Notícia

Huap completa 75 anos e comemora avanços na estrutura de atendimento e na formação profissional

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), completa 75 anos no dia 15 de janeiro. A data será celebrada com uma cerimônia institucional no auditório do hospital. O encontro reforçará o alinhamento entre as instituições na consolidação do Huap como referência regional no SUS. Fundado em 1951 e incorporado à UFF em 1964, o Huap atua como unidade de média e alta complexidade, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e desempenha papel estratégico na Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro e na integração academia-serviço.

O evento comemorativo contará com a presença do reitor em exercício da UFF, professor Fabio Barboza Passos, e também de outras autoridades previstas, como o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; e o superintendente do Huap, Beni Olej. 

Para o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o hospital mantém um papel central na estrutura acadêmica da universidade. “Ao celebrarmos os 75 anos do Huap, o que vemos é um legado construído por pessoas que, com talento e dedicação, fazem desta unidade um organismo vivo todos os dias. Nossa gestão assumiu o compromisso inabalável de honrar essa história e esse esforço coletivo através de inovação tecnológica, infraestrutura moderna e condições reais de trabalho. Hoje o nosso hospital é uma unidade acadêmica essencial para a formação em saúde, para a produção científica e, sobretudo, para o atendimento à população pelo SUS. Possui um papel estratégico na assistência à saúde da Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro e a expectativa é de que continue ampliando sua capacidade assistencial, de ensino e de pesquisa. Tenho muito orgulho de ter minha formação e atuação profissional vinculadas ao Huap”.

Avanços, aquisições e investimento 

No último ano, o hospital avançou na área de medicina nuclear com a instalação de uma nova câmera SPECT, por meio de parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o que dobrou a capacidade de realização de exames cardíacos e ampliou o atendimento à população de Niterói e municípios vizinhos.

Para 2026, o Huap prevê a aquisição de cerca de 140 novos equipamentos, a ampliação do Serviço de Endoscopia e a implantação de cirurgia robótica,  do Centro de Reabilitação e do Centro de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ampliando e qualificando a oferta de serviços de alta complexidade no âmbito do SUS. Está previsto também a inauguração, no próximo dia 5 de fevereiro, do equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada (PET-CT), que ampliará a oferta de exames de alta complexidade pelo SUS.

O hospital recebeu, no período entre 2015 e 2024, investimentos estruturantes. Foram aplicados R$ 42 milhões na renovação do parque tecnológico e R$ 52 milhões em obras de reforma e adequação, contemplando áreas assistenciais, administrativas, de ensino e de segurança predial. As intervenções contribuíram para a ampliação da capacidade instalada, a reorganização dos fluxos assistenciais e a qualificação do atendimento prestado à população.

Dados do Ministério da Saúde ainda mostram que, nos últimos dez anos, o hospital registrou um expressivo aumento de aproximadamente 65% nos procedimentos cirúrgicos realizados, 173% de aumento nos tratamentos e terapias em geral oferecidos, além de praticamente dobrar o número de internações hospitalares, saltando de 5.265, em 2015, para 10.014. Destaca-se, ainda mais, o número de partos e nascimentos, que saiu de 162 para 1.926.

Acessar o conteúdo