Notícia

Fenashore: UFF participa de feira para promover indústria naval e offshore

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF é uma das parceiras na promoção da Fenashore – Feira e Conferência Internacional de Tecnologia Naval e Offshore, que será realizada em setembro de 2005. A organização é do Niterói Polotec (Pólo Tecnológico de Niterói), e o objetivo é fomentar o desenvolvimento da indústria naval e offshore (extração de petróleo em águas profundas) na região.
A cerimônia de lançamento da feira foi realizada no dia 23 de novembro, no Solar do Jambeiro, com a presença do senador Saturnino Braga, do prefeito Godofredo Pinto e do reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues.
O evento será uma oportunidade de reunir as comunidades científica, governamental e empresarial. A atuação da UFF permite combinar todas as suas atividades principais: ensino, pesquisa e extensão para fomentar a produção e difusão de ciência, tecnologia e inovação na indústria naval e offshore.
A UFF firmou convênio com a Firjan para capacitar pessoal em níveis de graduação e pós-graduação na área de engenharia naval e offshore, tornando-se assim um centro de apoio tecnológico às empresas do setor.
A região de Niterói e cidades vizinhas tem um importante papel histórico na indústria naval, iniciado no século XIX, por meio do estaleiro da Ponta d’Areia do Visconde de Mauá, e mantido ao longo do século XX, representando o maior parque da indústria naval brasileira até seu declínio nos anos 1980.

Pular para o conteúdo