Nesta quinta-feira, 10 de julho, foi realizada, na Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), a assinatura do termo de cooperação para a realização da 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em 2026 na cidade de Niterói. A cerimônia, que oficializa a parceria institucional entre a universidade, o município e a entidade científica, contou com a presença do reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Representando a SBPC, estiveram as conselheiras Ligia Bahia e Eliane Volchan, além do secretário regional Thiago Signorini.
“Sediar a Reunião Anual da SBPC é um momento histórico para a UFF e para Niterói. Receber este evento, que reúne os maiores nomes da ciência brasileira, reflete nosso compromisso com a excelência acadêmica e com o papel estratégico da universidade pública no desenvolvimento nacional. Niterói, com sua tradição cultural e vibrante vida intelectual, é o ambiente perfeito para este encontro que fortalece a pesquisa, a educação e sua conexão com a sociedade. A UFF se orgulha de ser palco desse diálogo transformador, que, seguramente, vai trazer avanços e gerar impactos reais e positivos para a população do país”, celebra o reitor.
O acordo marca o início dos preparativos para o maior evento científico da América Latina, com expectativa de reunir mais de 30 mil pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil em atividades acadêmicas, culturais e de divulgação científica em julho do próximo ano. A Reunião Anual tem programação diversificada, que inclui atividades como a SBPC Jovem, SBPC Cultural, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência.
“Temos a alegria de receber a Reunião Anual da SBPC pela primeira vez na história. Niterói é uma cidade amiga da ciência, que tem vocação para a cultura e para a inovação, e a parceria com a UFF, através de várias iniciativas, é uma demonstração clara desse compromisso. Eu tenho certeza que nós vamos realizar o melhor encontro anual da história da SBPC”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Para a conselheira Ligia Bahia, a conjuntura positiva favorece o sucesso do evento. “Temos uma expectativa muito grande para essa Reunião na UFF no próximo ano. Os eventos da SBPC estão interligados a diversos fatores que se reúnem nesta parceria: temos uma sede maravilhosa em Niterói, uma grande universidade federal e um apoio político e institucional fundamental para a realização. Vamos promover esse evento com muita densidade científica e de experiências”.
Já o secretário regional da SPBC, Thiago Signorini, identifica, na assinatura do acordo, uma grande parceria em prol do desenvolvimento da sociedade. “Temos muito a ganhar com esse ambiente de apoio do município e de uma universidade dessa magnitude. É um desafio pensar, junto com a classe política, as experiências passadas para conseguir projetar a ciência nos próximos anos. Por isso, é fundamental unir a classe acadêmica para pensar políticas públicas baseadas em evidências científicas e, ao mesmo tempo, pensar em um cenário favorável de financiamento da ciência, com o objetivo de continuar apoiando essa própria comunidade acadêmica ao longo dos próximos anos”.

Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de ciência e tecnologia e difundir os avanços científicos no país. Neste ano, a 77ª Reunião Anual acontece em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. A UFF e a Prefeitura de Niterói participam do evento com um estande para apresentar a universidade e a cidade de Niterói como anfitriãs da Reunião de 2026.

