| Ciências Biológicas |
|
Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, médico bacteriologista, pesquisador e sanitarista, realizou importantes descobertas no ramo da parasitologia e da saúde pública no Brasil e no mundo. Suas pesquisas contribuíram para o avanço das práticas de prevenção e combate a doenças tais como: a gripe espanhola e a malária. Em expedição à floresta amazônica (1912), fez o levantamento da carta epidemiológica da região. Contribuiu ainda, através de estudos sobre protozoários, e no campo da microbiologia.
Pioneiro no Brasil em estudos voltados para o campo da genética, Crodovaldo Pavan, tornou-se reconhecido, internacionalmente, devido a suas pesquisas. Sua equipe derrubou, por exemplo, a teoria da constância do DNA. Dentro desta teoria, todas as células possuíam a mesma quantidade de material genético e diferenciavam-se apenas por influência do meio. A hipótese de Pavan sobre as possíveis alterações no número de genes dentro do cromossomo com o desenvolvimento do animal. levou oito anos para ser aceita pela comunidade científica.
A médica e psiquiatra dedicou sua vida aos estudos sobre o comportamento humano e o tratamento de patologias psicológicas, como por exemplo, a esquizofrenia. Carl Gustav Jung, uma de suas grandes influências, colaborou para que a mesma revolucionasse a maneira de tratar os doentes mentais, utilizando técnicas artísticas - pintura e desenho - como terapia. Pioneira na pesquisa das relações emocionais entre pacientes e animais, defendia o fim de tratamentos tradicionais, como o eletro choque, o uso de drogas e o confinamento clínico.
Médico e sanitarista, Oswaldo Gonçalves Cruz, fundou a medicina experimental no Brasil. Dentre suas principais colaborações estão o combate ao surto de peste bubônica no litoral paulista e a erradicação de doenças endêmicas no Rio de Janeiro. Desenvolveu, através de suas pesquisas, vacinas que extirparam as doenças que deixaram muitas vítimas, tais como a febre amarela e varíola. |