ISSN: 1808-799x

Ano 15, número 26 - 2017

 

 

Linha editorial e normas para publicação

 LINHA EDITORIAL
 
TrabalhoNecessário é uma publicação eletrônica do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (neddate-uff). A Revista procura recuperar em seu título um dos conceitos centrais do pensamento marxiano. Conceito que, se por um lado, refere-se à atividade vital da espécie humana, e, também, à medida e à substância do valor, por outro lado, remete à compreensão de que o embate político - teórico e prático – pela superação da sociedade das mercadorias não pode ser deixado de lado. Enfim, o trabalho será sempre necessário.
Os temas abrigados por TrabalhoNecessário serão preferencialmente ligados à formação humana e às práticas educativas que se efetivam no âmbito institucional ou nos movimentos e lutas práticas que se dão em diferentes espaços sociais.
A linha editorial da TrabalhoNecessário pauta-se pelo esforço de compreensão e reconstrução, no plano teórico, das diferentes mediações sociais constitutivas da relação entre o mundo do trabalho e a educação, adotando como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, norteador da crítica da economia política, que conduz a uma visão histórica da sociedade de classes. Ao buscar nos fenômenos as múltiplas determinações ou mediações que os constituem, relacionando parte-todo, sujeito-objeto ou subjetividade-objetividade, passado-presente, dentro de uma totalidade histórica, o materialismo histórico se contrapõe aos referenciais idealista, empiricista, estrutural-funcionalista e pósestruturalista, que também pensam, de diferentes formas, o capitalismo. Nesse sentido, a produção acadêmica, na perspectiva do materialismo histórico, calca-se no pressuposto ético-político da ontologia marxiana de que a mesma tem como objetivo imediato ou mediato a práxis. Vale dizer, a superação das relações sociais classistas, hoje, mascaradas pelo refinamento da lógica do capitalismo tardio, em sua mais forte manifestação ideológica: o neoliberalismo.
O corolário da linha editorial da TrabalhoNecessário se impõe na medida da compreensão de que, nas sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, a produção do conhecimento está sempre vinculada a uma determinada concepção da realidade. Depreende-se disso que na permanente disputa de leitura de significação da realidade torna-se impossível a soma de
teorias, como pretende o ecletismo. Obviamente, pode ocorrer, como sugere Gramsci, uma incorporação – de forma subordinada – de aspectos das teorias em disputa.
TrabalhoNecessário esclarece, finalmente, que está aberta à apreciação de textos que adotem referenciais teórico-metodológicos divergentes de sua linha editorial, desde que explicitem uma coerência interna no âmbito ontológico e epistemológico, e que estimulem um debate fecundo na relação crítica com esta linha editorial.

INSTRUÇÕES GERAIS
 
 A Revista TrabalhoNecessário recebe para publicação artigos inéditos, em português ou espanhol, de autores brasileiros e estrangeiros, que sejam resultantes de pesquisas e estudos  teóricos que contribuam para o avanço do conhecimento no campo Trabalho-Educação. Além de artigos, poderão também ser publicadas resenhas e notas de pesquisa relativas ao campo temático da Revista.
A publicação de artigos, resenhas e notas de pesquisa está condicionada a dois pareceres de membros do Comitê Científico, do Conselho Editorial e/ou de colaboradores ad hoc. Em caso de divergências, será solicitado um terceiro parecer. Problemas específicos serão avaliados e decididos pela Comissão Editorial.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos a relevância e pertinência do artigo para a linha editorial da Revista, a consistência e rigor na abordagem teórica, na metodologia e argumentação, a interlocução com a produção marxista e a correção e clareza na construção do texto.

Instruções para Preparação de Manuscritos  
 
1. Os trabalhos podem ser encaminhados em português ou espanhol e não devem ser submetidos, simultaneamente, a outros periódicos.
2. Os artigos devem ter no mínimo 30 mil e, no máximo, 60 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.
3. As notas de pesquisa não devem ultrapassar 40 mil caracteres com espaços e a formatação segue as mesmas orientações indicadas para os artigos.
4. As resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços e a formatação segue as mesmas orientações indicadas para os artigos. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada.
5. Os manuscritos devem ser encaminhados exclusivamente para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
6. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista TrabalhoNecessário.

