A Revista de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou um estudo epidemiológico sobre o impacto da pandemia de COVID-19 em cirurgiões-dentistas no Brasil durante o ano de 2020. A pesquisa foi realizada por estudantes e professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.
O objetivo do estudo foi avaliar o comportamento e as percepções dos profissionais brasileiros sobre a pandemia e verificar o impacto sobre a rotina no atendimento odontológico. O trabalho envolveu bolsistas de extensão, alunos de graduação e mestrado e teve a orientação das professoras Alessandra Areas e Souza e Elizângela Cruvinel Zuza.
A pesquisa foi realizada com 385 cirurgiões-dentistas de vários Estados do Brasil, por meio de questionários on-line, e mostrou que 78,3% dos que responderam atuam em consultórios ou clínicas privadas. Do total dos participantes, 8,8% testaram positivo para COVID-19 e 54,7% afirmaram que não possuem reserva financeira para a paralisação das atividades de trabalho. Confira a publicação AQUI.