo personalização, múltiplos perfis de usuários e integração com dispositivos conectados à internet. A NCL 4.0 viabiliza essas funcionalidades, incorporando recursos como interação multimodal (voz, gestos, rastreamento do olhar) e até efeitos sensoriais, como aroma e iluminação sincronizados à programação.

“É como se a TV deixasse de ser passiva e se tornasse personalizada, feita exclusivamente para cada pessoa. Em vez de alterar a imagem que está na tela principal, serviços adicionais ou informações direcionadas podem ser enviados diretamente para o celular do telespectador”, explica Saade.

Ainda segundo a pesquisadora, existe um orgulho de saber que as propostas da UFF estarão implementadas em todos os receptores de TV digital no Brasil. “É por meio de projetos como esse que a universidade pública mostra sua força e seu compromisso com a sociedade”, finaliza.

A expectativa é que os primeiros sinais da TV 3.0 sejam transmitidos em 2026, durante a Copa do Mundo, com expansão gradual por todo o país.

Leia a matéria na íntegra.

Acessar o conteúdo