Notícia

Produção científica da UFF agora está disponível na rede

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF é a primeira universidade federal do Estado do Rio de Janeiro a implementar uma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).
Implementada pelo Núcleo de Documentação (NDC) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), a BDTD já disponibiliza na rede mundial de computadores teses e dissertações das áreas de Educação, Física, Geociências, Geoquímica e Matemática, perfazendo um total de 20 teses já publicadas. Também estão em vias de publicação teses das áreas de Química e Química orgânica.
A implementação desse tipo de biblioteca faz parte de um projeto concebido pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) e apoiado pela Finep, que pretende agregar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas diversas instituições de ensino superior nacionais e integrá-las à biblioteca digital da Virginia Tech University.
Para disponibilizar a tese ou dissertação na BDTD o autor deve primeiramente preencher um formulário autorizando a veiculação e também contatar a secretaria do curso de pós-graduação. O formulário pode ser retirado nas bibliotecas e nas secretarias dos cursos e, futuramente, também no próprio site da biblioteca, www.bdtd.ndc.uff.br.

Pular para o conteúdo