Unirio promove programa social que assite à saúde do idoso
Por Rebeca Guio
O Programa Interdisciplinar de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Idoso faz parte das ações da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e atende a pelo menos 400 idosos da região da Tijuca e adjacências. O principal objetivo do Grupo Renascer, como é chamado pelos estudantes e funcionários da universidade, é promover assistência à saúde integral do idoso e auxiliar na melhoria de sua qualidade de vida. Além disso, o programa transforma as relações sociais tantos dos alunos envolvidos nas ações como a dos idosos e contribui para a formação dos profissionais e estudantes da Unirio de diversos cursos de graduação, principalmente das áreas de Saúde e Artes.
Coordenado pelos professores e mestres da Unirio Marcelo Castanheira, Maria Lucia Carneiro, Maria Tércia Barroso e Marta Cristina Ayres

Tereza Rodrigues
Neves, o Renascer conta com o apoio do Hospital Universitário Graffré e Guinle (Unirio), que doa um espaço de atendimento e um local para desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa para a graduação e pós-graduação da Universidade. A também psicóloga Marta Cristina Ayres Neves afirma que “em um segundo prisma, o programa também procura avançar na área de pesquisa de envelhecimento e tem contribuído enormemente para os trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso”.
Formado por uma equipe multiprofissional composta por cerca de 100 integrantes, entre professores, técnicos, voluntários, monitores, bolsistas e estagiários, o Grupo também possui alguns problemas que deverão ser sanados ainda este ano, como contou o idoso Jorge dos Santos: “Acontece que o espaço não é tão grande e cada vez mais tem gente querendo participar. Nós ainda não sabemos como vai ser no futuro, mas tem dias que as ações ficam lotadas. Eu só espero é que consigamos ir para um espaço maior”.
O Grupo Renascer foi fundado em 1986 e começou oferecendo consulta de enfermagem e atendimento de nutrição para cerca de 20 idosos. Hoje, desenvolve atividades educativas, culturais, e recreativas, além de atendimento psicológico, médico, nutricional, fisioterápico e de serviço social, estimulação cognitiva e de memória, atividades físicas e consulta de enfermagem para 400 idosos. Dona Tereza Rodrigues, que faz parte desse grupo, garante que o programa mudou a sua vida para melhor. “Hoje eu tenho meus amigos e não me sinto mais tão sozinha, porque antigamente eu tinha vontade de morrer e hoje já tenho vontade é de viver cada vez mais”.
Com a união entre graduação, pesquisa e extensão, o programa consegue aglutinar os diversos segmentos da Universidade e da comunidade externa, revelando o êxito da sua proposta extensionista. E além da atividade diretamente desenvolvida para os usuários, o Renascer oferece cursos de extensão sobre envelhecimento para profissionais de saúde de diversas áreas.

