
No dia 3 de outubro de 2025, a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou o Simpósio Outubro Rosa: Conscientização sobre o Câncer de Mama através da Tecnologia e Arte, no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O evento, organizado pelas professoras Salete Rêgo e Cristina Pantaleão, do Departamento de Radiologia, teve como propósito sensibilizar e informar a comunidade sobre o câncer de mama, abordando desde métodos de detecção até os mitos e verdades relacionados ao tratamento.
Durante a abertura, o vice-reitor da UFF, professor Fabio Barboza Passos, ressaltou a importância da iniciativa como uma ação estratégica de prevenção e de promoção da saúde. Ele destacou que eventos dessa natureza não apenas aproximam a comunidade acadêmica de práticas de cuidado e bem-estar, mas também estimulam a reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na manutenção da qualidade de vida.

“Encontros como este fortalecem a cultura do autocuidado, ampliam o acesso à informação e incentivam o diagnóstico precoce — uma prática fundamental que pode salvar vidas e reduzir impactos no sistema de saúde”, afirmou o vice-reitor.
A programação contou com palestras sobre a importância da imagem médica, o panorama do câncer de mama no Brasil e no HUAP/UFF, além de sessões voltadas à quimioterapia, cirurgia, radioterapia e à abordagem multidisciplinar do tratamento, com a participação de especialistas da área.
A realização do simpósio foi um desdobramento do projeto Manas & Mamas – Vozes da Superação, que alia ciência, tecnologia e arte na conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa inclui um perfil no Instagram (@manasemamas.uff), em parceria com a professora Elianne Ivo , do curso de Cinema, onde mulheres em processo de recuperação compartilham relatos marcantes de luta e esperança, acompanhados de fotos e vídeos produzidos artisticamente.

@manasemamas.uff
Informação qualificada no enfrentamento da doença
Criada em 1990, a mobilização internacional do Outubro Rosa ganha cada vez mais força com os discursos de autocuidado e prevenção voltados às mulheres. Atualmente, a campanha aborda também o câncer de colo de útero, que pode ser evitado com a vacina de HPV a partir dos nove anos de idade. O tumor de mama, no entanto, continua sendo o mais recorrente: segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2024, ele representa aproximadamente 28% dos novos casos de câncer em mulheres. Exames regulares, hábitos saudáveis e o autoconhecimento podem ajudar a conter os riscos da doença, ainda que os fatores genéticos sejam significativos para a incidência da doença.
No “UFF Responde” desta semana, seção do site institucional dedicada a temas contemporâneos de interesse da sociedade, a professora do departamento de Radiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do setor de Diagnóstico Mamário do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), Salete de Jesus Rêgo, esclareceu dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Não deixe de conferir aqui neste link!