Com a preocupação de reconhecer o que está ocorrendo com o centro de Niterói atualmente e buscar propostas para sua revitalização em vários aspectos, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (Nephu) da UFF, promoverão, no dia 25 de agosto, o seminário “Perspectivas para o Centro de Niterói – desafios, projetos e ações”.
O evento tem o apoio do Laboratório Globalização e Metrópole e do Grupo de Pesquisa Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF e da Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit). É destinado a técnicos, estudantes, professores, lideranças comunitárias e todos os interessados na questão urbana.
Os principais objetivos são promover o debate sobre as dinâmicas do Centro, em seus diversos aspectos (habitacional, urbanístico, político, econômico, social, cultural, turístico, segurança), dar visibilidade e reconhecer propostas e projetos em desenvolvimento para o Centro de Niterói, com suas diferentes abordagens relativas à gestão dos projetos e ao tratamento do tecido urbanístico e social e viabilizar a formação de forças sócio-políticas conjuntas que dinamizem os processos de apropriação democrática do Centro para habitação, trabalho e lazer.
Participam do seminário representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Prefeitura Municipal de Niterói, Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit) e do Laboratório de Habitação da Universidade de São Paulo/LabHab-USP.
A abertura da programação será às 9h. Às 10h será apresentada a mesa-redonda “Abordagens relativas à gestão dos projetos e ao tratamento do tecido urbanístico e social” e às 14h será instalada a segunda mesa de trabalho: “Propostas para o Centro de Niterói”.
O seminário será realizado no Auditório da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, localizado na Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói.