Sistemas & Gestão


  • S&G foi classificada recentemente como Qualis B2  nas áreas "ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO" e Qualis B3 nas áreas de "Ciências Ambientais" e "Interdisciplinar" pela CAPES!

 

  • O periódico S&G recebe o "selo ABEPRO" como reconhecimento de qualidade científica da comunidade brasileira de engenharia de produção.

O periódico Sistemas & Gestão (ISSN:1980-5160), criado em 2006, visa ao desenvolvimento e à disseminação do conhecimento através da publicação de artigos científicos. O periódico está indexado no DOAJ (Directory of Open Access Journal) e suas publicações são registradas e enumeradas através do sistema DOI (Sistema de Identificação Digital para Propriedade Intelectual).

 

MISSÃO

A Sistemas & Gestão (S&G) tem como proposta a publicação de artigos científicos inéditos que representem um avanço efetivo em engenharia, gestão e sistemas de produção.

ÁREAS TEMÁTICAS

- Empreendedorismo

- Engenharia do Produto

- Ergonomia e Segurança do Trabalho

- Ética e Responsabilidade Social Empresarial

- Gerenciamento da Produção

- Gerenciamento de Projetos

- Gestão Ambiental

- Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

- Gestão Econômica e Financeira

- Gestão pela Qualidade Total

- Organização e Estratégia

- Pesquisa Operacional

- Planejamento e Controle da Produção

- Sistema de Informação

- Tecnologia da Informação

- Tecnologia e Inovação

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Para submissão de artigos, clique nos links abaixos:

subSubmeta seu artigo
PDFGuia para autores

v. 9, n. 2 (2014): Junho/2014

PREFÁCIO

 

   O número especial da revista Sistemas e Gestão é uma coletânea de artigos baseados na vivência dos autores em experimentos realizados em seus laboratórios de pesquisa. Os autores dos artigos publicados pertencem a vários Programas de Pós-Graduação que desenvolvem  pesquisas relacionadas à área de energia e meio ambiente e sustentabilidade, gerando com muita relevância o material ora publicado.

   Além disso, os autores possuem grande embasamento do assunto abordado, adquirido ao longo de anos de experiência, não só na área acadêmica, como em empresas onde exerceram ou exercem sua função de engenheiros, o que muito motivou a criação desse número.

   Essa iniciativa certamente instigará que outros colegas de trabalho sintam-se estimulados a gerar outras edições de tais artigos científicos atualmente tão importantes na área acadêmica.

    O número especial é apresentado em seis artigos, todos abordando temas, relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, em diferentes aspectos, como a pesquisa de campo, de laboratório e industrial.  Com este número, os autores esperam contribuir com conhecimentos pertinentes à área ambiental, principalmente no que diz respeito às conseqüências da não prática da sustentabilidade ao nível de empresas e, de certa forma, também, apelar para a consciência dos empresários da importância de se mitigar ou mesmo eliminar as contaminações geradas nos seus processos de produção. 

Sumário

Ecoeficiência e Meio Ambiente

Desenvolvimento de Índice de Comparação de Ecoeficiência a partir de Ecoindicadores PDF
Camila Pesci Pereira, Daniel Proaze Paes, Diego Martinez Prata, Luciane Pimentel Monteiro 168-180
Aplicação do Processo de Osmose Inversa Associado à Complexação com EDTA na Remoção de Ni2+ e Cu2+ de Águas Residuárias PDF
Jéssica Rodrigues Pires da Silva, Deborah Lampaça Radoman, Julia Paula Alves da Silva, Claudio Manoel Costa, Fábio Merçon 182-192
Os Riscos da Exposição Ocupacional ao Cádmio PDF
Lisiane Heinem Fernandes, Fernando Benedicto Mainier 194-199
Avaliação das Demandas e Potenciais Associados ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ PDF
Flavio Vallejo, Luciane Monteiro 200-208
Mitigação das Emissões de SOx na Indústria Cimenteira PDF
Anderson Souza Silva, Edilson Santos Júnior, Bianca Almeida dos Santos, Luciane Pimentel Monteiro 210-214
Indicadores de Eficiência Energética na Indústria de Fertilizantes de Amônia PDF
Flávio Viana Tavares, Luciane Monteiro 216-223