Na manhã desta terça-feira (20), o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Antonio Claudio da Nóbrega, recebeu em seu gabinete o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para a apresentação dos resultados de projetos em colaboração com o ministério, como o Espaço de Cuidado e o Projeto Empregar, além da prospecção de novas iniciativas estratégicas. Entre os destaques, discutiu-se um programa voltado ao diagnóstico do perfil familiar dos estudantes incluídos no cadastro único, com o objetivo de não apenas apoiar a formação acadêmica e a qualificação profissional, mas também estimular o empreendedorismo familiar e o desenvolvimento econômico regional.
“A sinergia entre a universidade pública e o poder público é essencial para a construção de políticas que transformam realidades sociais. A visita do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social na UFF demonstra o reconhecimento do papel estratégico da universidade no enfrentamento das desigualdades e na promoção do desenvolvimento econômico e social”, destaca o reitor da UFF, o professor Antonio Claudio Lucas da Nobrega.
Após a reunião, foi realizada a assinatura do termo de adesão ao Programa Acredita, uma iniciativa instituída pela Medida Provisória nº 1.213 e transformada em lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O termo foi firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e o município de Niterói, reforçando ações voltadas à inclusão produtiva e ao estímulo ao empreendedorismo. O programa visa reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil, promovendo geração de emprego, renda e crescimento econômico, com foco em famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), empreendedores informais, mulheres – que atualmente representam 84% do público do programa Bolsa Família – e pequenos produtores rurais.
Na cerimônia, também foi anunciado o repasse de recursos para o Projeto Fábrica do Futuro, coordenado pelo diretor da Faculdade de Engenharia, o professor José Rodrigues, que visa ampliar oportunidades de qualificação profissional e inclusão socioeconômica.
O evento contou com a presença da vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan; da deputada federal Benedita da Silva; da deputada estadual Elika Takimoto; do ex-ministro do Trabalho, Brizola Neto; além de diversas autoridades, incluindo secretários do ministério e vereadores municipais, como Raphael Costa, e a subsecretária de Acessibilidade de Niterói, Tânia Rodrigues.