Notícia

LEV lança concurso para economia de energia

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Laboratório de Energia dos Ventos (LEV) da UFF lançou no dia 7 de fevereiro o concurso “Sua idéia vale um prêmio” no Auditório da Escola de Engenharia. Estiveram presentes na cerimônia o reitor da universidade, Cícero Rodrigues, diretor do Centro Tecnológico, Wainer da Silveira e Silva, diretor da Escola de Engenharia, Emmanuel Paiva de Andrade, diretor do LEV, Geraldo Tavares, e o chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, Timóteo Luiz da Costa.
Podem participar do concurso alunos, professores ou servidores da UFF. Basta enviar um projeto sobre economia de água ou energia elétrica na universidade. As três melhores propostas serão premiadas com um micro-computador, um curso de língua estrangeira oferecido pelo Prolem e um curso de informática, pela Fundação Euclides da Cunha (FEC). A premiação será no dia 5 de julho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente.
Para o reitor, o Programa de Ecoeficiência da UFF é extremamente importante, pois permite que recursos do orçamento da universidade possam ser remanejados para outras áreas devido à redução das contas de água e luz, resultado da implementação do projeto. Além disso, enfatizou a participação dos estudantes. “Hoje a universidade funciona como laboratório vivo, absorve seus alunos para estágios, aliando teoria à prática. Assim, os estudantes da UFF qualificam-se melhor para o mercado de trabalho”.
O diretor da Escola de Engenharia comentou a importância de a própria universidade utilizar seus recursos para aumentar sua eficiência. “Fico muito feliz de ver a Escola fazendo um trabalho que ajudará toda a universidade”.
O professor Geraldo Tavares, diretor do laboratório responsável por este programa, citou tentativas anteriores de economia na UFF e destacou o sucesso deste projeto: “Hoje temos um programa de ensino, pesquisa e extensão na área de ecoeficiência, de acordo com o objetivo das universidades, que é desenvolver conhecimento para passar aos alunos e à sociedade”.
Entre as conquistas do programa de ecoeficiência da UFF estão a renegociação dos contratos de fornecimento de energia, a obtenção de isenção de ICMS e a redução de 4 mil luminárias, sem prejuízo na iluminação. Além disso, o programa conquistou o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, no biênio 2002/2003, promovido pela Eletrobrás.

Pular para o conteúdo