Evento

RiUFF 15 anos: Repostórios Digitais, Ciência Aberta e Justiça Informacional

RiUFF 15 anos: Repostórios Digitais, Ciência Aberta e Justiça Informacional

Em 2026, o Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) completa 15 anos de atuação dedicados à preservação, organização, visibilidade e democratização da produção científica da UFF.

Para marcar essa trajetória, a Superintendência de Documentação (SDC), por meio da equipe do RiUFF, vinculado à Coordenação de Gestão e Difusão da Informação (CGDI), apresenta o selo comemorativo RIUFF 15 anos, uma identidade visual que simboliza o compromisso contínuo com o acesso aberto ao conhecimento, a memória institucional e a conexão entre pessoas, pesquisa e informação.

 

Com o tema “15 anos conectando pesquisa, pessoas e conhecimento”, o programa comemorativo contará com ações institucionais, como palestras, oficinas e treinamentos voltados à valorização da produção científica, tecnológica e extensionista na UFF.

Dando início às ações comemorativas convidamos a todos para a palestra “Repositórios Digitais, Ciência Aberta e Justiça Informacional: estratégias para inovação e visibilidade científica”, no dia 28 de maio de 2026, às 15h.

A atividade contará com a participação da Profª Drª Priscila Sena e promoverá reflexões sobre acesso aberto, ciência aberta, visibilidade da produção científica e os desafios da democratização da informação.

Priscila Sena é Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). É Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC); Coordenadora Nacional (Ibict) da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) e; Diretora Regional Sul da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).

📍 Evento remoto

🎓 Com emissão de certificado

📩 O link de transmissão será enviado aos inscritos por e-mail.

🔗 Inscreva-se: https://www.extensao.uff.br/inscricao/?curso=16556

 

Realização: UFF | SDC | CGDI | RiUFF

Parcerias: RBRD | Ibict | PPGCI | Enacin

Acessar o conteúdo