Palestras, dinâmicas, depoimentos e dança fizeram parte do 3º Encontro de Bolsistas de Extensão, realizado nessa quarta-feira, dentro da programação da Agenda Acadêmica. O encontro tem como intuito valorizar a interação entre os participantes das atividades de extensão e promover reflexão sobre a importância delas no contexto social, político e cultural do país. A reunião contou também com a presença de voluntários e coordenadores de projetos de extensão.
A abertura teve a presença do pró-reitor de Extensão, professor Luiz Antônio Botelho Andrade, e dos coordenadores da Proex. Luiz Andrade conceitualizou extensão como diálogo entre a universidade e a sociedade, lugar de trocas mútuas de conhecimento para solução de problemas. O professor reafirmou também a necessidade de pesquisa e ensino para a realização da extensão. Os coordenadores falaram do funcionamento da pró-reitoria, de sua organização interna e da busca de financiamento para aumento do número de projetos e bolsas. O professor Antonio Lyra, coordenador de Infra-Estrutura de Extensão e presidente da comissão organizadora do Encontro de Bolsistas, agradeceu aos bolsistas, que não só participam como o organizam. A logomarca, o material de divulgação, as flores que ornamentavam o encontro foram sorteadas aos alunos e houve apresentação cultural promovida por projetos e bolsistas da extensão.
Os grupos de trabalho formados pelos encontristas avaliaram a extensão e concluíram que aprender por meio de atividades práticas e conviver, trocar conhecimento e colaborar com a comunidade são os pontos altos do trabalho extensionista. Colocaram como metas uma melhor comunicação e interação entre os projetos de forma a realçar a interdisciplinaridade e uma maior divulgação para que a comunidade da UFF e a sociedade possam conhecer as realizações nas diversas áreas da extensão.