Eventos hoje!

Quando Tipo de evento Descrição do evento Auditório Local de Realização
05/09/2022 - 14:00 até 04/11/2022 - 16:00
Rodas de leitura e escrita Encontro

#ProexEmAção o projeto de extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos divulga o evento Rodas de leitura e escrita coordenado pela professora Jéssica Rodrigues - UFF, no período de 05/09 a 04/11/2022, as sextas-feiras das 14h às 16h no Campus do Gragoatá Bloco D. O projeto “Rodas (Círculos) de Leitura e Escrita tem como objetivo principal introduzir alguns gêneros acadêmicos para graduandos/as dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal Fluminense, além de ofertar momentos de produção coletiva de textos e orientações sobre o processo de escrita.

Niterói, Niterói, RJ, BR
22/09/2022 - 09:00 até 08/12/2022 - 12:00
PROEX divulga o curso As estruturas clínicas e a clínica psicanalítica na contemporaneidade Curso

#ProexEmAção divulga o curso As estruturas clínicas e a clínica psicanalítica na contemporaneidade, coordenado pela professora Flavia Lana Garcia de Oliveira - UFF. O curso será de 22/09/2022 a 08/12/2022 das 9h às 12h, pela Plataforma Google Meet. O curso terá como objetivo principal a promoção do ensino e da transmissão dos fundamentos teórico-clínicos da psicanálise, assim como de suas implicações epistemológicas e éticas na atualidade. O recorte temático será a abordagem psicanalítica das estruturas clínicas, demonstrando a pertinência desta leitura para a investigação das singularidades, impasses e soluções de cada sujeito, já que a perspectiva nosográfica no campo psicanalítico se apoia na hipótese do inconsciente. Na psicanálise de orientação lacaniana, a clínica do sujeito é concebida como também sendo uma clínica da civilização. Desse modo, a clínica da civilização será pensada à luz da construção lógica da estrutura subjetiva a partir das distinções entre neuroses, psicoses e perversões, bem como o debate das intervenções psicanalíticas nas novas configurações psíquicas nos chamados novos sintomas. As coordenadas de trabalho partirão de Freud e de Lacan, além de um embasamento bibliográfico atualizado na área. Como objetivo especifico, o curso visa auxiliar na formação clínico-institucional de seus participantes e estimular o trabalho de elaboração de cada um sobre sua própria prática.

Inscrições: 22/08/2022 a 02/09/2022

Link; http://www.extensao.uff.br/inscricao/

Niterói, Niterói, RJ, BR
29/09/2022 - 14:00 até 30/09/2022 - 16:00
Ciclo de debates - Políticas públicas e o direito à educação Ciclo

Ciclo de debates - Políticas públicas e o direito à educação
As últimas duas décadas foram palco de importantes avanços para a educação pública brasileira. O acesso à educação foi ampliado e mais pessoas passaram a acessar a educação básica e superior. No entanto, a crise política e econômica que vivemos coloca uma série de desafios para as políticas educacionais. O ciclo de debates que acontece no Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHF/UFF) no final de setembro tem como objetivo conversar sobre essas questões a partir de dois eventos:

• O primeiro, Educação superior e os desafios da permanência estudantil em tempos de crise política e econômica , acontece no dia 29 de setembro (5ºf, de 18h às 20h) e terá a presença da pró-reitora de graduação da UFF Alexandra Monteiro Silva e do professor do IFRS Gregório Grisa. Os convidados colaboraram com capítulos no livro “Educação superior e os desafios da permanência estudantil em tempos de crise política e econômica”, que será lançado na ocasião.
  • O segundo evento, Políticas educacionais nos últimos 20 anos e os desafios da próxima década, acontece no dia 30 de setembro (6ºf, de 14h às 16h). O professor Gregório Grisa irá tratar de questões sobre o financiamento educacional, a avaliação da qualidade e os efeitos da pandemia na educação escolar. Também abordará os principais desafios da gestão pública da área educacional para a próxima década.

Todos os debates acontecerão no Auditório do Bloco P, UFF/Gragoatá.

O e-book, “Educação superior e os desafios da permanência estudantil em tempos de crise política e econômica”, organizado pelos professores Carolina Zuccarelli, Hustana Vargas e Fábio Waltenberg, com apoio da Faperj, pode ser baixado gratuitamente no link https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36991-crv

* Mais informações: desestruturagrupo@gmail.com

Auditório do Instituto de História Bloco P, Niterói, BR