ISSN: 1808-799x

Ano 16, número 29 - 2018

 

 

Linha editorial e normas para publicação

 LINHA EDITORIAL
 

TrabalhoNecessário é uma publicação eletrônica, de periodicidade quadrimestral, do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – Neddate/UFF, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. ARevista procura recuperar em seu título um dos conceitos centrais do pensamento marxiano, ou seja, o trabalho como atividade vital da espécie humana, compreendendo que o embate político - teórico e prático – pela superação da sociedade produtora de mercadorias não pode ser deixado de lado. Enfim, o trabalho será sempre necessário.

Os temas abrigados por TrabalhoNecessário serão preferencialmente ligados à formação humana e às práticas educativas que se efetivam no âmbito institucional ou nos movimentos e lutas que se dão em diferentes espaços sociais.

A linha editorial da TrabalhoNecessário pauta-se pelo esforço de compreensão e reconstrução, no plano teórico, das diferentes mediações sociais constitutivas da relação entre o mundo do trabalho e a educação, adotando como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, norteador da crítica da economia política, que conduz a uma visão histórica da sociedade de classes. Ao buscar nos fenômenos as múltiplas determinações ou mediações que os constituem, relacionando parte-todo, sujeito-objeto ou subjetividade-objetividade, passado-presente, dentro de uma totalidade histórica, o materialismo histórico se contrapõe aos referenciais idealista, empiricista, estrutural-funcionalista, pós-estruturalista e pós-modermo que também analisam de diferentes formas, o capitalismo. Nesse sentido, a linha editorial da TrabalhoNecessário considera que, nas sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, a produção do conhecimento está sempre vinculada a uma determinada concepção da realidade. Depreende-se disso que, na permanente disputa de leitura de significação da realidade torna-se impossível a mera soma de teorias, como pretende o ecletismo. Obviamente, entretanto, podem ocorrer, como sugere Gramsci, incorporações de aspectos das teorias em disputa, que concorram para ampliar a compreensão da realidade.

TrabalhoNecessário esclarece, finalmente, que está aberta à apreciação de textos que se substanciem em referenciais teórico-metodológicos divergentes de sualinhaeditorial, desde que explicitem uma coerência interna no âmbito ontológico e epistemológico, e que estimulem um debate fecundo na relação crítica com esta linha editorial.

 
 

INSTRUÇÕES GERAIS
 
          A partir do ano de 2018, a Revista passa a editar Números Temáticos, organizados por grupos de pesquisa associados ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – Neddate, considerando sua afinidade com a linha editorial da revista. Como meio de veiculação e mediação do pensamento crítico em relação ao mundo do trabalho, à formação humana e as relações históricas entre trabalho e educação, os Números Temáticos serão compostos por artigos de autores convidados e artigos enviados, espontaneamente, todos inéditos. Além dos textos diretamente relacionados à temática e sua respectiva ementa, a TN continuará recebendo resenhas, notas de pesquisa e artigos de demanda contínua. Todos os textos deverão respeitar as normas de publicação da revista e os prazos estabelecidos pelos editais, para posterior avaliação.
       
        A publicação de artigos, resenhas e notas de pesquisa está condicionada a dois pareceres emitidos por membros do Comitê Científico, do Conselho Editorial e/ou de colaboradores ad hoc. Em caso de divergências, será solicitado um terceiro parecer. Problemas específicos serão avaliados e decididos pelos Editores.  
       
         A seleção de trabalhos para publicação toma como critérios básicos a sua relevância e pertinência para a linha editorial da Revista, a consistência e rigor na abordagem teórica, na metodologia e argumentação, a interlocução com a produção marxista e a correção e clareza na construção do texto.
 
 

Instruções para Preparação de Manuscritos  
 

1. Os trabalhos podem ser encaminhados em português ou espanhol,devem ser inéditos, e não podem ser submetidos, simultaneamente, a outros periódicos.

2. Os artigos devem ter no mínimo 30 mil e, no máximo, 60 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas.

3. As notas de pesquisa não devem ultrapassar 40 mil caracteres com espaços e a formatação segue as mesmas orientações indicadas para os artigos.

4. As resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços e a formatação segue as mesmas orientações indicadas para os artigos. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada.

5. Os manuscritos devem ser encaminhados exclusivamente para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista TrabalhoNecessário.