 Orientações para a Formatação dos Textos
 
1 - Os trabalhos devem estar no formato MS Word. Margem esquerda de 3 cm, margem superior, inferior e direita de 2,5 cm. Texto com fonte Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm. Título em Arial 14, negrito, caixa alta, separado do nome do(s) autor(es) por duplo enter.  Subtítulos em Arial 12, negrito, caixa alta e baixa. Para destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico. Os parágrafos devem ser assinalados com um único toque de tabulação (Enter apenas no final do parágrafo). Separar títulos de seções do texto principal com um duplo Enter.
2 - Os trabalhos devem conter as seguintes informações pré-textuais: categoria do trabalho (artigo, resenha, nota de pesquisa), título e nome do(s) autor(es). As informações sobre o(s) autor(es) como titulação, vínculo profissional, e-mail e outras, devem estar em nota de rodapé.
3 - Todos os trabalhos devem apresentar Resumo, com até 600 caracteres, e três palavras-chave, em português e, também, em inglês ou espanhol.
4 - As notas de rodapé devem ser explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer em pé de página com fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado.
5 - As citações, ao longo do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.). Exemplo: (Marx, 1977) ou (Mészáros, 2002, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Gramsci, 1995a), (Gramsci, 1995b).
6 - As citações literais devem ser inseridas no parágrafo entre aspas. Se estiverem com aspas no texto original, substituí-las por aspas simples. Citações literais de mais de três linhas devem ser destacadas do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo à esquerda, espaço simples, fonte Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar colchetes [...]
7 - As Referências devem conter, apenas, os autores, textos e documentos citados no trabalho. São apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, seguindo as normas atualizadas da ABNT. Exemplos:
Livros:
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009
Coletâneas:
SANTOS, Hélio. Uma avaliação do combate às desigualdades raciais no Brasil. In: Guimarães, Antônio Sérgio Alfredo; Huntley, Lynn Walker (Orgs.). Tirando a máscara:ensaios sobre racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 53-76.
Artigos:
FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores.Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010.
Legislação:
SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.
Documentos institucionais:
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais.Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/geral/orientacoes_pse.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2009.
Teses:
BARREIRA, Luis. História e historiografia : as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.
Publicações em meio eletrônico:
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>Acesso em: 29 set. 2014.
8- Os editores se reservam o direito de não aceitar trabalhos que fujam às normas acima apresentadas. A revisão ortográfica e de digitação é de responsabilidade do(s) autor (es), sendo a sua correção considerada na avaliação.

 Declaração de Direito Autoral
 
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).  
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores. 
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 Política de Privacidade  
 
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE  
 
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

POLÍTICA ANTI PLÁGIO

Os artigos submetidos à revista TrabalhoNecessário serão verificados quanto à originalidade em programas de detecção de plágio (sistema Antiplagiarist) antes de passar pela avaliação pelos pares.

 

Línea Editorial y normas para publicación


Línea Editorial
TrabalhoNecessário es una publicación electrónica cuatrimestral del Núcleo de Estudios, Documentación y Datos sobre Trabajo y Educación – NEDDATE de La Facultad de Educación de la Universidad Federal Fluminense – UFF. Es dirigida a profesores e investigadores, como también a estudiantes de pre grado y post grado, especialmente de las ciencias sociales y humanidades. 
La Revista busca rescatar en su título uno de los conceptos centrales del pensamiento marxiano, es decir, el trabajo como actividad vital de la especie humana, comprendiendo que la lucha política – desde la teoría y la práctica – por la superación de la sociedad de mercancías no puede ser olvidada. El trabajo será siempre necesario. Los temas cubiertos serán preferentemente aquellos centrados en la formación humana y las prácticas educativas que se realizan en el ámbito institucional o en los movimientos y conflictos que ocurren en diferentes espacios sociales.
La línea editorial de TrabalhoNecessário se fundamenta en el esfuerzo de comprensión y reconstrucción, en el plano teórico de las diferentes mediaciones sociales constructivas de la relación entre elmundo del trabajo y educación, adoptando como referencial teórico-metodológico el materialismo histórico conductor de la crítica de la economía política, el cual conduce a una visión histórica de la sociedad de clases. Al buscar en los fenómenos las múltiples determinaciones o mediaciones que los constituyen, relacionando parte-todo, sujeto-objeto o subjetividad-objetividad, pasado-presente, dentro de una totalidad histórica, el materialismo histórico se contrapone a los referenciales idealistas, empiricista y post-estruturalistas, que también piensan, de diferentes formas, el capitalismo.
En este sentido, la línea editorial de la revista TrabalhoNecessário considera que, en las sociedades divididas en clases sociales antagónicas, la producción de conocimiento está siempre enmarcada en una determinada concepción de realidad. Es así que, en la permanente disputa de lectura de significación de la realidad, se torna imposible la mera suma de teorías, como pretende el eclectisismo. Obviamente, sin embargo, pueden ocurrir, como sugiere Gramsci, incorporaciones – de una forma subordinada – de aspectos de las teorías en disputa, las cuales coexisten para ampliar la comprensión de realidad de forma más amplia posible.
TrabalhoNecessário esclarece, finalmente, que está abierta a la apreciación de textos que adopten referenciales teórico-metodológicos divergentes de su línea editorial, en la medida que demuestrenuna coherencia interna en el ámbito ontológico y epistemológico, y que estimulen un debate fecundo en la relación crítica con esta línea editorial.
Las Editoras     

