Ouvidoria

Bem vindo a Ouvidoria da Universidade Federal Fluminense.

A criação da Ouvidoria demonstra o comprometimento da Administração Central da Universidade Federal Fluminense em promover a garantia dos direitos dos cidadãos, buscando ouvir a comunidade interna e externa, consolidando a ética e a transparência.

A Ouvidoria é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, agradecimentos e pedidos de informações.

Na busca de um serviço público eficiente e desburocratizado, organiza e interpreta o conjunto de manifestações recebidas visando produzir indicativos quantificados do nível de satisfação dos usuários.

São atribuições da Ouvidoria:

Atuar na mediação de conflitos entre a comunidade interna e externa e a instituição, buscando um atendimento individualizado ao demandante;

  • Analisar a procedência das solicitações e encaminhá-las aos setores competentes para a devida apreciação e resposta;

  • Acompanhar as providências adotadas;

  • Cobrar soluções visando o atendimento do demandante e a eficiência do serviço público;

  • Apresentar a resposta da instituição ao demandante de forma ágil e desburocratizada;

  • Apontar a instituição os indicativos de satisfação dos usuários, contribuindo com a promoção do aprimoramento do serviço prestado;

  • Buscar indicar onde a instituição está falhando;

  • Apontar as providências ou medidas que visem soluciona problemas, quando necessário;

  • A Ouvidoria busca interpretar as demandas da comunidade interna e externa, induzindo a melhoria dos serviços prestados, e assim, sugerindo mudanças.

  • A Ouvidoria é a voz da comunidade na UFF!

  • A Ouvidoria possui natureza mediadora, exercendo suas atividades junto às unidades administrativas e acadêmicas da UFF para o alcance de suas finalidades, não possuindo caráter administrativo, deliberativo, executivo ou judicativo.

A Universidade Federal Fluminense passa por um momento especial de expansão, onde, ao instituir e implementar a Ouvidoria vem demonstrar sua capacidade de renovação, a busca da prestação de um serviço de qualidade e, acima de tudo, o respeito ao cidadão.

A Ouvidoria busca estabelecer um constante diálogo com a sociedade, pois todo cidadão, pertencente à comunidade interna ou externa da UFF é um usuário em potencial de nossos serviços, porém não possuímos qualquer interferência nas decisões dos gestores, mesmo porque não nos cabe decidir. Buscamos sim, por sermos um órgão mediador e através da interpretação das demandas que recebemos, estabelecer um dialogo com a instituição visando que o cidadão sinta-se acolhido, valorizado e compreendido em seus pleitos.

Uma Ouvidoria autônoma e independente demonstra que a administração central da UFF compromete-se com a transparência administrativa, com a eficiência, a ética, com um serviço público desburocratizado e com um trabalho de mudança e conscientização de toda a estrutura pessoal nos diversos níveis da instituição.

A UFF em sua busca pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, tem na Ouvidoria um forte aliado na consolidação da valorização da cidadania, dos direitos humanos e, consequentemente, na consolidação do processo democrático.

Queremos ouvir você!

Para registrar uma demanda na Ouvidoria, acesse:

https://falabr.cgu.gov.br

 

Nosso endereço:

Rua Miguel de Frias, 9
Prédio da Reitoria • 3º andar

 

E-mail: ouvidoria@id.uff.br