ISSN: 1808-799x

Ano 10, número 15 - 2012

 

Linha editorial e normas para publicação

Linha Editorial


TrabalhoNecessário é uma publicação eletrônica do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (neddate-uff). A Revista procura recuperar em seu título um dos conceitos centrais do pensamento marxiano. Conceito que, se por um lado, refere-se à atividade vital da espécie humana, e, também, à medida e à substância do valor, por outro lado, remete à compreensão de que o embate político - teórico e prático – pela superação da sociedade das mercadorias não pode ser deixado de lado. Enfim, o trabalho será sempre necessário.

Os temas abrigados por TrabalhoNecessário serão preferencialmente ligados à formação humana e às práticas educativas que se efetivam no âmbito institucional ou nos movimentos e lutas práticas que se dão em diferentes espaços sociais.

A linha editorial da TrabalhoNecessário pauta-se pelo esforço de compreensão e reconstrução, no plano teórico, das diferentes mediações sociais constitutivas da relação entre o mundo do trabalho e a educação, adotando como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, norteador da crítica da economia política, que conduz a uma visão histórica da sociedade de classes. Ao buscar nos fenômenos as múltiplas determinações ou mediações que os constituem, relacionando parte-todo, sujeito-objeto ou subjetividade-objetividade, passado-presente, dentro de uma totalidade histórica, o materialismo histórico se contrapõe aos referenciais idealista, empiricista, estrutural-funcionalista e pósestruturalista, que também pensam, de diferentes formas, o capitalismo. Nesse sentido, a produção acadêmica, na perspectiva do materialismo histórico, calca-se no pressuposto ético-político da ontologia marxiana de que a mesma tem como objetivo imediato ou mediato a práxis. Vale dizer, a superação das relações sociais classistas, hoje, mascaradas pelo refinamento da lógica do capitalismo tardio, em sua mais forte manifestação ideológica: o neoliberalismo.

O corolário da linha editorial da TrabalhoNecessário se impõe na medida da compreensão de que, nas sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, a produção do conhecimento esta sempre vinculada a uma determinada concepção da realidade. Depreende-se disso que a permanente disputa de leitura de significação da realidade torna-se impossível a soma de
teorias, como pretende o ecletismo. Obviamente, pode ocorrer, como sugere Gramsci, uma incorporação – de forma subordinada – de aspectos das teorias em disputa.

TrabalhoNecessário esclarece, finalmente, que está aberta à apreciação de textos que adotem referenciais teórico-metodológicos divergentes de sua linha editorial, desde que explicitem uma coerência interna no âmbito ontológico e epistemológico, e que estimulem um debate fecundo na relação crítica com esta linha editorial.


Normas para publicação


As contribuições para publicação devem ser encaminhadas em arquivos anexos, por email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. podendo ser dos seguintes tipos: artigo, ensaio, notas de pesquisa e comunicação, resenha e crítica e, finalmente, memória e documentos.


          • Artigos: texto de apresentação de resultado de pesquisa de natureza empírica ou conceitual. Tamanho dos originais: 10 a 25 páginas, incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

          • Ensaios: produção textual de amplo alcance teórico-analítico, não conclusivo e não exaustivo. Tamanho dos originais: 10 a 25 páginas, incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

          • Notas de pesquisa e comunicações: descrição de experiências relativas ao campo temático da Revista, com intuito de tanto estimular a troca de informações quanto de fornecer material para futuras análises de caráter mais abrangente. Tamanho dos originais: 5 a 10 páginas, incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

          • Resenha e crítica: Resenha crítica de obras acadêmicas, literárias, audiovisuais, entre outras. Tamanho dos originais: até 10 páginas, incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

          • Memória e documentos: documentos atuais e históricos (tanto normativos quanto doutrinários ou propositivos), com o objetivo de preservar ou resgatar a memória da relação trabalho-educação. Além de se publicar a partir de pesquisa da própria editoria da TrabalhoNecessário, esta seção receberá contribuição dos leitores, assegurando-lhes o crédito pelo envio do documento. É desejável que cada documento seja precedido por um breve texto de apresentação e contextualização do mesmo.


Preparação dos originais

1- Os trabalhos devem estarem formato MS Word e não conter grande quantidade de imagens. Margem esquerda de3 cm, margem superior, inferior e direita de2,5 cm.

2- Texto com fonte Arial 12, justificado e espaçamento de linhas 1,5. Títulos em Arial 14, negrito, caixa alta. Subtítulos em Arial 12, negrito, caixa alta e baixa.

3- Os trabalhos devem observar o limite máximo de 60.000 caracteres com espaços, incluindo todas as informações pré-textuais, notas de rodapé e fontes e referências.

4- Os trabalhos devem conter as seguintes informações pré-textuais: categoria do trabalho (artigo, ensaio, notas de pesquisa, resenha ou documento), título, nome do(s) autor(es), e-mail. As informação sobre o(s) autor(es) como titulação, vínculo profissional, e outras, devem estar em nota de rodapé.

5- Todos os trabalhos devem conter Resumo em português como até 200 palavras e três palavras-chave, bem como Resumo em inglês, com até 200 palavras e três key words.

6- As citações com mais de três linhas devem ser apresentadasem fonte Arial10, com recuo de1,5 cmà esquerda.

7- As Fontes e Referências devem conter, apenas, os autores, textos e documentos citados no trabalho e serem apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas atualizadas da ABNT.

8- A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e/ou do Comitê Científico.

9- Os editores se reservam o direito não aceitar trabalhos que fujam às normas acima apresentadas, bem como de sugerir alterações em usos informais da língua e de corrigir variantes não-padrão do português.

10- Os trabalhos podem ser encaminhados em português ou espanhol.


Avaliação


Os trabalhos serão avaliados pelo Conselho Editorial e/ou pelo Comitê Científico. Os nomes dos autores e dos avaliadores de cada originial são de conhecimento exclusivo dos editores.


Direitos autorais


Os textos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.