O Projeto SIGCidades

 

 Atenção: Inscrições abertas, turma de 25 a 29 de novembro (Clique aqui)

 

O Ministério das Cidades, dentro do Programa Nacional da Capacitação das Cidades, visando fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos municípios nas áreas de planejamento, serviços urbanos e gestão territorial, vem lançando nos últimos anos editais, através do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do MEC, destinados à capacitação de técnicos municipais para a utilização do Sistema Nacional de Informações de Cidades (SNIC).

 

O SIGCidades - SIG aplicados ao ordenamento territorial municipal, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2008, tem como objetivo o desenvolvimento de ações visando à capacitação de técnicos de prefeituras do estado do Rio de Janeiro no gerenciamento e tratamento de dados geográficos em Sistemas de Informação Geográficas (SIG) para fins de ordenamento territorial municipal.

 
O projeto já realizou onze cursos de capacitação, no período de 2008 a 2012, atendendo cerca de 200 técnicos das prefeituras fluminenses. No ano de 2012, foi realizado o I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário, que contou com a participação de palestrantes com experiência na área de cadastro.

 

Nos anos de 2012 e 2013, o projeto é dedicado ao tema Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), com ênfase no uso das Geotecnologias.

 

Divulgação: O Programa Foco na UFF acompanhou a visita técnica ao projeto SIGCidades, para assistir o vídeo clique aqui.

Desenvolvido pelo STI - Setor Web