Simone Pereira de Sá
Simone Pereira de Sá é Doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ -1997), onde defendeu a tese “Baiana Internacional – o Brasil de Carmen Miranda e as lentes de Hollywood”, que discute música e identidade nacional a partir da imagem de Carmen Miranda em Hollywood. Cursou estágio pós-doutoral na McGill University, em Montreal, Canadá (2008), trabalhando junto ao grupo de Jonathan Sterne.
Sua área de interesse acadêmico gira em torno das temáticas das sonoridades e da música, articulada às tecnologias da comunicação e às materialidades, a partir da perspectiva dos Estudos de Som e das reflexões sociológicas aplicadas ao campo da cibercultura.
Palavras-chave:
Som – Música – Identidades musicais – Redes Sociais – Entretenimento
Pesquisas
Sistemas de recomendação musical: formas de escuta e de classificação musical no ambiente digital
O projeto tem por objetivo analisar a relação entre as tecnologias de comunicação no contexto da cibercultura e as formas de produção-circulação-consumo musical. A indagação central gira em torno da compreensão do papel dos novos filtros e agentes mediadores da experiência musical, tendo como foco a experiência dos usuários dos sistemas de recomendação musical, plataformas musicais e redes sociais de circulação e consumo musical.
(2010-2013, financiado pelo CNPq com bolsas de Produtividade em Pesquisa e PIBIC)
Paisagens Sonoras do Estado do Rio de Janeiro
O projeto tem por objetivo central o desenvolvimento der plataforma multimídia interativa, para disponibilização online, construída na forma de um mapa wiki das paisagens sonoras das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. O interesse maior é o de explorar a noção de paisagem sonora, refletindo sobre a articulação entre mídias móveis e locativas, plataformas musicais, espaços urbanos, identidades e memória coletiva.
(2010-2011, financiado pelo CNPq com bolsa PIBIT)
Produção
Links:
“Se vc gosta de Madonna também vai gostar de Britney! Ou não? Gêneros, gostos e disputa simbólica nos Sistemas de Recomendação Musical”. Revista E-Compós, Brasília, vol 12, n. 2, 2009
“#u2youtube e a performance mediada por computador”
(em co-autoria com Ariane Diniz Holzbach)
Revista Galáxia, São Paulo, vol 10, n.20. 2010
“O CD Morreu? Viva o vinil!”. IN: Perpétuo e Silveira (orgs) O futuro da música após a morte do CD.
SP, Momento Editorial, 2009
Rumos da Cultura da Música: negócios, estéticas, linguagens e audibilidades. Sulina, Porto Alegre, 2009.


1 Comentários
Olá Simone Sá !
Bem ! Não nos conhecemos.
Meu nome é Diego da Rocha,
Eu estou no final da graduaçãp da UERJ e tenho projeto sobre Ciências Sociais e Axé Music.
Peço-te se possível, referências bibliográficas acerca dos constitutivos necessários para o sucesso na música popular e midiática atual.
Vista pelo lado das Ciências Sociais (Antropologia ou Sociologia). Que serviriam como base importante para o meu trabalho.
Abraços
Diego da Rocha
UERJ