Revista UFF & Sociedade abre chamada de originais para dossiê temático
O dossiê Curricularização da Extensão: potencialidades e desafios para afirmação de uma educação e uma universidade socialmente popular tem como objetivo reunir trabalhos que debatem o papel de extensão na educação superior, valorizando as práticas que fortalecem o compromisso social da universidade e atraídos para a formação de profissionais críticos e engajados com a transformação social. Espera-se receber trabalhos que: a) explorem os potenciais político-pedagógicos da curricularização na construção de uma universidade popular e engajada; b) relacionem vivências e reflexões sobre a implementação da curricularização em diversos cursos, evidenciando os desafios institucionais e as conquistas pedagógicas nas universidades; e c) analisem estratégias para a efetivação de práticas extensionistas que promovam a inclusão, o diálogo intercultural e a afirmação da universidade como patrimônio social, cultural e científico.
Os trabalhos deverão ser submetidos até o dia 10 de junho de 2025.
Para submissões e informações, acesse o site da revista.
IMPORTANTE: UFF & Sociedade mantém permanentemente aberta a submissão livre de originais, na temática da extensão. Para mais informações, acesse o site da revista.
Uso ético e responsável de Inteligência Artificial (IA) em trabalhos acadêmicos
No sentido de auxiliar os autores, os editores da revista UFF & Sociedade orientam que o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na escrita acadêmica seja feito com responsabilidade e ética. Essas tecnologias podem ser boas aliadas, mas a responsabilidade pelo conteúdo de um manuscrito é sempre humana (Lee, 2023), e assumir a autoria de um texto gerado por IA pode ser considerado uma violação ética (Dias et al., 2024).
Algumas dicas:
✔ A IA pode ser utilizada como sua assistente, sobretudo em etapas como a organização de ideias.
✔ Revise sempre o conteúdo gerado para evitar imprecisões, vieses e plágio.
✔ Mantenha o seu estilo e perspectiva analítica na escrita.
✔ Evite pedir referências a IAs: elas tendem a inventá-las.
✔ Seja transparente: o uso de IA no texto sempre deve ser explicitado.
Ferramentas de IA nos auxiliam, mas a construção do conhecimento ainda depende de nós!
Para receber mais conteúdos como este e acompanhar novidades e notícias sobre os trabalhos publicados, siga o nosso perfil no Instagram!
REFERÊNCIAS:
DIAS, Josival Luiz et al. O Chatgpt e os riscos à economia do conhecimento diante da normalização do uso do plágio. Cadernos da Fucamp, [S. l.], v. 34, p. 129-148, 2024. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3637. Acesso em: 19 mar. 2025.
LEE, Ju Yoen. Can an artificial intelligence chatbot be the author of a scholarly article? Journal of Educational Evaluation for Health Professions, [S. l.], v. 20, n. 6, 2023. DOI: https://doi.org/10.3352/jeehp.2023.20.6. Acesso em: 19 mar. 2025.
|