Neurocine: “Se enlouquecer não se apaixone” seguido de debate

Print Friendly, PDF & Email

No dia 11 de março, foi realizado o Neurocine que tem como objetivo promover a exibição de um filme, seguido de discussão com profissionais de diferentes áreas. Esse evento é vinculado à Semana Internacional do Cérebro (Brain Awareness Week), coordenada internacionalmente pela Instituição Dana Foundation. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN) da UFF com o apoio do  INCT-NIM/CNPq,  PPG em Neurociências da UFF,  OCC/UFRJ e PROEX/UFF e aconteceu no auditório da Faculdade de Economia da UFF.

Em razão do tema escolhido para a X Semana do Cérebro “Neurociências e Educação“, foi exibido o filme "Se enlouquecer não se apaixone" (Universal Pictures-2010), o qual aborda a história do adolescente Craig (Keir Gilchrist),  estressado com as demandas da adolescência (medos, ansiedades, escolha da carreira profissional, o primeiro amor, dentre outras) e assustado com sua tendência suicida, decide buscar ajuda em um hospital psiquiátrico, onde fica internado por uma semana. O protagonista é acolhido por Bobby (Zach Galifianakis), que se torna seu mentor, e se encanta com Noelle (Emma Roberts).

Após a exibição do longa-metragem, houve uma mesa redonda multidisciplinar para discussão das temáticas abordadas no filme, que contou com a participação de Fátima Erthal (UFRJ), pesquisadora especialista em comportamento humano, Terezinha Resende (Clínica Arte Ser), psicóloga clínica; e Helena Pereira (UFF), professora/pesquisadora e especialista em divulgação da ciência. As palestrantes responderam aos questionamentos da platéia, composta por estudantes do ensino médio, professores, coordenadores pedagógicos de cinco escolas públicas e uma, particular.

Para saber mais sobre este informativo

Estes são os dados de contato do setor da universidade que escreveu este informativo:

Telefone: 
212629-5192
Grande área: