Notícia

Diálogo e cooperação: UFF e FAPERJ alinham novos projetos e parcerias

Em mais um importante momento de articulação institucional, o reitor da Universidade Federal Fluminense, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, recebeu em seu gabinete, hoje (4), a presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Caroline Alves da Costa. A reunião teve como foco o alinhamento de futuras parcerias estratégicas e a apresentação de projetos da UFF contemplados por editais da fundação, além de avanços promovidos por meio da colaboração entre as instituições.

Durante o encontro, foram discutidas iniciativas voltadas para áreas estratégicas como a economia do mar, a inovação tecnológica e científica, e o desenvolvimento regional. Neste último eixo, destacou-se a importância de projetos voltados à interiorização do ensino superior, especialmente em áreas como a agricultura e a economia local. O reitor ressaltou como a presença da UFF em todo o estado do Rio de Janeiro posiciona a universidade como agente fundamental para impulsionar o desenvolvimento economico e social. 

“Foi uma reunião muito produtiva de apresentação dos múltiplos projetos, iniciativas e interações que a UFF possui com a FAPERJ e com o estado do Rio de Janeiro. Descrevemos à presidente como a universidade está organicamente inserida em todo o território fluminense. Esperamos agora o fortalecimento dessa cooperação, tanto em ações científicas quanto institucionais, com foco em projetos de impacto estratégico para o estado e em consonância com a missão pública da UFF”, afirmou o reitor Antonio Claudio Lucas da Nobrega.

A presidente da FAPERJ também ressaltou a relevância do encontro para a construção de uma agenda de desenvolvimento mais integrada, com participação efetiva das universidades nas soluções para os desafios do estado.

“É extremamente importante essa sinergia. Hoje a FAPERJ atua pensando no desenvolvimento do estado como um todo. Queremos aproximar as universidades dos municípios para que juntos possamos trabalhar soluções concretas. A UFF já é uma grande parceira nesse processo, e nossa intenção é fortalecer ainda mais essa construção coletiva”, afirmou Caroline Alves da Costa.

Entre os pontos abordados, destacaram-se ainda os projetos dos Hub de Inovação nos polos de Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo e Rio das Ostras, além das ações da Agência de Inovação  da UFF. A reunião também reforçou o compromisso da FAPERJ com a consolidação de redes e laboratórios, em áreas como biotecnologia, tecnologias sociais, startups e interiorização da ciência.

A pró-reitora de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Mônica Savedra celebrou o evento “Este encontro reafirma o papel da UFF como protagonista na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e social do Rio de Janeiro, atuando em rede com o estado e consolidando parcerias institucionais duradouras”. 

Após o encontro, a presidente da FAPERJ e sua equipe, acompanhada da equipe da Proppi conheceram parte das instalações da UFF. 

Ir para o conteúdo