 Orientações para a Formatação dos Textos
 

1 - Os trabalhos devem estar no formato MS Word. Margem esquerda de 3 cm, margem superior, inferior e direita de 2,5 cm. Texto com fonte Arial 12, justificado, espaçamento de linhas 1,5 cm. Título em Arial 14, negrito, caixa alta, separado do nome do(s) autor(es) por duplo enter.  Subtítulos em Arial 12, negrito, caixa alta e baixa. Para destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico. Os parágrafos devem ser assinalados com um único toque de tabulação (Enter apenas no final do parágrafo). Separar títulos de seções do texto principal com um duplo Enter.

2 - Os trabalhos devem conter as seguintes informações pré-textuais: categoria do trabalho (artigo, resenha, nota de pesquisa), título e nome do(s) autor(es). As informações sobre o(s) autor(es) como titulação, vínculo profissional, e-mail e outras, devem estar em nota de rodapé.

3 - Todos os trabalhos devem apresentar Resumo, com até 600 caracteres, e três palavras-chave, em português e, também, em inglês ou espanhol.

4 - As notas de rodapé devem ser explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer em pé de página com fonte Arial 10, espaçamento simples, justificado.

5 - As citações, ao longo do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.). Exemplo: (Marx, 1977) ou (Mészáros, 2002, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Gramsci, 1995a), (Gramsci, 1995b).

6 - As citações literais devem ser inseridas no parágrafo entre aspas. Se estiverem com aspas no texto original, substituí-las por aspas simples. Citações literais de mais de três linhas devem ser destacadas do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo à esquerda, espaço simples, fonte Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar colchetes [...]

7 - As Referências devem conter, apenas, os autores, textos e documentos citados no trabalho. São apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço simples, seguindo as normas atualizadas da ABNT.

Exemplos:

Livros

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009

Coletâneas

SANTOS, Hélio. Uma avaliação do combate às desigualdades raciais no Brasil. In: Guimarães, Antônio Sérgio Alfredo; Huntley, Lynn Walker (Orgs.). Tirando a máscara:ensaios sobre racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 53-76.

Artigos

FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010.

Legislação

SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.

Documentos institucionais

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais.Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/geral/orientacoes_pse.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2009.

Teses

BARREIRA, Luis. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

Publicações em meio eletrônico

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>Acesso em: 29 set. 2014.

8- Os editores se reservam o direito de não aceitar trabalhos que fujam às normas acima apresentadas. A revisão ortográfica e de digitação é de responsabilidade do(s) autor (es), sendo a sua correção considerada na avaliação.

 

 Declaração de Direito Autoral
 

Esta revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional). 

O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.


 Política de Privacidade  
 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


POLÍTICA DE ACESSO LIVRE  
 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


POLÍTICA ANTI PLÁGIO

Os artigos submetidos à revista TrabalhoNecessário serão verificados quanto à originalidade em programas de detecção de plágio (sistema Antiplagiarist) antes de passar pela avaliação pelos pares.  


 

Línea editorial y normas para publicación


Línea Editorial

TrabalhoNecessário es una publicación electrónica, de peridiocidad cuatrimestral, del Núcleo de Estudios, Documentación y Datos sobre Trabajo y Educación – Neddate de La Facultad de Educación de la Universidad Federal Fluminense – UFF, vinculada al Programa de Posgrado en Educación (Maestria y Doctorado) y la Facultad de Educación de la Universidad Federal Fluminense. Es dirigida a profesores e investigadores, como también a estudiantes de pregrado y posgrado, especialmente de las ciencias sociales y humanidades.

La Revista busca rescatar en su título uno de los conceptos centrales del pensamiento marxiano, es decir, el trabajo como actividad vital de la especie humana, comprendiendo que la lucha política – desde la teoría y la práctica – por la superación de la sociedad productora de mercancías no puede ser olvidada. El trabajo será siempre necesario. Los temas cubiertos por TrabalhoNecessário serán preferentemente aquellos centrados en la formación humana y las prácticas educativas que se realizan en el ámbito institucional o en los movimientos y luchas que ocurren en diferentes espacios sociales. 

La línea editorial de TrabalhoNecessário se basa en el esfuerzo de comprensión y reconstrucción, en el plano teórico de las diferentes mediaciones sociales que constituyen de la relación entre el mundo del trabajo y la educación, adoptando como referencial teórico-metodológico el materialismo histórico conductor de la crítica de la economía política, el cual conduce a una visión histórica de la sociedad de clases. Al buscar en los fenómenos las múltiples determinaciones o mediaciones que los constituyen, relacionando parte-todo, sujeto-objeto o subjetividad-objetividad, pasado-presente, dentro de una totalidad histórica, el materialismo histórico se contrapone a los referenciales idealista, empiricista, estructural-funcionalista, postestructuralistas y posmoderno, que también analizan de diferentes formas, el capitalismo. 

