O professor Sandro de Azambuja, vinculado à Faculdade de Administração da UFF, foi reconhecido como parecerista-destaque na 13ª edição do Prêmio Reconhecimento e Reflexão, promovido pela Revista Contabilidade & Finanças (RC&F), da Universidade de São Paulo (USP). A publicação é uma das mais relevantes da área de Ciências Atuariais no Brasil, com classificação Qualis A2 da Capes.
Atuando como parecerista da RC&F desde 2020, o docente já realizou diversas avaliações e também colabora com outras revistas e congressos acadêmicos da área. “É uma honra ser reconhecido por uma das mais relevantes revistas da área, que recepciona artigos relacionados a Ciências Atuariais. Tal reconhecimento demonstra que o esforço para orientar autores de artigos em previdência, saúde e seguros está gerando resultados para a RC&F e lança luz para a capacidade dos professores da Faculdade de Administração da UFF”, ressalta o pesquisador.
Com mais de 20 anos de experiência em previdência e saúde, o professor desenvolve pesquisas sobre previdência complementar, provisões atuariais, balanços patrimoniais e planos de saúde para servidores públicos. Ele destaca que critérios como originalidade, consistência metodológica e qualidade da escrita são essenciais para uma boa avaliação de artigos científicos.
“Os critérios mais importantes que considero durante o trabalho de avaliação de artigos científicos são a originalidade do que é defendido no artigo, a consistência dos resultados apurados e apresentados e se o texto encontra-se adequado às regras da língua portuguesa e da revista como um todo. Tenho preferência por pesquisas quantitativas por se aproximar mais da minha área de atuação, mas já avaliei alguns artigos com dados qualitativos também”, explica.
O professor destaca ainda o papel das revistas científicas para o avanço do conhecimento e na promoção do diálogo entre pesquisadores. “Essa premiação demonstra que na Faculdade de Administração da UFF há professores capazes de atuar como pareceristas, além de aproximar nossos departamentos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, onde a revista foi criada”, conclui.

