Eu sou: Técnico | Docente | Estudante | Bandeira da inglaterra
Notícias | Publicada em 04/07/2018
Fachada da Ocupação Mama África em Niterói

O recente desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, na região central da cidade de São Paulo, trouxe à tona o debate sobre os movimentos organizados de ocupação de locais abandonados, que há alguns anos tem crescido e se fortalecido, especialmente nas grandes cidades do Brasil.

Evento | Publicada em 28/03/2018

Temos o prazer de anunciar que nos dias 1 e 2  de agosto de 2018 o Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI) realizará na Faculdade de Economia, Bloco F do Campus do Gragoatá, "I Simpósio de Deficiência Física da UFF: derrubando barreiras, construindo acessibilidade".

O objetivo do evento é construir espaço de falas ampliando o olhar para a Deficiência Física nos campos da educação, saúde, acessibilidade e direitos humanos discutindo alternativas que promovam autonomia.

 

Notícias | Publicada em 25/06/2018
“Analfabeto, problema social e desonra pessoal”, livro da pesquisadora Tatiana Arnaud

Monteiro Lobato, reconhecido internacionalmente como precursor da literatura infantil do Brasil, é o autor da célebre frase “um país é feito de homens e livros”. A declaração demonstra o “inconformismo crônico” do escritor com o analfabetismo, que, ao seu ver, limitava a capacidade das pessoas em transformar o mundo.

Notícias | Publicada em 27/06/2018
Faixa presidencial da República

A partir do dia 7 de julho de 2018, tem início o período eleitoral no Brasil. Com ele, passam a valer determinadas diretrizes de divulgação para os meios de comunicação de todos os órgãos do Governo Federal. As normas incluem as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), entre elas, a Universidade Federal Fluminense. A medida está em acordo com as Instruções Normativas n. 1 e 2, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, e deverá ser cumprida até o término do período eleitoral, no dia 7 ou 28 de outubro, a depender da realização de um segundo turno.

Notícias | Publicada em 20/06/2018
Formatura do curso de Biblioteconomia e Documentação - Crédito: Eternare Fotografia

Dados do Censo 2017 da Educação Superior divulgados no último mês foram motivo de muita comemoração na UFF. No ano passado, a universidade registrou mais de 6 mil alunos concluintes no ensino de graduação, superando com uma margem significativa de diferença os números relativos ao ano de 2015, quando cerca de 3900 alunos se diplomaram.

Evento | Publicada em 13/03/2018

Temos o prazer de anunciar que entre 23 de julho e 7 de agosto de 2018 o Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI) realizará na Faculdade de Economia, Bloco F do Campus do Gragoatá, o “V Encontro em Diversidade e Inclusão da UFF”.

Esse encontro contará com o com apoio da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) e reunirá seis eventos que versarão sobre diferentes temas.

Informes | Publicada em 16/07/2018

Disponibilizamos aqui a decisão judicial e o parecer de força executória, determinando a implantação do controle eletrônico de frequência (ponto eletrônico) na UFF.

A decisão, que não é mais passível de recurso, foi proferida em Ação Civil Pública, que tramita perante à 4ª Vara Federal de Niterói, e diz respeito a todos os servidores da universidade, lotados em unidades acadêmicas e administrativas, bem como no Hospital Universitário Antonio Pedro, excluídas as liberações legais.

Notícias | Publicada em 12/07/2018
Bonecos Veterinários

Não é apenas o carinho, a atenção e o gosto pelos animais que motivam uma pessoa a escolher a veterinária como profissão. É uma atividade muito ampla, que exige inúmeros conhecimentos, habilidades e competências. De acordo com a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Virginia Léo de Almeida Pereira, uma característica do currículo da UFF é a de proporcionar ao aluno uma formação abrangente, que dê conta de evidenciar a importância do profissional também na área da saúde pública e na produção de alimentos de origem animal.

Notícias | Publicada em 03/07/2018
Alunos realizando teste com a prótese robótica

O Brasil registra anualmente cerca de 40 mil casos de amputação por motivos de acidente ou doença. O Sistema Único de Saúde (SUS), por sua vez, não consegue atender a demanda da população, pois a maioria das próteses robóticas são importadas e caras. Com foco nessa realidade, um grupo interdisciplinar formado por alunos dos cursos de Medicina, Computação, Engenharia e de Telecomunicações da UFF se reuniu e criou o Projeto da Rede Acadêmica de Cibernética e Humanidades (Reach), com a finalidade de desenvolver próteses de baixo custo.

Informes | Publicada em 17/07/2018

A Secretaria Geral dos Conselhos Superiores disponibiliza a pauta da Sessão Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEx, que será realizada no dia 18 de julho de 2018, às 16h, no Salão dos Conselhos Superiores - Rua Miguel de Frias, nº 9 - 3º andar.

Evento | Publicada em 19/01/2018

O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva acontecerá de 26 a 29 de julho de 2018, em Manguinhos, no campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O evento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) reúne professores, pesquisadores, gestores, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas da Saúde Coletiva.

Evento | Publicada em 28/03/2018

Temos o prazer de anunciar que no dia 31 de julho de 2018 o Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI) realizará na Faculdade de Economia, Bloco F do Campus do Gragoatá, o "III Simpósio Além do Olhar da UFF: revendo olhares transformando perspectivas para o deficiente visual."

O objetivo do evento é considerar as relações humanas em seus processos sociais, compreendendo e valorizando as experiências da pessoa com deficiência visual.

Evento | Publicada em 28/03/2018

Temos o prazer de anunciar que nos dias 23 e 24 de julho de 2018, o Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI) realizará na Faculdade de Economia, Bloco F do Campus do Gragoatá, o II Simpósio de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento Humano da UFF:  vida além da escola."

O objetivo do evento é construir um espaço de falas, ampliando o olhar para a Deficiência Intelectual nos campos da educação, saúde, acessibilidade e direitos humanos e discutindo alternativas que promovam autonomia.

Evento | Publicada em 12/06/2018

Evento organizado pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão ( http://www.cmpdi.uff.br/

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA (verifique no site https://simposiocmpdi.wixsite.com/ahsd)

Dia 25/07 (4ª feira)

8h/9h – Credenciamento

8h45 – Cerimonial de abertura

9h/10h – Mesa 1: Políticas públicas para a inclusão dos alunos superdotados

Mediador/coordenador responsável: Profa. Dra. Diana Negrão Cavalcanti (CMPDI)

Evento | Publicada em 10/07/2018

São Gonçalo, a segunda maior cidade do estado do Rio, é frequentemente associada ao trânsito caótico e desorganizado. Entretanto, por de trás disso, existem facetas que podem passar despercebidas na rotina do tráfego. Uma delas é a atuação da Guarda Civil na cidade, que tem como um de seus propósitos a administração de conflitos, como demonstra a antropóloga Talitha Rocha em “Quem dirige em São Gonçalo, dirige em qualquer lugar”, novo livro da Eduff.