Instrucciones generales 
La Revista TrabalhoNecessário recibe para publicación artículos inéditos, en portugués o en español de autores brasileños y extranjeros, que sean resultado de investigaciones y estudios teóricos que contribuyan al avance de conocimiento en lo campo Trabajo-Educación. Además de artículos, podrán también ser publicadas reseñas y apuntes de investigacionesrelativas al campo temático de la Revista.
La publicación de artículos, reseñas y apuntes de investigaciónestá condicionada a su aprobación por parte de losmiembros del Comité Científico, del Consejo Editorial y/o de colaboradores ad hoc. En caso de divergencia, será solicitada una tercera opinión. Problemas específicos serán evaluados y decididos por la Comisión Editorial. 
La selección de artículos para publicación toma como criterios básicos la relevancia y pertinencia del artículo para la línea editorial de la Revista, la consistencia y rigor en el abordaje teórico, en la metodología y argumentación, la interlocución con la producción marxista y la corrección y claridad en la construcción del texto. 

Instrucciones para lapreparación de manuscritos 
1. Los trabajos pueden ser enviados en portugués o en español y no deben ser sometidos, simultáneamente, a otros periódicos.
2. Los artículos deben tener en el mínimo 40 mil y en el máximo 60 mil caracteres  con espacios, incluyendo las referencias bibliográficas y notas.
3. Los apuntes de investigación no deben sobrepasar40 mil caracteres con espacios y su formatodebe seguir las mismas orientaciones indicadas para los artículos.
4. Las reseñas no deben sobrepasar 10 mil caracteres con espacios y la su formato debe seguir las mismas orientaciones indicadas para los artículos. Es indispensable la indicación de la referencia bibliográfica completa de la obra reseñada.
5. Los manuscritos deben ser exclusivamente enviados para el email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
6. El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión integral de los derechos de autoría a la Revista TrabalhoNecessário.  

