Aníbal Bragança
Aníbal Bragança é bacharel em História (UFF), mestre e doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Bolsista de produtividade e consultor ad hoc do CNPq. Dedica-se à pesquisa nas áreas do livro e leitura, da tecnologia do impresso e da cultura letrada,. Responsável pelo Núcleo de Pesquisa Livro e História Editorial no Brasil (Lihed/UFF). Autor de Livraria Ideal. 2ª. ed., Edusp, 2009, co-organizador de Comunicação, acontecimento e memória, S. Paulo, Intercom, 2005.
Mais informações em www.uff.br/lihed e no currículo Lattes
Pesquisa
Projeto em andamento com bolsa de produtividade do CNPq (2009-2011):
Título: “‘Sem livros não há instrução’. Reformismo ilustrado, estímulo à leitura na Colônia e a ação em Lisboa do botânico e editor Frei José Mariano da Conceição Veloso (1795-1808)”.
Pesquisa que pretende contribuir para maior conhecimento daquela que poderá ser considerada a primeira editora brasileira, a Casa Literária do Arco do Cego, dirigida por Frei Veloso, voltada especialmente para a edição e difusão de livros com os novos conhecimentos na área das técnicas agrárias, e os resultados de sua ação na colônia no âmbito do projeto de criação de um império luso-brasileiro.

