A mostra “De onde vem a calma” reúne quadros da jovem artista plástica Patrícia Borde, aluna do curso de História da UFF, que aos 19 anos faz sua primeira exposição individual, dentro da Agenda Acadêmica. A inauguração é nesta segunda-feira, 26 de novembro, às 18h, na Galeria de Artes do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), no Campus do Gragoatá, Bloco O, térreo. A exposição fica no local até o dia 30, com visitação das 15h às 19h.
As obras transitam por variados estilos e técnicas, que vão desde releituras e paisagens até abordagens mais contemporâneas, propondo um ideal artístico mais intuitivo e onírico, de uma prática que significa para a artista uma forma de obter serenidade e tranqüilidade em seu dia-a-dia.
Nascida em Niterói, Patrícia Borde iniciou seus estudos de desenho e pintura aos 13 anos, com o professor Antonio Machado. Em 2002 e 2003 estudou no Atelier R. Paragó e no Espaço Virtuosi com o artista plástico Rafael Vicente. Em 2004 e 2005 retornou seus estudos com o professor Antonio Machado. Atualmente vem aperfeiçoando suas técnicas no Atelier Rafael Vicente – Espaço de Artes Visuais.
Em 2003, conquistou o 2º lugar da categoria infanto-juvenil da 7ª Gincana de Pintura do 8º Grupo de Artilharia de Costa Motorizada, em Jurujuba, tendo seu trabalho publicado no Livro de Arte & Agenda 2004 do Parthenon Centro de Arte e Cultura. Ainda em 2003, participou de duas exposições coletivas, uma realizada pelo Atelier R. Paragó no Centro Cultural La Salle, e outra, “26 Momentos na Pintura”, realizada no Espaço Virtuosi. Em 2005 e 2006 participou do evento Niterói Artes de Portas Abertas.
Em 2007, a artista encerra o ano com sua primeira exposição individual “De onde vem a calma”, na Galeria de Artes do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF.