Notícia

Perspectivas para o Centro de Niterói serão debatidas na UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Com a preocupação de reconhecer o que está ocorrendo com o centro de Niterói atualmente e buscar propostas para sua revitalização em vários aspectos, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (Nephu) da UFF, promoverão, no dia 25 de agosto, o seminário “Perspectivas para o Centro de Niterói – desafios, projetos e ações”.

O evento tem o apoio do Laboratório Globalização e Metrópole e do Grupo de Pesquisa Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF e da Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit). É destinado a técnicos, estudantes, professores, lideranças comunitárias e todos os interessados na questão urbana.

Os principais objetivos são promover o debate sobre as dinâmicas do Centro, em seus diversos aspectos (habitacional, urbanístico, político, econômico, social, cultural, turístico, segurança), dar visibilidade e reconhecer propostas e projetos em desenvolvimento para o Centro de Niterói, com suas diferentes abordagens relativas à gestão dos projetos e ao tratamento do tecido urbanístico e social e viabilizar a formação de forças sócio-políticas conjuntas que dinamizem os processos de apropriação democrática do Centro para habitação, trabalho e lazer.

Participam do seminário representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Prefeitura Municipal de Niterói, Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit) e do Laboratório de Habitação da Universidade de São Paulo/LabHab-USP.

A abertura da programação será às 9h. Às 10h será apresentada a mesa-redonda “Abordagens relativas à gestão dos projetos e ao tratamento do tecido urbanístico e social” e às 14h será instalada a segunda mesa de trabalho: “Propostas para o Centro de Niterói”.

O seminário será realizado no Auditório da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, localizado na Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói.

Pular para o conteúdo