Evento
O Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF) convida a comunidade acadêmica para a Aula Magna “Metodologias contracoloniais: repensando a comunicação e a produção de sentidos através de imagens”, ministrada pela professora Márcia Guena dos Santos (UNEB). O encontro acontecerá no dia 11 de novembro, às 18h, no Auditório do ICHP, Bloco P, no campus da UFF no Gragoatá.
O evento será presencial, gratuito e aberto ao público, sendo obrigatória a participação para os discentes do PPGMC. A proposta é refletir sobre os modos como as epistemologias hegemônicas moldam nossas formas de ver e representar o mundo, e como perspectivas contracoloniais e afrodiaspóricas abrem caminhos para repensar a comunicação.
Sobre a palestrante:
Márcia Guena dos Santos é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, mestre em Integração da América Latina (USP), doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM) e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA). Atualmente, é professora do curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB (Campus Juazeiro) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA-UNEB). É coordenadora do grupo de pesquisa RHECADOS – Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos (UNEB) e do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico (Intercom), além de ocupar a Diretoria de Cultura da Intercom.
Com vasta experiência em pesquisas sobre fotografia, hierarquias étnico-raciais e religiões de matriz africana, Márcia desenvolve seus estudos a partir de uma abordagem crítica, afrodiaspórica e decolonial.