Orientaciones para el formato de los Textos 
1-    Los trabajos deben estar en el formato MS Word. Margen izquierdo de 3 cm, margen superior, inferior y derecha  de 2,5 cm. Texto con fuente Arial 12, justificado, espaciado de líneas 1,5 cm. Título en Arial 14, negrilla, con mayúscula, separado del nombre del(los)  autor(es)  con dobleenter. Subtítulos en Arial 12, negrilla, mayúscula y minúscula. Para destacar, en el interior del texto, utilizar solo cursiva. Los párrafos deben ser señalados con un único toque de tabulador (Enter solo en el final del párrafo).  Separar títulos de secciones del texto principal con un doble Enter.
2-    Los trabajos deben contener las siguientes informaciones pre-textuales: categoría del trabajo (artículo, reseña, apunte de investigación), título y nombre del(los)autor(es). Las informaciones sobre el(los)autor(es) como titulación, vínculo profesional, email y otras, deben estar en nota a pie de página      
3-    Todos los trabajos deben contener resumen en portugués, inglés o español con hasta 600 caracteres cada, tres palabras clave en portugués, inglés y español.
4-    Las notas a pie de páginadeben ser explicativas. Todas las notas deberán ser enumeradas y aparecer en pie de página con fuente Arial 10, espaciado simple, justificado.
5-    Las citas textuales, al largo del texto, deben circunscribirse a la forma (Autor, data) o (Autor, data, p.). Ejemplo: (Marx, 1977), o (Mészáros, 2002, p. 95). Diferentes títulos del mismo autor, publicados en el mismo año, deberán ser diferenciados añadiéndose una letra tras la fecha, por ejemplo: (Gramsci, 1995a), (Gramsci, 1995b).
6-    Las citas textuales literales deben ser insertadas en el párrafo entre comillas. Si estuvieran con comillas en el texto original, deben ser sustituidaspor simple. Las citas textuales literales con más de tres líneas deben ser destacadas del texto (unenter antes y un enter después), com 4 cm de margen a la izquierda, espacio simple, fuente Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar corchetes [...] 
7-    La bibliografía debe contener, sólo los autores, textos y documentos citados en el trabajo. Deben ser presentadas, al final del texto, en orden alfabético, siguiendo las normas actualizadas de la ABNT.
Ejemplos:
Libros:
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009
Recopilaciones:
SANTOS, Hélio. Uma avaliação do combate às desigualdades raciais no Brasil. In: Guimarães, Antônio Sérgio Alfredo; Huntley, Lynn Walker (Orgs.). Tirando a máscara: ensaios sobre racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 53-76.
Artículos:
FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010. 
Legislación:
SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.
Documentos institucionales:
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais.Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/geral/orientacoes_pse.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2009.
Tesis:
BARREIRA, Luis. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas. 
Publicaciones en medio electrónico:
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>Acesso em: 29 set. 2014.
8. Los editores se reservan el derecho de no aceptar trabajos que huyan a las normas arriba presentadas. El repaso ortográfica y de digitación es de responsabilidad del(s) autor(es), siendo su corrección considerada en la evaluación.

DECLARACIÓN DE DIRECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.

POLÍTICA DE PRIVACIDAD
Los nombres y direcciones informados en esta revista serán utilizados exclusivamente para los servicios prestados por esa publicación, y no serán disponibilizados para otras finalidades o a terceros.  
POLÍTICA DE LIBRE ACESSO
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POLÍTICA ANTI PLÁGIO
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Editorial policy and guidelines for manuscript submission


 Editorial Line


TrabalhoNecessáriois an electronic publication of the Center for Studies, Documentation and Information about Work and Education of the Faculty of Education of the Federal Fluminense University (neddate-uff). The Journal seeks to recover in its title one of the central concepts of Marxian thought. A concept that refers to the vital activity of the human species, and also to the extent and substance of value, and, on the other hand, to the realization that political struggle - theoretical and practical - cannot be left aside when at stake is overcoming the society of goods. Anyway, work is always necessary.
The themes to be addressed in the TrabalhoNecessário will be preferably linked to human development and educational practices taking place in institutional settings or the movements and practical struggles occurring in different social spaces.
The editorial line of TrabalhoNecessário is guided by a commitment tounderstand and reconstruct, in theory, the various social mediations” comprised in the relationship between the world of work and education. Therefore, historical materialism has been adopted as theoretical and methodological framework, guiding the critique of political economy leading to a historical view of class society. In seeking the multiple determinations or mediations of phenomena, relating part-whole, subject-object or subjectivity-objectivity, past-present, within a historical totality, historical materialism is opposed to idealistic, empiricist, structural-functionalist and poststructuralist references, which also address capitalism in different ways. In this sense, academic production in the perspective of historical materialism is based on the ethical-political assumption that Marxian ontology has praxis as its immediate or mediate goal. That is, the overcoming of classist social relations, today masked by the refining of the logic of late capitalism in its most strong ideological manifestation: neoliberalism.
The corollary of the editorial line of TrabalhoNecessário is justified by the realization that the production of knowledge is always linked to a particular conception of reality in societies divided into antagonistic social classes. It follows that, in the permanent search for the meaning of reality, it is impossible to sum theories as intended by eclecticism. As Gramsci suggests, incorporation of some aspects of the theories in dispute can obviously occur in a subordinate way.
Finally, TrabalhoNecessário is also open to appreciate texts adopting different methodological-theoretical references, since they show internal coherence in ontological and epistemological terms, and stimulate a fruitful debate on the critical relationship with this editorial line.

