O livro “Rotinas de diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias” (Editora Atheneu) teve sua segunda edição lançada no mês de agosto após o esgotamento da primeira, que teve lançamento em outubro de 2004. Com mais de 160 capítulos e 11 artigos especiais, a primeira edição foi utilizada naquele período na maioria das universidades brasileiras por apresentar uma visão médica atual para estudantes de Medicina e médicos formados.
Dos autores Walter Tavares e Luiz Alberto Carneiro Marinho e colaboradores, a obra traz, agora em 178 capítulos, o esclarecimento de professores e médicos a respeito de doenças infecciosas e parasitárias por meio de situações vividas no dia-a-dia.
A realização da obra contou com apoio de docentes e médicos dos serviços de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) da Universidade Federal Fluminense, e do Hospital Giselda Trigueiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Com leitura fácil e capítulos objetivos e atualizados, a atual edição apresenta algumas inovações: o ordenamento dos capítulos em ordem alfabética e a idealização de uma segunda seção contendo capítulos especiais, separada da primeira (“Rotinas de diagnósticos e tratamento”), para facilitar a procura do leitor.
Por meio de uma visão prática e embasamento teórico, o livro auxilia tanto médicos com vivência profissional, como residentes, internos e estudantes, e pretende dar respostas com qualidade científica aos problemas vividos por eles no tratamento dessas doenças.