Cezar Migliorin

 

Apresentação

Cezar Migliorin é professor, pesquisador e ensaísta concentrado no cinema e no audiovisual. Nos últimos anos teve seus trabalhos em vídeo apresentados em mostras na Tate Modern e Centre George Pompidou. É membro do Conselho Executivo da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Pesquisa e publica sobre o cinema brasileiro, sobretudo aquele ligado ao campo do documentário em seus aspectos políticos e estéticos. Mantém projeto de Extensão de cinema e educação. Organizou o livro, Ensaios no Real, editado pela Ed. Azougue. Doutor em Comunicação e Estudos Cinematográficos pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle (Paris 3).

Presentation

Cezar Migliorin is a lecturer of Cinema and Audiovisual Studies at the Universidade Federal Fluminense. He received his Ph.D. from Sorbonne Nouvelle (Paris 3) and Universidade Federal do Rio de Janeiro with a thesis written under the direction of Philippe Dubois and Ivana Bentes, about Brazilian documentary and Biopolitics. He is member of the executive board of SOCINE – The Brazilian Society of Cinema and Audiovisual Studies. Has written articles on Brazilian Cinema and aesthetical and political matters of the audiovisual in contemporary society.

Currículo Lattes

Projeto de pesquisa

Redes e escrituras no documentário brasileiro contemporâneo

Descrição: Este projeto de pesquisa tem o cinema contemporâneo brasileiro como campo empírico e centra-se no mapeamento das redes que forjam e são forjadas por uma produção eminentemente documental – constituinte hoje de importante parte do que se faz no cinema brasileiro. A pesquisa faz um trabalho de 1) mapeamento, observação e tradução no sentido antropológico de alguns pontos dessa rede: produtoras, festivais, sets de filmagem, finalização de imagem e som, secretarias de cultura 2) levantamento de elementos extrafílmicos que compõe a rede: políticas de fomento, estratégias de distribuição e divulgação, produção crítica e acadêmica. O que se insinua nessa pesquisa é uma tentativa de articulação, por montagem textual, observação e análise, de uma rede que passa por sujeitos, máquinas, instituições, estado e tecnologias em que se possa mapear o evento filme e as passagens do mundo sendo vivido à escritura com imagens; o filme.

Palavras chave: Audiovisual, cinema brasileiro, capitalismo, subjetividade

Projeto de Extensão

Cinema e Educação:

O projeto está vinculado ao Kumã – Laboratório de pesquisa e experimentação teórica e prática da imagem. Ligado à graduação e à pós graduação, o laboratório é formado por pesquisadores e pós-graduandos do PPGCOM UFF, por professores do departamento de cinema e por alunos de graduação. Neste projeto, rata-se do acompanhamento e formação de jovens universitário para atuação na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. A escola existe há 5 anos e nesse momento buscou na UFF uma parceria sólida para consolidar a formação dos jovens que trabalham com o ensino e a experimentação estética com crianças do ensino fundamental e médio. A ação conta hoje com três bolsista da UFF e está entrenado em seu terceito semestre.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão

Palavras chave: Cinema, educação, subjetividade

Algumas publicações:

MIGLIORIN, C. . Escritas da cidade em Avenida Brasília Formosa e O céu sobre os ombros. Revista Eco-pós, v. 14, p. 162-176, 2011.

BRASIL,A ; MIGLIORIN, C. . A gestão da autoria: anotações sobre ética, política e estética das imagens amadoras. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 22, p. 126-141, 2010. ·  A gestão da autoria: anotações sobre ética, política e estética das imagens amadoras (com André Brasil)

MIGLIORIN, C. . Cinema e escola, sob o risco da democracia.. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, 2010. http://www.educacao.ufrj.br/contemporanea-numeros-n9.html

MIGLIORIN, C. . O Assassinato da ficção. O Globo, Rio de Janeiro, 30 jul. 2011

MIGLIORIN, C. . Audiovisual e trabalho imaterial: é preciso financiar vidas e não apenas filmes. Global: Revista Nômade, Rio de Janeiro, p. 44 – 45, 01 jun. 2010. Audiovisual e trabalho imaterial: é preciso financiar vidas e não apenas filmes

BRASIL,A ; MIGLIORIN, C. . Be Stupid: A diesel e o bipoder. Ciberlegenda Transmídia, Rio de Janeiro, 17 jun. 2010. “Be Stupid”: A Diesel e o Biopoder (com André Brasil)

MIGLIORIN, C. . Igualdade Dissensual: Democracia e Biopolítica no Documentário Contemporâneo. Revista Cinética – Cultura e Pensamento, v. 00, p. 00, 2008. http://www.revistacinetica.com.br/cep/cezar_migliorin.htm

MIGLIORIN, C. . Filme-Dispositivo: Rua de Mão Dupla, de Cao Guimarães. Estudos Socine de Cinema Ano VI. São Paulo: Nojosa Edições,, 2005, v. , p. 143-150. http://www.estacio.br/graduacao/cinema/digitagrama/numero3/cmigliorin.asp

Blog Pessoal: Polis + Arte: http://a8000.blogspot.com/