Skip to main content

Ministério da Educação

Programas e Projetos de Extensão

Projeto SIGCidades

Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Nunes Francisco
O projeto de extensão da UFF chamado SIGCidades foi um dos 18 projetos aprovados pelo Proext 2009 – MEC/Cidades, que é uma parceria entre os ministérios da Educação e das Cidades, com o objetivo de apoiar projetos de universidades federais que contribuam para a capacitação de agentes públicos na gestão e planejamento urbanos.


Projeto GeoAulas: Novas tecnologias nas aulas de Geografia do ensino básico

Coordenadora: Profa. Dra. Angelica Carvalho di Maio
O projeto de extensão da UFF
tem como objetivo disseminar novas tecnologias no ensino de Geografia a partir da capacitação de professores no uso de tecnologias como imagens orbitais, Internet e sistemas de informações geográficas (SIG).  O projeto integra-se à pesquisa, sendo um desdobramento como ação de extensão do projetos de pesquisa GEOIDEA e GEODEN. O GEOIDEA é um protótipo de ensino, por meio de CD-Rom, estruturado em módulos, com bancos de dados digitais sobre os biomas brasileiros e questões ambientais. O GEODEN tem acesso livre pela Internet e está disponível em www.uff.br/geoden. Para a realização de exercícios utiliza-se o SIG de domínio público EduSPRING, customizado para o ensino básico a partir do SIG de domínio público SPRING/INPE.


Projeto Mapeamento digital da ilha Grande e interações com a comunidade residente da vila Dois Rios
Coordenador: Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro
Aluno-bolsista: Artur Willcox dos Santos
Início: 01/03/2011

Resumo: desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao mapeamento cartográfico digital a partir de imagens sensoriais e dados GNSS. O mapeamento envolve a produção de mapas topográficos e temáticos no ambiente do sistema SPRING.


Projeto Atafona, RJ: avaliação do processo de erosão costeira
www.uff.br/pin
www.atafona.uerj.br

Coordenador: Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro
Início: 01/03/2005

Resumo: desenvolvimento de atividades extensionistas relativas à divulgação dos resultados do mapeamento digital de processos costeiros nas praias de Atafona, Grussaí e Açu, apoiado por levantamentos geodésicos de campo e análise de imagens sensoriais.

OBS: projeto premiado por três vezes consecutivas (2004, 2005 e 2006) como o melhor da UFF na área de Meio Ambiente.


Projeto Navegando na baía de Guanabara analisando cenários urbanos

Coordenadora: Profa. Dra. Marli Cigagna
Resumo: O projeto Navegando na baía de Guanabara e analisando cenários urbanos visa estudar o desenvolvimento social e comunitário do bairro de Jurujuba em Niterói a partir de seus mapas históricos, mediante o trabalho direto com alunos da escola municipal e estadual local. Trata-se de resgatar a memória desta comunidade pesqueira e marítima tradicional por meio de atividades de interpretação de imagens fotográficas e recortes da historia. Incentivar a preservação ambiental local por meio de ações ambientalistas e fotografias. Estimular os jovens moradores locais a pratica da navegação assim como de pesquisas sobre a história da comunidade. Os estudantes diretamente envolvidos no projeto atuarão como multiplicadores e divulgadores dos resultados obtidos junto às demais crianças da escola assim como de suas famílias. Para os professores e bolsistas, participantes da Universidade, este projeto representa uma aplicação prática de temas diretamente ligados ao programa acadêmico, levando à comunidade técnicas e metodologias adaptadas, cujos resultados práticos servirão de base para o desenvolvimento das mesmas.


Projeto Produção e Disseminação de Modelos Físicos para o ensino de Cartografia e Astronomia

Coordenadora:  Profa. Dra. Marli Cigagna
Resumo: O projeto de preparação e disseminação de material didático consiste em confeccionar jogos e material didático que possam ser trabalhados nas salas de aulas da disciplina geografia com enfoque na cartografia, astronomia e meio ambiente. Preparar o material didático com fichas explicativas sobre a utilização e aplicação de cada atividade. Para algumas atividades está prevista a realização de oficinas com abordagem técnica sobre a utilização deste material. Os jogos didáticos incluem quebra cabeça, dominó, maquetes em madeira para o estudo do modelo do terreno, jogos de memória, interpretação de imagens e croqui de paisagem. O projeto viabiliza a disseminação para a comunidade local de profissionais da educação do ensino médio e fundamental de escolas públicas, através visitas programadas. Também esta prevista a confecção de uma revista de jogos temáticos com atividades que os educadores possam aplicar.