En este sentido, la línea editorial de la revista TrabalhoNecessário considera que, en las sociedades divididas en clases sociales antagónicas, la producción del conocimiento está siempre enmarcada en una determinada concepción de realidad. Es así que, en la permanente disputa de lectura de significación de la realidad, se torna imposible la mera suma de teorías, como pretende el eclecticismo. Obviamente, sin embargo, pueden ocurrir, como sugiere Gramsci, incorporaciones de aspectos de las teorías en disputa, las cuales contribuyen para ampliar la comprensión de realidad de forma más amplia posible. T

TrabalhoNecessário esclarece, finalmente, que está abierta a la apreciación de textos que adopten referenciales teórico-metodológicos divergentes de su línea editorial, en la medida que demuestren una coherencia interna en el ámbito ontológico y epistemológico, y que estimulen un debate fecundo en la relación crítica con esta línea editorial.


Instrucciones generales 

A partir del año de 2018, la Revista TrabalhoNecessário será editada en Números Temáticos, organizados por grupos de investigación asociados al Núcleo de Estudios, Documentación y Datos sobre Trabajo y Educación – Neddate, considerando su afinidad con la línea editorial de la revista. Como medio de vinculación / circulación y mediación del pensamiento crítico en relación al mundo del trabajo, a la formación humana y las relaciones historicas entre trabajo y educación, los Números Temáticos serán compuestos por artículos de autores invitados y artículos espontáneamente enviados. Además de los textos directamente relacionados a la temática y su respectivo contenido, la Revista TrabalhoNecessário seguirá recibiendo reseñas y apuntes de investigaciones y artículos de demanda espontanea. Todos os textos tendrán que respetar las normas de publicación de la revista y los plazos establecidos por los edictos, para posterior evaluación. 

La publicación de artículos, reseñas y apuntes de investigación está condicionada a su aprobación por parte de los miembros del Comité Científico, del Consejo Editorial y/o de colaboradores ad hoc. En caso de divergencia, será solicitada una tercera opinión. Problemas específicos serán evaluados y decididos por los editores. 

La selección de artículos para publicación toma como criterios básicos la relevancia y pertinencia del artículo para la línea editorial de la Revista, la consistencia y rigor en el abordaje teórico, en la metodología y argumentación, la interlocución con la producción marxista y la corrección y claridad en la construcción del texto. 


Instrucciones para la preparación de manuscritos 

1. Los trabajos pueden ser enviados en portugués o en español y no deben ser sometidos, simultáneamente, a otros periódicos.

2. Los artículos deben tener en el mínimo 40 mil y en el máximo 60 mil caracteres con espacios, incluyendo las referencias bibliográficas y notas.

3. Los apuntes de investigación no deben sobrepasar40 mil caracteres con espacios y su formato debe seguir las mismas orientaciones indicadas para los artículos.

4. Las reseñas no deben sobrepasar 10 mil caracteres con espacios y la su formato debe seguir las mismas orientaciones indicadas para los artículos. Es indispensable la indicación de la referencia bibliográfica completa de la obra reseñada.

5. Los manuscritos deben ser exclusivamente enviados para el e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6. El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión integral de los derechos de autoría a la Revista TrabalhoNecessário.  


Orientaciones para el formato de los Textos 

1- Los trabajos deben estar en el formato MS Word. Margen izquierdo de 3 cm, margen superior, inferior y derecha  de 2,5 cm. Texto con fuente Arial 12, justificado, espaciado de líneas 1,5 cm. Título en Arial 14, negrilla, con mayúscula, separado del nombre del(los)  autor(es)  con doble enter. Subtítulos en Arial 12, negrilla, mayúscula y minúscula. Para destacar, en el interior del texto, utilizar solo cursiva. Los párrafos deben ser señalados con un único toque de tabulador (Enter solo en el final del párrafo).  Separar títulos de secciones del texto principal con un doble Enter.

2- Los trabajos deben contener las siguientes informaciones pre-textuales: categoría del trabajo (artículo, reseña, apunte de investigación), título y nombre del(los)autor(es). Las informaciones sobre el(los)autor(es) como titulación, vínculo profesional, email y otras, deben estar en nota a pie de página.  

3-Todos los trabajos deben contener resumen en portugués, inglés o español con hasta 600 caracteres cada, tres palabras clave en portugués, inglés y español.

4-Las notas a pie de página deben ser explicativas. Todas las notas deberán ser enumeradas y aparecer en pie de página con fuente Arial 10, espaciado simple, justificado.

5-Las citas textuales, al largo del texto, deben circunscribirse a la forma (Autor, data) o (Autor, data, p.). Ejemplo: (Marx, 1977), o (Mészáros, 2002, p. 95). Diferentes títulos del mismo autor, publicados en el mismo año, deberán ser diferenciados añadiéndose una letra tras la fecha, por ejemplo: (Gramsci, 1995a), (Gramsci, 1995b).

6-Las citas textuales literales deben ser insertadas en el párrafo entre comillas. Si estuvieran con comillas en el texto original, deben ser sustituidas por simple. Las citas textuales literales con más de tres líneas deben ser destacadas del texto (un enter antes y un enter después), com 4 cm de margen a la izquierda, espacio simple, fuente Arial 11. Para indicar fragmentos, utilizar corchetes [...]

7-La bibliografía debe contener, sólo los autores, textos y documentos citados en el trabajo. Deben ser presentadas, al final del texto, en orden alfabético, siguiendo las normas actualizadas de la ABNT.

Ejemplos:

Libros

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009

Recopilaciones

SANTOS, Hélio. Uma avaliação do combate às desigualdades raciais no Brasil. In: Guimarães, Antônio Sérgio Alfredo; Huntley, Lynn Walker (Orgs.). Tirando a máscara: ensaios sobre racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 53-76.

Artículos

FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010.

Legislación

SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.

Documentos institucionales

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/geral/orientacoes_pse.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2009.

Tesis

BARREIRA, Luis. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

Publicaciones en medio electrónico

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>Acesso em: 29 set. 2014.

8- Los editores se reservan el derecho de no aceptar trabajos que huyan a las normas arriba presentadas. El repaso ortográfica y de digitación es de responsabilidad del(s) autor(es), siendo su corrección considerada en la evaluación.


DECLARACIÓN DE DIRECHO AUTORAL

Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).

Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.

Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.


POLÍTICA DE PRIVACIDAD

Los nombres y direcciones informados en esta revista serán utilizados exclusivamente para los servicios prestados por esa publicación, y no serán socializados para otras finalidades o a terceros.  


POLÍTICA DE LIBRE ACESSO

Esta revista ofrece acceso libre e inmediato a su contenido, según el principio de que disponibilidad gratuita al público del conocimiento científico proporciona mayor democratización mundial del conocimiento.



POLÍTICA ANTI PLÁGIO

Los artículos sometidos a la revista TrabalhoNecessário tendrán su originalidad verificada en programas de detección de plágio (sistema Antiplagiarist) antes de ser evaluados por los pares.


 
 

Editorial policy and guidelines for manuscript submission


 Editorial Line


TrabalhoNecessário is an electronic, quarterly publication of the Center for Studies, Documentation and Information about Work and Education of the Faculty of Education of the Federal Fluminense University (Neddate-UFF), linked to the Post Graduation Program in Education (Master and PhD degrees) and to the Faculty of Education of UFF (Federal Fluminense University). The Journal seeks to recover in its title one of the central concepts of Marxian thought. A concept that refers to the work as the vital activity of the human species, realizing  that  the political struggle - theoretical and practical - cannot be left aside by the overcoming the society of goods. Anyway, work is always necessary.

The themes to be addressed in  TrabalhoNecessário will be preferably linked to human development and educational practices taking place in institutional settings or the movements and practical struggles occurring in different social spaces. 

The editorial line of TrabalhoNecessário is guided by a commitment to “understand and reconstruct, in theory, the various social mediations” comprised in the relationship between the world of work and education. Therefore, historical materialism has been adopted as theoretical and methodological framework, guiding the critique of political economy which leads to a historical view of class society. In seeking the multiple determinations or mediations of phenomena, relating part-whole, subject-object or subjectivity-objectivity, past-present, within a historical totality, historical materialism is opposed to idealistic, empiricist, structural-functionalist and poststructuralist references, which also examine capitalism in different ways. In this sense, the editorial line of Necessary Work considers that in societies divided into antagonic social classes, the producing of knowledge is always linked to a determined conception of reality. 

We can deduce that, in the permanent dispute of reading the meaning of reality, the mere amount of theories becomes impossible, as the ecletism intends. Obviously incorporations of aspects of the theories in dispute can occur, as Gramsci suggests, to expand the comprehension in the widest form of reality. 

Finally, TrabalhoNecessário is also open to appreciate texts adopting different methodological-theoretical references, since they show internal coherence in ontological and epistemological terms, and stimulate a fruitful debate on the critical relationship with this editorial line.


