Notícia

Pesquisa da UFF analisa o impacto da semana de quatro dias e aponta avanços no equilíbrio entre produtividade e bem-estar

As entrevistas realizadas no estudo apontam que a redução da jornada está associada a menor estresse e valorização da saúde mental.

Uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal Fluminense (UFF) analisou o 4 Day Week Brazil, experimento que propõe a semana de quatro dias de trabalho com manutenção de salário e produtividade. O estudo, conduzido por Alexssandro Moreira Tavares, investigou 21 empresas participantes e revelou que o modelo combina ganhos em desempenho, engajamento e qualidade de vida. Os resultados apontam que a redução da jornada não é apenas uma estratégia de gestão, mas parte de um movimento de ressignificação do trabalho e do tempo livre. A pesquisa também destaca o papel do Estado na criação de políticas públicas que transformem o tempo livre em direito coletivo, tornando o bem-estar dos trabalhadores um pilar na esfera do desenvolvimento humano no Brasil.

Leia a matéria na íntegra.

Acessar o conteúdo