 General instructions

The TrabalhoNecessário Journal receives original articles for publication in Portuguese or Spanish from Brazilian and foreign authors, resulting from research and theoretical studies that contribute to the advancement of knowledge in the field of Work-Education. In addition to articles, reviews and research notes addressing the journal thematic fieldmay also be published.
The publication of articles, reviews and research notes is subject to two opinions of the Scientific Committee, members of the Editorial Board and/or ad hoc staff. In case of disagreement, a third opinion will be prompted. Specific problems will be assessed and decided by the Editorial Board.
The selection of articles for publication takes as its basic criteria the relevance and pertinence of the article to the journal's editorial line, consistency and accuracy of the theoretical approach, methodology and argumentation, dialogue with the Marxist production and correctness and clarity of text.

 Instructions for Preparation of manuscripts

1. Manuscripts can be submitted in Portuguese or Spanish and should not be submitted simultaneously to other journals.
2. Articles must be at least 40 thousand characters with spaces and not more than 60 thousand, including bibliographical references and notes.
3. Research notes should not exceed 40 thousand characters with spaces and the formatting follows the same guidelines for articles.
4. Reviews should not exceed 10 thousand characters with spaces and the formatting follows the same guidelines for articles. The indication of the complete bibliographic reference of the reviewed work is essential.
5. Manuscripts should be sent exclusively to the e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
6. Submission of a manuscript implies automatic transfer of copyright to the Journal TrabalhoNecessário.

 Guidelines for the formatting of texts

1. Manuscripts must be in MS Word format. Left margin set at 3 cm, top, bottom and right set at 2.5 cm. For the main text use Arial 12 pt, justified, 1.5 line spacing. For Titles use Arial 14, bold, capital letters, separated from the name(s) of the author(s) by double enter. For Subtitles use Arial 12, bold, upper and lower case. To highlight within the text use only italics. Paragraphs should be marked with a unique twist tab (Enter only at the end of paragraph). Separate section titles with a double Enter.
2. Manuscripts must contain the following pre-textual information: category (article, review, research note), title and name(s) of author(s). Information about the author(s), such as titles, professional link, email, etc., should be provided in a footnote.
3. All manuscripts mustcontain an abstract in Portuguese, English or Spanish with up to 600 characters each, three key words in Portuguese, English and Spanish.
4. The footnotes should be explanatory. All footnotes must be numbered, Arial 10, single spaced and justified.
5. References must be cited in the text in the form (author, date) or (author, date, p.). Example: (Marx, 1977) or (Mészáros, 2002, p.95). Different titles published by the same author in the same year must be differentiated by adding a letter after the date, for example: (Gramsci, 1995a), (Gramsci, 1995b).
6. The literal quotations must be inserted in the paragraph in quotation marks. If in quotation marks in the original text, replace them with single quotes. Literal quotations of more than three lines should be highlighted text (enter before and after), 4 cm left indent, single-spaced, Arial 11. To indicate fragments, use brackets [...]
7. References should contain only the authors, texts and documents cited in the work. They are presented at the end of the text, in alphabetical order, according to ABNT updated rules.
Examples:
Books:
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009
Compilations:
SANTOS, Hélio. Uma avaliação do combate às desigualdades raciais no Brasil. In: Guimarães, Antônio Sérgio Alfredo; Huntley, Lynn Walker (Orgs.). Tirando a máscara: ensaios sobre racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 53-76.
Articles:
FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010. 
Legislation:
SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.
Institutional documents:
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais.Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/geral/orientacoes_pse.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2009.
Thesis:
BARREIRA, Luis. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas. 
Publications in electronic media:
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf> Acessoem: 29 set. 2014.
8. The editors reserve the right not to accept jobs fleeing to the rules presented above are reserved. The spelling and typing review is the responsibility of (s) author (s), and its correction considered in the evaluation.

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The Articles submitted to the journal TrabalhoNecessário will have its originality checked by an plagiarism detection program (AntiPlagiarist system) before going through peer review.