Programa da UFRJ contribui para a inclusão social
Por Rebeca Guio
O Programa de Inclusão Social da UFRJ se enquadra entre as ações de extensão universitária, com a participação de alunos e professores da faculdade para realizar projetos. Financiado pela Petrobras, o programa tem como área de atuação a favela da Maré e a Vila Residencial dos Funcionários da UFRJ, e visa ajudar na concretização dos direitos humanos junto a populações desfavorecidas.
Com esse objetivo em mente, o programa de inclusão social se divide em cinco módulos: Programa de Alfabetização de Jovens e

Aula do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da UFRJ
Adultos da UFRJ, Laboratório de Inclusão Digital, Núcleo Interdisciplinar de Ação para a Cidadania, Arte para Todos e Musicultura na Maré. Todos eles, cada um a seu modo, buscam garantir acesso à justiça, acompanhamento psicológico, escolarização básica, qualificação técnica em informática e formação em música e pesquisa no campo da musicologia para as populações envolvidas.
A doutora em Linguística e coordenadora responsável pelo Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da UFRJ, Ana Paula Moura afirma que o projeto alcança atualmente cerca de 600 pessoas, que são atendidas por educadores e alunos da graduação de diferentes áreas (Educação, Serviço Social, Letras e Matemática). Nesse mesmo projeto, mas em uma outra vertente, o programa também ajuda a formar alfabetizadores e professores que atuem nesta modalidade de ensino.
Dona Maria José das Dores participa de três projetos e garante que o Programa de Inclusão da universidade mudou a vida dela. “Hoje, eu tenho uma vida melhor pois estou aprendendo a ler e a escrever, a mexer no computador e até estou conseguindo processar uma empresa que me roubou há um tempo atrás. Agora, pense comigo, se não fosse por esse grupo eu continuaria na mesma situação de sempre”.

Aula no projeto Laboratório de Inclusão Social
Criado em 2006, o Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC) articula as áreas de Arquitetura, Direito, Psicologia e Serviço Social com o objetivo de desenvolver diferentes ações em Direitos Humanos e acesso à Justiça. É nesse projeto, que estudantes das mais diferentes graduações dão assessoria técnica e assistência sócio-jurídica e psicossocial às comunidades vizinhas ao Campus da Ilha do Fundão da UFRJ.

