A Universidade Federal Fluminense reuniu-se com autoridades locais e o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Nelson Maculan, para celebrar a repactuação do convênio com a Prefeitura de Rio das Ostras, que agora também tem o apoio financeiro do ministério. Durante o evento no Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro) nesse sábado, dia 16, os candidatos que passaram no concurso realizado neste ano foram empossados simbolicamente.
Um dos principais pontos abordados na comemoração foi a educação como chave para o progresso no Brasil, onde uma pequena parcela da população consegue chegar ao ensino superior. O professor Nelson Maculan foi enfático quanto à importância da expansão de universidades no país – apenas 11% da população, de 18 a 24 anos, têm acesso ao terceiro grau, incluindo instituições públicas e privadas. “O projeto da criação deste pólo se enquadrou dentro da política de expansão do MEC, que leva o ensino para cidades longe das grandes metrópoles”, afirmou. O secretário ainda ressaltou que a atividade acadêmica não pode se restringir à educação. “Deveria haver mais espaço nas universidades públicas para eventos culturais com a participação dos alunos, como tirá-los um pouco das salas de aula e também inseri-los em trabalhos com pesquisas”, argumentou.
Para o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, a permanência da instituição em Rio das Ostras era vital. “As universidades devem se preocupar mais com o ensino, porque dela sairão os futuros profissionais”, disse. Cícero Rodrigues está otimista quanto ao progresso do Puro na cidade. E não descarta a possibilidade de que o centro de ensino torne-se uma universidade, “em 10, 15 anos”. Segundo ele, a UFF também poderia ter esse papel, o de ajudar no crescimento do pólo, que no futuro poderá ser uma nova universidade federal.
Cícero Rodrigues defendeu maior flexibilização na metodologia de ensino. O reitor considera a hipótese de que cada aluno tenha um modelo de educação mais apropriado. Como o ensino à distância, semipresencial e não apenas o já conhecido atualmente.
Destacando a importância do Puro para o município, o prefeito Carlos Augusto Balthazar disse que, com o auxílio do MEC, será possível sustentar o pólo que também recebe alunos de cidades vizinhas e outros estados.
Com a repactuação do convênio UFF e Prefeitura de Rio das Ostras, o Puro terá como sede definitiva o atual endereço, na Escola Municipal Maud Ugliose Telles, Rua Recife, Lotes 1 a 7, Quadra 1, Jardim Bela Vista, o que não estava definido na assinatura do convênio.