Evento

A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) tem a satisfação de convidar para a segunda palestra do ciclo A Voz da Pesquisa, que será ministrada pelo Dr. Julio Cesar Penha, Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Animais de Laboratório (NAL) da UFF.
Tema: Princípios Éticos e Manejo de Animais em Pesquisas
Data: 23 de setembro de 2025
Local: Auditório da Agência de Inovação da UFF (AGIR) – 3º andar do Instituto de Física, Campus Praia Vermelha
Público-alvo: Pesquisadores, estudantes e demais interessados
Inscrição: Não é necessária inscrição prévia
Resumo da palestra:
O uso de animais em ensino e pesquisa remonta a períodos antigos, entretanto a preocupação ética em relação a essas práticas ganhou relevância apenas no século XIX. Em 1959, a formulação do princípio dos 3Rs consolidou um marco importante, estimulando práticas mais responsáveis e criteriosas. Atualmente, o Brasil se destaca por possuir uma das legislações mais completas sobre o tema. A palestra apresentará um breve histórico do uso de animais em ensino e pesquisa, a legislação vigente e ferramentas disponíveis para o manejo ético desses animais em investigações científicas.
O ciclo A Voz da Pesquisa é uma iniciativa da Coordenação de Pesquisa da PROPPI que tem por objetivo conectar e impulsionar a pesquisa na Universidade, promovendo espaços de diálogo e reflexão entre a comunidade acadêmica.