O reitor da UFF, professor Roberto Salles, é uma das personalidades indicadas pelo jornal “O Globo” ao Prêmio Faz Diferença. Em sua quinta edição, a premiação homenageia os brasileiros que mais se destacaram em 2007 e contribuíram, com seu trabalho, para mudar o Brasil.
São três indicados em 15 categorias, correspondentes a editorias do jornal: País, Rio, Economia, Mundo, Esportes, Prosa & Verso, Revista da TV, Ciência/História, Revista O Globo, Segundo Caderno/Cinema, Segundo Caderno/Teatro, Segundo Caderno/Música, Ela, Megazine e Razão Social. Em cada uma dessas áreas, os indicados serão submetidos a um júri composto por cinco votos: os de três jornalistas de “O Globo”; o dos vencedores do ano passado; e o resultante da votação popular por meio de “O Globo Online”.
O professor Roberto Salles concorre na categoria Megazine – caderno semanal, com circulação às terças-feiras -, por ter implantado o sistema de bônus no vestibular, considerado mais justo do que a cota racial, pois permite a inclusão social independentemente da cor da pele do candidato. O nadador Daniel Dias e a ONG Morrinho também concorrem nesta categoria.
Também será premiada a Personalidade do Ano, escolhida por um júri especial composto por seis jornalistas e pelo presidente da Fecomércio–RJ, que apóia o evento.
O público pode votar, até o dia 14 de dezembro, nos indicados em cada uma das 15 categorias. Só será permitido um voto em cada categoria. A votação popular pode ser efetuada pelo site www.oglobo.com.br/fazdiferenca.
O resultado da votação será publicado em 22 de dezembro, num caderno especial do jornal “O Globo”. Os vencedores receberão troféu e diploma, numa cerimônia em março de 2008.