Informações sobre Atividades Complementares / Relatórios

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigtórios e devem ser realizadas a partir do 2º período do curso. As AC incluem três disciplinas, cujas cargas horárias variam de acordo com o período de ingresso do aluno no curso, conforme o quadro abaixo:

Disciplina

Ingresso no curso a partir de 2018.1.

Ingresso no curso entre 2016.1 e 2017.2

Ingresso no curso entre 2012.1 e 2015.2

Ingresso no curso até 2011.2

MGV00004

Iniciação à Docência

Os alunos poderão cumprir as 120 horas em apenas UMA das atividades

MGV00005

Iniciação à Pesquisa

MGV00006

Iniciação Profissional

120 horas

40 horas

- O aluno de Graduação não pode realizar mais de 240 horas de atividades complementares para fins de aproveitamento da carga horária.

Iniciação à docência

Iniciação à pesquisa

Iniciação Profissional

-Monitoria;

-Participação em projetos de ensino;

-Participação em minicursos, Semanas Acadêmicas eeventos de extensão como ouvinte.

-Participação em projetos de pesquisa como bolsista ou não (internos ou externos);

-Participação no PET ou PIBIC;

-Artigos publicados em revistas científicas;

-Trabalhos /resumos apresentados em eventos científico;

-Participação como ouvinte em eventos científicos (congressos, simpósios, seminários)

-Participação em projetos de extensão (internos ou externos) como integrante da equipe, sendo bolsista ou não;

-Estágios (internos ou externos);

-Organização de eventos

Documentos necessários antes da realização da atividade

Não há

Atividades Externas:

Solicitação (clique aqui)

Termo de Compromisso (acesse o link no item Termos de Compromisso na página inicial do site) : apenas p/estágios

Atividades Internas:

Termo de Compromisso (acesse o link no item Termos de Compromisso  na página inicial do site): apenas p/estágios

Demais atividades não necessitam de documentos anteriores

Documentos necessários após a realização da atividade

*Relatório

*Relatório

*Relatório para Estágios

*Relatório para Demais Atividades

(modelo disponível aqui )

Prazo para entrega do relatório

Até 120 dias corridos após a conclusão da atividade ou da carga horária

Até 120 dias corridos  após a conclusão da atividade ou da carga horária

*Anexar cópia do certificado ou declaração em casos de: iniciação científica (solicitar ao orientador), monitoria, extensão e eventos científicos (congressos, simpósios, etc.)

Para ter uma atividade validada como Atividade Complementar o aluno deve:

• Somente realizar atividades compatíveis com conhecimentos já adquiridos durante o curso.
  • Realizar os procedimentos junto à Comissão e Coordenação DURANTE O PERÍODO LETIVO
  • Para as atividades de Iniciação à Docência e Iniciação à Pesquisa, bem como os Estágios dentro da UFF não há necessidade de solicitar autorização para realização da atividade.

• Para atividades de Estágio fora das dependências da UFF preencher o FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. A Comissão de Atividades Complementares tem o prazo de até 15 dias úteis para responder à solicitação.  Para as atividades iniciadas nas férias fazer a solicitação em até 15 dias úteis antes do término do período letivo. Caso a Comissão autorize, o aluno poderá iniciar a atividade.

• Em caso de ESTÁGIO, dentro ou fora da UFF, é obrigatória a entrega de Termo de Compromisso. Os prazos para entrega do Termo de Compromisso são iguais aos do Estágio e podem ser conferidos aqui ;

• Ao completar a carga horária de determinada atividade (mesmo se estiver fazendo PIBIC ou Monitoria) preencher o Formulário de Relatório em anexo de acordo com a atividade realizada e entregá-lo na Coordenação de Curso (das 10 às 16h), em no máximo 120 dias corridos após o término da atividade. Caso termine a atividade nas férias entregar em no máximo 15 dias corridos após o início do período letivo.

• O prazo de avaliação e validação do RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES é de 15 dias úteis. Coloque seu e-mail no Relatório para que ele seja respondido pela Comissão, dizendo se o Relatório foi validado ou não.

A Professora Micheli estará no Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Pescado para tirar eventuais dúvidas sobre os procedimentos relativos às Atividades Complementares; Caso o aluno não a encontre deve enviar e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

dizi izle film izle yer gk ak dizi izle dizi izle film izle film izle izlesene dizi dizi izle sinemada film izle dizi seyret dizi izlesene film seyret