A UFF está realizando uma série de obras e serviços de manutenção em suas dependências, desde troca de lâmpadas dos postes dos campi até readequação do espaço físico na Faculdade de Direito. São mais de 20 ações iniciadas desde dezembro que têm como objetivo melhorar a estrutura dos prédios e propiciar mais conforto aos alunos.
Segundo o gerente de Manutenção da Gerência de Engenharia e Manutenção (GEM), Luiz Augusto Cury Vasconcellos, algumas das obras e reformas devem terminar em junho, como pintura e reparos em salas de aulas e laboratórios do Instituto Biomédico; a reforma para instalação de laboratório de Nutrição e a readequação do espaço físico na Faculdade de Direito. Em seguida, estão previstas a construção da edificação da Unidade de Humanidade do Pólo Universitário de Volta Redonda e a reforma do casarão do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs).
A GEM, ligada à Coordenadoria de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (Caep) da Superintendência de Administração (SDA), faz ainda levantamento das edificações, número de salas e apura o que está quebrado, com defeito e necessitando ser reposto. A gerência compra o material e faz a reforma nos prédios. O projeto, chamado Planejamento Eficiente, foi aprovado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e é visto como pioneiro a ponto de ter sido apresentado a outras instituições. O resultado do projeto será debatido no 1º Encontro Nacional de Manutenção das Ifes.
Plantões nos fins de semana e feriados – De acordo com a GEM, existem plantões de eletricistas e bombeiros aos sábados, domingos e feriados. As unidades têm em suas guaritas os telefones dos profissionais que podem ser acionados em caso de emergência relacionada à manutenção.