Inclusão na Universidade

UFF oferece pré-vestibular gratuito

Por Clarisse Eichler e Sandra Amancio

Há quase 12 anos, o curso ajuda alunos carentes na preparação para o vestibular (Imagem: Divulgação)

Quem nunca sonhou fazer uma faculdade federal? Para realizar esse sonho é necessária muita dedicação aos estudos e, se possível, uma preparação por meio dos pré-vestibulares. Os cursos preparatórios estão cada vez mais caros, e por isso, às vezes, se tornam inacessíveis a algumas pessoas.

Para tornar possível o acesso a um pré-vestibular a alunos que não têm condições de pagar, a Universidade Federal Fluminense (UFF) criou, em 2000, o Pré-Universitário Popular da UFF na Engenharia. O curso é oferecido gratuitamente a 140 alunos todo ano. Somente em 2010, 700 pessoas se inscreveram. Placedo Barbosa, coordenador do curso, lembra que nos primeiros anos faltavam alunos para preencherem as vagas.

“Nós fazíamos divulgações em jornais e cartazes para atrair alunos, hoje nem precisamos fazer isso porque o número de inscritos é muito superior ao número de vagas”, disse o coordenador.

A expectativa é para a abertura de mais vagas quando a obra de expansão do campus da engenharia ficar pronta, pois novas salas deverão ser cedidas para o pré-vestibular.  Atualmente, são duas salas. A falta de salas dificulta também as aulas de monitoria, que, às vezes, precisam ser na coordenação. Os alunos têm 20 disciplinas ministradas por 32 professores, sendo que 14 são voluntários e o restante recebe bolsa da Pró-Reitoria de Extensão da UFF. Para Rômulo Germano, professor voluntário do curso há três anos, a maior satisfação é ver que os alunos não estão na aula obrigados pelos pais, mas sim pela própria vontade deles.

“É uma troca muito grande. Primeiro para nós que ainda estamos na academia é uma forma de exercitar a nossa futura profissão e a outra é que nós estamos contribuindo para as pessoas que não têm condições de pagar um pré-vestibular” afirmou Germano, que se formou este ano em Geografia pela UFF.

O último levantamento feito pelo curso para saber quantos alunos passaram no vestibular é de 2008, quando 67 dos 140 alunos foram aprovados. De acordo com os coordenadores, há dificuldades para saber essa informação porque muitos alunos não têm telefone residencial e nem sempre o número do celular permanece o mesmo ao final do curso.

“Este ano, nós fizemos uma planilha em que cada aluno colocou o número de inscrição nos vestibulares e o número do CPF, porque assim nós mesmos da coordenação poderemos saber quais alunos passaram”, explicou Raphaela Almeida, coordenadora do curso.

Os alunos são selecionados por meio de uma prova e um questionário socioeconômico. Só podem participar pessoas que já concluíram o Ensino Médio ou que vão concluir em 2012. O edital já está disponível. As inscrições para o processo seletivo são feitas primeiramente pelo site, até o dia 8 de janeiro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 10. As aulas do curso acontecem de segunda a sexta-feira das 18 às 22h no campus da Engenharia da UFF no bairro de São Domingos.

Alunos retornam para ministrar aulas

Paula Rodrigues, 21 anos, depois de concluir o Ensino Médio por meio de um supletivo, procurou o pré-vestibular na Engenharia por indicação de uma amiga, que já havia feito o curso. Prestando vestibular para jornalismo, Paula já faz planos para o ano que vem: se não passar para a faculdade este ano, a jovem pretende começar a trabalhar e continuar a estudar à noite no curso. Estudar em faculdade particular não faz parte dos planos dela: “As federais são mais renomadas, tanto que alunos de colégios particulares querem entrar em faculdades federais”.

Alguns professores sabem o que os alunos estão sentindo. Isso porque alguns deles, além de ex-vestibulandos, são também ex-alunos do Pré-Universitário Popular da UFF na Engenharia. Depois que conseguiram passar no vestibular, eles retornaram ao curso, mas agora como professores. É o caso de Vitor Vieira, aluno do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que hoje ministra aulas no curso. Além dele, alunos da própria UFF e de outras universidades ajudam nas aulas.

Tagged as: , ,

1. Gostaria de saber quais os critérios de inscrições??
    E se ainda tem vaga pra esse ano?? Quando começa?

2. eu quero fazer um curso gratuito para o pré -vestibular publico

3. Gostaria de saber se ainda existe vagas?