Eu sou: Técnico | Docente | Estudante | Bandeira da inglaterra
Graduação

Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) é a instância administrativa da Universidade Federal Fluminense responsável pela implantação e pelo acompanhamento das políticas de ensino de graduação nas modalidades presencial e à distância, em consonância com a legislação superior, com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, do qual faz parte o Projeto Pedagógico Institucional – PDI. A PROGRAD também norteia suas ações com base no Regulamento dos Cursos de Graduação e demais instrumentos legais internos.
A PROGRAD mantém relacionamento com instâncias responsáveis pela gestão dos projetos pedagógicos de Cursos de Graduação, como Fórum de Coordenadores de Cursos e Colegiado de Licenciaturas, e com o Fórum de Chefes de Departamento de Ensino. Tais espaços são fundamentais para trocas de experiências e estabelecimento de estratégias de ação, visando, ainda, o fortalecimento do caráter acadêmico da gestão dos cursos de graduação e do compromisso com a produção do conhecimento e o ensino de qualidade.
Na criação de cursos de graduação, reformas e ajustes curriculares, a PROGRAD, por meio da Coordenação de Apoio ao Ensino de Graduação – CAEG e de sua Divisão de Apoio Curricular, é responsável pela análise das propostas curriculares, que devem ser organizadas em consonância com a legislação nacional vigente e o PPI, como documento de referência institucional para a execução da política de ensino da UFF Após implantação, a PROGRAD acompanha os cursos por meio da Divisão de Avaliação, que atua junto aos procedimentos de regulação e fornece orientação quanto às avaliações periódicas de reconhecimento e de recredenciamento de Curso realizadas pelo MEC, bem como ao ENADE.
A PROGRAD também é responsável pelos processos seletivos para ingresso nos Cursos de Graduação presencial da UFF, por meio da Coordenação de Seleção Acadêmica – COSEAC, que organiza, principalmente, a interação com o Sistema de Seleção Unificada – SISU e operacionaliza o TRM. Contudo, a oferta e a gestão dos Cursos de Graduação a Distância, bem como os processos seletivos para ingresso nos mesmos, são realizados pelo Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), que é formado por instituições públicas de ensino superior, a saber: CEFET, IFF,UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.
O Departamento de Administração Escolar - DAE, órgão suplementar da PROGRAD, é responsável pelo acompanhamento de processos relacionados ao vínculo, ao registro acadêmico e à gestão da vida escolar do estudante, desde o seu ingresso – matrícula - até a sua formatura - colação de grau, passando pela expedição de declarações, certidões, Histórico Escolar e Diploma de Curso de Graduação. Tem papel fundamental na orientação às Coordenações de Cursos e Departamentos de Ensino acerca da aplicação das regras relativas aos registros acadêmicos e no acompanhamento dos processos de ingresso de estudantes e de revalidação de diplomas de graduação obtidos do exterior. Sua estrutura organizacional é composta pela Divisão de Registro e Acompanhamento de Discentes, pela Divisão de Controle de Certificados e Diplomas e pelo Setor de Apoio Administrativo.
Tendo como foco o estudante e sua formação, a PROGRAD proporciona oportunidades de vivência profissional aos estudantes de graduação e apoio em disciplinas, por meio da realização de convênios de estágio, Programa de Estágio Interno e Programa de Monitoria, iniciativas que estão sob a responsabilidade da Divisão de Estágios e da Divisão de Monitoria, respectivamente. Esta última é também responsável pela gestão do Programa de Tutoria, que consiste no atendimento e orientação aos ingressantes de cursos de graduação, oferecido por estudantes de Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu da UFF, com o objetivo de conter a evasão escolar que ocorre, principalmente, nos períodos iniciais da vida universitária.
Ainda no âmbito dos Programas relacionados à formação e ao apoio acadêmico, a PROGRAD, por meio da Divisão de Prática Discente, atua na gestão de Programas de iniciação à docência e de formação de professores, como o Programa Licenciaturas, PIBID/CAPES e Residência Pedagógica/CAPES. Destacam-se, também, os Programas de Educação Tutorial – PET/MEC e ProPET/UFF – e de Mobilidade Acadêmica Nacional, coordenados pela Divisão de Projetos Especiais.
Nesse contexto, a PROGRAD desenvolve uma série de iniciativas complementares ao combate à retenção e evasão universitárias, por meio do incentivo a percursos diferenciados de formação, como a Mobilidade Interna e a Mobilidade EAD.
Por meio da Coordenação de Educação a Distância (CEAD), a PROGRAD atua no desenvolvimento de cursos semipresenciais, nos níveis de Graduação, Especialização, Extensão e Sequenciais; o uso das novas tecnologias de interação e comunicação nos cursos presenciais e, em especial, a oferta de disciplinas a distância para os cursos presenciais da Universidade Federal Fluminense.
As iniciativas referentes ao desenvolvimento institucional da PROGRAD e de parcerias com órgãos externos para a realização de projetos são conduzidas pela Coordenação de Programas e Projetos.
O Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI), que também faz parte PROGRAD, reúne atividades de ensino de formação em ensino fundamental e médio e Educação Infantil propiciada pela Creche UFF. Além das oportunidades de formação dos estudantes nestes níveis, o COLUNI constitui espaço de formação profissional para os estudantes dos cursos de licenciatura da UFF.

Alexandra Anastacio Monteiro Silva
Pró-Reitora de Graduação
Universidade Federal Fluminense