Graduação

Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é a instância administrativa da Universidade Federal Fluminense responsável pela implantação e pelo acompanhamento de suas políticas de ensino de graduação nas modalidades presencial e a distância. Estas ações são empreendidas em consonância com as políticas de graduação do MEC, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

A Prograd também define políticas junto ao Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação, que congrega os Docentes responsáveis pela gestão dos projetos pedagógicos dos cursos, e o Colegiado das Licenciaturas, onde são estabelecidas as diretrizes para a formação de Professores. Estes dois Fóruns são indispensáveis para trocas de experiências visando o fortalecimento do caráter acadêmico da gestão dos nossos cursos de graduação a partir do compromisso com a produção do conhecimento e o ensino de qualidade.

Na criação de cursos novos de graduação, a Prograd é responsável pela avaliação das propostas curriculares, que devem ser organizadas em consonância com a legislação nacional vigente e o PPI, como documento de referência institucional para a execução da política de ensino da UFF e que preconiza que a UFF caminhe no rumo da construção de uma Universidade socialmente referenciada e reconhecida no cenário acadêmico nacional e internacional. Após implantação, a Prograd acompanha os cursos através de uma Divisão de Avaliação também constituída com intuito de fornecer suporte administrativo às futuras avaliações periódicas de recredenciamento realizadas pelo MEC.

Tendo como foco o estudante e sua formação, a Prograd proporciona oportunidades de vivência profissional aos estudantes de graduação e apoio em disciplinas através de uma ampla rede de monitores, programas que estão a cargo das suas Divisões de Estágio e de Monitoria, respectivamente. Esta última é também responsável pela gestão da Tutoria, um programa conjunto Prograd-PROPPi que se vale de estudantes de pós-graduação para apoiar academicamente estudantes ingressantes e, com isso, reduzir índices de retenção e evasão tradicionalmente elevados nesta fase da vida estudantil.

No apoio à infra-estrutura, a Prograd, através de diversos programas definidos por editais próprios, aloca recursos com base em aspectos eminentemente acadêmicos e que expressam metas estabelecidas no PDI para a garantia da melhoria dos cursos de graduação. Diversos projetos especiais também estão inseridos neste contexto de aprimoramento na formação profissional, como as duplas diplomações com instituições de ensino e pesquisa no exterior.

O Centro de Educação a Distância (Cead) busca, dentre diversos outros aspectos importantes, desenvolver, implantar e explorar novas tecnologias como recursos didáticos voltados à formação profissional em diferentes níveis na modalidade a distância e sua potencial inserção no ensino presencial.

A Prograd também é responsável pela seleção de estudantes para ingresso na UFF, através de diferentes processos, todos sob responsabilidade da Coordenadoria de Seleção Acadêmica – Coseac, e, através do Departamento de Administração Escolar - DAE, também é responsável pelo acompanhamento e gestão da vida escolar do estudante, desde o seu ingresso até a sua formatura.

O Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), que também faz parte da Prograd, reúne atividades de ensino de formação em ensino fundamental e médio e Educação Infantil propiciada pela Creche UFF. Além das oportunidades de formação dos estudantes nestes níveis, o Coluni constitui espaço de formação profissional para os estudantes dos cursos de licenciatura da UFF.

Renato Crespo Pereira
Pró-Reitor de Graduação - Universidade Federal Fluminense