 General instructions

From 2018 on, TrabalhoNecessário Journal starts to edit Thematic Issues, organized in research groups associated to the Center of Studies, Documentation and Data about Work and Education – Neddate, considering their affinity with the magazine editorial line. As means of distribuition and mediation of critic thinking concerning the world of work, the human formation and the historical relations between work and education, the Thematic Issues will be formed by invited authors’reports as reports sent in spontaneously, as well, all inedit. Besides the texts directly related to the theme and their ementa, TN will go on receiving reviews, research notes and reports of continuous demand. All the texts must respect the rules and the deadline established by the notice for further evaluation. 

The publication of articles, reviews and research notes is subject to two opinions of the Scientific Committee, members of the Editorial Board and/or ad hoc staff. In case of disagreement, a third opinion will be prompted. Specific problems will be assessed and decided by the Editorial Board.

The selection of articles for publication takes as its basic criteria the relevance and pertinence of the article to the journal's editorial line, consistency and accuracy of the theoretical approach, methodology and argumentation, dialogue with the Marxist production and correctness and clarity of text. 


 Instructions for Preparation of manuscripts

1. Manuscripts can be submitted in Portuguese or Spanish, must be inedit and should not be submitted simultaneously to other journals.

2. Articles must be at least 40 thousand characters with spaces and not more than 60 thousand, including bibliographical references and notes.

3. Research notes should not exceed 40 thousand characters with spaces and the formatting follows the same guidelines for articles.

4. Reviews should not exceed 10 thousand characters with spaces and the formatting follows the same guidelines for articles. The indication of the complete bibliographic reference of the reviewed work is essential.

5. Manuscripts should be sent exclusively to the e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6. Submission of a manuscript implies automatic transfer of copyright to the Journal TrabalhoNecessário.


 Guidelines for the formatting of texts

1. Manuscripts must be in MS Word format. Left margin set at 3 cm, top, bottom and right set at 2.5 cm. For the main text use Arial 12 pt, justified, 1.5 line spacing. For Titles use Arial 14, bold, capital letters, separated from the name(s) of the author(s) by double enter. For Subtitles use Arial 12, bold, upper and lower case. To highlight within the text use only italics. Paragraphs should be marked with a unique twist tab (Enter only at the end of paragraph). Separate section titles with a double Enter.

2. Manuscripts must contain the following pre-textual information: category (article, review, research note), title and name(s) of author(s). Information about the author(s), such as titles, professional link, email, etc., should be provided in a footnote.

3. All manuscripts must contain an abstract in Portuguese, English or Spanish with up to 600 characters each, three key words in Portuguese, English and Spanish.

4. The footnotes should be explanatory. All footnotes must be numbered, Arial 10, single spaced and justified.

5. References must be cited in the text in the form (author, date) or (author, date, p.). Example: (Marx, 1977) or (Mészáros, 2002, p.95). Different titles published by the same author in the same year must be differentiated by adding a letter after the date, for example: (Gramsci, 1995a), (Gramsci, 1995b).

6. The literal quotations must be inserted in the paragraph in quotation marks. If in quotation marks in the original text, replace them with single quotes. Literal quotations of more than three lines should be highlighted text (enter before and after), 4 cm left indent, single-spaced, Arial 11. To indicate fragments, use brackets [...]

7. References should contain only the authors, texts and documents cited in the work. They are presented at the end of the text, in alphabetical order, according to ABNT updated rules.

Examples:

Books

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil. A ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009

Compilations

SANTOS, Hélio. Uma avaliação do combate às desigualdades raciais no Brasil. In: Guimarães, Antônio Sérgio Alfredo; Huntley, Lynn Walker (Orgs.). Tirando a máscara: ensaios sobre racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 53-76.

Articles

FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n. 3, p. 75-102, dez. 2010.

Legislation

SÃO PAULO. Lei complementar n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008. Institui Bonificação por Resultados (BR), no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Seção I, p. 1, 18 dez. 2008.

Institutional documents

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Orientações sobre o Programa Saúde na Escola para a elaboração dos projetos locais.Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008a. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/geral/orientacoes_pse.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2009.

Thesis

BARREIRA, Luis. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

Publications in electronic media:

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf> Acesso em: 29 set. 2014.

8. The editors reserve the right not to accept jobs fleeing to the rules presented above are reserved. The spelling and typing review is the responsibility of (s) author (s), and its correction considered in the evaluation. 

DECLARATION OF COPYRIGHT

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The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.


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The Articles submitted to the journal TrabalhoNecessário will have its originality checked by an plagiarism detection program (AntiPlagiarist system) before going through peer review.