Notícia

Sobre a matéria de O Globo de 22 de Dezembro de 2004 – “MEC fecha cursos de mestrado de UFRJ e UERJ”

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A avaliação dos cursos de pós-graduação promovida pela Fundação CAPES-MEC é um instrumento importante para a consolidação dos programas de pós-graduação do país, sobretudo com respeito a sua qualidade acadêmica, a sua abrangência nacional e a sua inserção internacional. A UFF apóia a CAPES no processo de avaliação, visto que este contribui para o sucesso do ensino superior, público e de qualidade no Brasil.
O último processo de avaliação trienal da CAPES mostrou um crescimento quantitativo e qualitativo sem precedentes nos programas de pós-graduação da UFF. Em particular, 20% dos nossos programas subiram de nível, em compasso com um crescimento significativo da pesquisa na universidade. Os dois únicos cursos da UFF, Anatomia Patológica e Ciências Veterinárias, que aparecem na reportagem como descredenciados, já estavam em processo de reestruturação e fusão com outros cursos, de acordo com processo de avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF e com orientações recebidas dos consultores da CAPES.
De fato, pela reestruturação proposta pela UFF e aceita pela CAPES (ofício 250-01/2004 da CAPES) a UFF ficará com um único curso de mestrado e doutorado em Patologia Experimental, o qual incorporará áreas de concentração – inclusive em anatomia patológica. O antigo curso de Anatomia Patológica naturalmente já não faria sentido a partir de 2005 graças a essa reestruturação. Estas ações refletiram uma melhoria significativa do perfil acadêmico da área de Patologia da UFF, e o curso de Patologia Experimental inclusive subiu de conceito nesta última avaliação.
Consultores da CAPES há algum tempo vinham recomendando que o nosso curso de Ciências Veterinárias fosse reestruturado e unido ao curso de Medicina Veterinária. Esta recomendação era endereçada à implantação de um Programa de Mestrado e Doutorado na UFF em Medicina Veterinária com forte perfil acadêmico, envolvendo, sobretudo, reprodução animal e clínica veterinária. Este processo já está em curso na universidade e, portanto, o resultado da avaliação da CAPES no tocante ao curso de Ciências Veterinárias está devidamente equacionado no âmbito da UFF. A nossa área da Veterinária saiu reconhecida neste último processo de avaliação e conta hoje com um Curso de Mestrado em Medicina Veterinária (Cirurgia e Clínica Veterinária) com conceito 5 e outro Curso de Mestrado e Doutorado em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal também com conceito 5. Anteriormente, ambos possuíam conceito 4. Em breve estaremos submetendo à CAPES o projeto de um Curso de Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária, que envolverá também a área de reprodução animal e a massa crítica mais qualificada do Curso de Ciências Veterinárias.
A UFF espera poder contar sempre com a participação da imprensa, não só no apontamento de eventuais fragilidades das melhores universidades públicas, mas também na valorização do esforço de professores, alunos e funcionários que, apesar das restrições orçamentárias tão conhecidas, têm conquistado para a universidade brasileira um padrão de reconhecimento internacional. A UFF espera também que a imprensa possa ser um precioso interlocutor da comunidade científica junto ao governo e ao congresso para a ampliação de verbas visando a consolidação de programas de pós-graduação e grupos de pesquisa.

Pular para o conteúdo