Informe

Caminhos do Trabalho: Projeto da UFF de Volta Redonda fortalece ações de assistência a trabalhadores no Médio Paraíba Fluminense

Projeto "Caminhos do Trabalho" recebe moção de reconhecimento na Câmara Municipal de Volta Redonda

O projeto Caminhos do Trabalho UFF, iniciativa desenvolvida no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em Volta Redonda, tem ampliado seu alcance na região do Médio Paraíba Fluminense ao oferecer assistência médica, jurídica e psicológica a trabalhadores e trabalhadoras que sofreram acidentes ou adoecimentos relacionados ao trabalho, mas que não tiveram seus direitos trabalhistas e previdenciários reconhecidos.

Coordenado pelo professor Bruno Chapadeiro Ribeiro, do Departamento de Psicologia de Volta Redonda (VPS), o projeto integra ensino, pesquisa e extensão e é fruto de uma parceria entre a UFF e a Fundacentro/Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A iniciativa atua no combate à subnotificação e à ocultação de casos de adoecimento laboral, contribuindo para o estabelecimento do nexo causal entre as condições de trabalho e os agravos à saúde, em articulação com o SUS, o INSS e outros órgãos públicos.

Em 2025, o projeto passou a contar também com a colaboração da Frente Parlamentar de Saúde Mental de Volta Redonda, o que ampliou a articulação em rede e possibilitou novas estratégias de acolhimento e acompanhamento dos trabalhadores da região. Em razão dessa atuação conjunta, o projeto recebeu uma moção de reconhecimento na Câmara Municipal de Volta Redonda, destacando sua relevância social e o impacto da iniciativa, especialmente considerando seu desenvolvimento em um campi fora de sede.

Para o professor Bruno Chapadeiro, a visibilidade alcançada contribui para ampliar o alcance da UFF no território e fortalece ações de saúde do trabalhador: “O projeto tem desempenhado um papel fundamental na notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho, oferecendo suporte multidisciplinar e garantindo que esses casos não permaneçam invisíveis”, afirma o professor.

Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas no perfil oficial do Instagram: @caminhosdotrabalhouff

Acessar o conteúdo