Notícia

UFF se destaca em rankings internacionais ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Universidade ocupa posições de liderança no THE Impact Rankings e fortalece sua atuação com foco na agenda 2030 da ONU

A Universidade Federal Fluminense (UFF) alcançou as primeiras posições em nova divulgação do Times Higher Education (THE) Impact Rankings 2025, que avalia o desempenho de instituições de ensino superior em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A UFF se tornou a primeira colocada no Brasil no ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; a segunda no ODS 14 – Vida na Água; e a terceira no ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. No  ranking geral, a universidade figura como a sexta federal mais bem colocada do país.

“Destacar-se como uma das primeiras universidades brasileiras mais bem posicionadas nos rankings internacionais dedicados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um importante reconhecimento. Esses resultados são fruto de uma atuação integrada da nossa gestão e de toda a comunidade acadêmica, que alia compromisso institucional, políticas sustentáveis, formação cidadã e responsabilidade social. Iniciativas como o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) e o fortalecimento de práticas ambientais e de governança refletem esse engajamento. Quero parabenizar mais uma vez toda a comunidade por essa conquista!”, celebra o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

O desempenho da UFF nos ODS reflete um esforço coletivo que envolve pesquisadores, gestores, estudantes e técnicos administrativos. A universidade tem ampliado suas parcerias internacionais e estimulado a produção de conhecimento voltado para os desafios globais, o que fortalece sua relevância no cenário nacional e internacional. Segundo a pró-reitora de Extensão, Leila Gatti Sobreiro, ações extensionistas são fundamentais para tornar os ODS realidade nos territórios onde a UFF atua.

“Ao promover a interlocução direta entre universidade e sociedade, a extensão territorializa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de ações concretas, participativas e transformadoras. Iniciativas como o Programa de Promoção da Sustentabilidade, com ações como mobilidade por bicicleta, gestão de resíduos e o Projeto Carbono Zero, por exemplo, contribuem para a promoção da justiça social, da equidade, da sustentabilidade e do desenvolvimento local, tornando os ODS mais do que diretrizes, realidades vividas nos territórios onde a UFF está presente”.

O THE Ranking expressa o grau de envolvimento e compromisso de instituições de ensino superior mundo em apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – por meio de ensino, pesquisa e transferência de conhecimento – e incorporá-los em suas práticas, políticas e procedimentos. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos pelas Nações Unidas como um “plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”.

Assim, a avaliação considera o impacto da universidade na garantia de boas condições de vida, de estudo e de trabalho para a comunidade acadêmica, bem como na melhoria da qualidade de vida da população não-universitária, com práticas que beneficiam o entorno imediato e a contribuição para a construção de políticas públicas.

Categorias dos ODS 2030 da ONU.

A boa colocação da Universidade Federal Fluminense (UFF) no THE Impact Rankings 2025 pode representar mais do que um reconhecimento institucional: ela tem potencial para ampliar o alcance e o impacto das ações de extensão universitária, fortalecendo sua inserção social e capacidade de captação de recursos.

“ Esse desempenho evidencia a relevância dos projetos que articulam universidade e sociedade na busca por soluções sustentáveis. O reconhecimento internacional reforça a credibilidade da UFF junto a parceiros e financiadores. Com isso, amplia-se o potencial de impacto positivo tanto nos projetos quanto junto às comunidades atendidas. Além disso, o destaque no ranking fortalece a imagem institucional da UFF, atrai parcerias e pode ampliar o acesso a recursos públicos e privados, beneficiando tanto a comunidade acadêmica, quanto as comunidades envolvidas”, avalia a professora Leila Gatti.

A organização dos dados e sua consolidação para os rankings são conduzidas pelo Núcleo de Inovação e Divulgação Institucional (Nidi-UFF), responsável por sistematizar as informações que evidenciam o impacto social, ambiental e institucional da UFF. Além dos indicadores quantitativos, o THE Impact Rankings considera aspectos qualitativos, como políticas institucionais, práticas sustentáveis e ações de engajamento com a sociedade.

Para mais informações sobre o desempenho da UFF nos rankings, clique aqui.

Ir para o conteúdo