Informe

Pesquisa desenvolvida na UFF conquista Prêmio Capes de Tese 2024

O Programa de Pós-Graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal (PPGHIGVET) da Universidade Federal Fluminense (UFF) conquistou o Prêmio Capes de Tese 2024 na área de Medicina Veterinária. O prêmio foi concedido ao egresso Yago Alves de Aguiar Bernardo e ao seu orientador, o professor Carlos Adam Conte Júnior, pela pesquisa inovadora que explora tecnologias não térmicas no processamento de alimentos de origem animal.

“Minha tese tem como contexto a avaliação, aplicação e otimização de métodos não térmicos em produtos de origem animal, como leite, carne e pescado. Nesta conjuntura, identifiquei a necessidade de investigar novas tecnologias como alternativas aos métodos térmicos de processamento tradicionais, uma vez que estes apresentam maiores custos energéticos e não atendem às crescentes demandas dos consumidores por energias limpas e que respeitem o meio ambiente. Portanto, a aplicação de tecnologias não térmicas, como ultrassom de alta intensidade e dióxido de carbono supercrítico, que foram abordados extensivamente na minha pesquisa, representa opções viáveis para superar esses desafios”, explica Yago.

Sob a orientação do professor Carlos Conte, o trabalho foi parcialmente desenvolvido na Università degli Studi di Padova, na Itália, e trouxe avanços significativos para a segurança e qualidade dos alimentos. A pesquisa também fornece parâmetros práticos para a implementação dessas tecnologias na indústria, destacando-se pelo alinhamento com as diretrizes de sustentabilidade e inovação do PPGHIGVET.

Este prêmio representa a terceira conquista do PPGHIGVET em apenas cinco anos, consolidando o Programa como uma referência em pesquisa e ensino na área de Medicina Veterinária. O reconhecimento é reflexo do compromisso da UFF com a excelência acadêmica e a formação de pesquisadores de alta qualidade, alinhando-se ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional, que prioriza a internacionalização e a inovação.

“Do ponto de vista institucional, essa premiação fortalece a visibilidade do PPGHIGVET e da UFF em âmbito nacional e internacional, consolidando nossa posição como referência em pesquisa e ensino na área de Medicina Veterinária. Além disso, impulsiona a atratividade do Programa para novos talentos e fomenta parcerias estratégicas com outras instituições, tanto no Brasil quanto no exterior”, conclui o professor Erick Esmerino, coordenador do PPGHIGVET.

Dados do informe

16/01/2025


Pular para o conteúdo