Em uma iniciativa para estreitar os laços entre a academia e a comunidade, a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou, entre os dias 17 e 19 de outubro, o jogo Conheça a UFF, como parte do evento “Desinformação Científica: Por Uma Ciência Aberta, Inclusiva e Soberana”. A atividade, coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFF), Thaiane Oliveira, integrou a Agenda Acadêmica da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024, cujo tema foi “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias”.
Com duração de aproximadamente uma hora, o jogo levou estudantes de escolas públicas e privadas a um circuito pelo campus do Gragoatá, utilizando mapas com quatro trajetos coloridos. Cada rota incluía pontos estratégicos, como o Pilotis do Bloco H, a Biblioteca Central e a Pista de Atletismo, onde os participantes respondiam a perguntas por meio de QR Codes.
“Pensamos em desenvolver uma atividade dinâmica e interativa, e a minha sugestão foi que utilizássemos um formato de quiz. A partir dessa proposta, estruturamos um circuito. Como o objetivo era que os estudantes conhecessem melhor a UFF, decidimos que seria importante levá-los a diferentes espaços do campus. Para isso, distribuímos QR Codes pelos blocos do Gragoatá, possibilitando que, ao escaneá-los, os participantes respondessem perguntas e realizassem tarefas relacionadas à temática de meio ambiente. Além disso, convidamos especialistas para colaborar com a atividade”, explica a pesquisadora do INCT-DSI/UFF e membro do Centro de Referência de Ensino do Combate à Desinformação (CODES), Tatiane Mendes.
As questões abordavam desde a história de Niterói até fatos relevantes sobre a UFF, incluindo personalidades que passaram pela instituição, a importância do Morro do Gragoatá e a tragédia do Morro do Bumba. As equipes, formadas por alunos das escolas, competiram entre si, incentivando a colaboração e o aprendizado dinâmico.
A ação reforçou o compromisso da universidade com a popularização da ciência e a democratização do conhecimento, aproximando jovens do ambiente acadêmico de forma lúdica e interativa.

