A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Prefeitura de Niterói, inaugurou na última semana o ponto de coleta do Reciclotron, instalado no Campo de São Bento e integrado ao Sandbox Regulatório do município. A iniciativa busca dar destino adequado ao lixo eletrônico, estimular a economia circular e oferecer benefícios sociais à comunidade. Com o funcionamento do ponto de coleta, a cada tonelada de material recolhido, um computador é destinado a projetos sociais.
O Reciclotron é uma startup de impacto socioambiental criada por estudantes e professores da UFF, incubada na Agência de Inovação (Agir), no Campus de Nova Friburgo, e apoiada pela Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS) da universidade. A proposta alia tecnologia, inovação e responsabilidade social para promover o consumo consciente, a reciclagem de resíduos eletrônicos e a inclusão digital.

Inauguração do ponto de coleta do Reciclotron, no Campo de São Bento (Icaraí) – Foto: Divulgação
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil produz anualmente cerca de 1,4 milhão de toneladas de resíduos eletroeletrônicos (REEE), mas menos de 5% desse volume é reciclado. O descarte inadequado representa risco à saúde e ao meio ambiente, já que substâncias tóxicas presentes nesses materiais contaminam o solo e as águas. A falta de conhecimento do consumidor e a dificuldade de identificar pontos de reciclagem, e o que pode ser reciclado estão entre os principais motivos. O Reciclotron surge, portanto, como uma solução inovadora e eficiente para o desafio de conectar quem quer reciclar com quem recicla.
Para cada produto descartado, os usuários ganham Reciclopontos equivalentes. A moeda digital vale descontos na rede Reciclopontos de amigos do meio ambiente. A iniciativa recompensa mais do que o valor do resíduo, o que vale é a atitude do consumidor que usa o próprio lixo para transformar em novas compras da cadeia de produtos sustentáveis, por exemplo, na feira orgânica, feira de artesanato e lojas próximas da praça. A pontuação acumula num placar e permite mostrar os campeões, com distribuição de prêmios Reciclopontos todo domingo.
O projeto é fruto de uma ação conjunta entre a UFF, a Prefeitura de Niterói, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e outras instituições parceiras.
Para mais informações, acesse a página do projeto.
